domingo, 29 de maio de 2016

KART

Alberto Cesar Otazú vence novamente e estreia na F-4.
                                                  
Piloto novato vence pela segunda vez e assume liderança do campeonato com os descartes.  

A segunda quinzena do mês de maio foi bem agitada para o kartista novato Alberto Cesar Otazú (HTPro Nutrition/Relógios Lapizta). Além de participar de três provas em três certames diferentes, subindo no pódio em duas delas, o jovem de 15 anos de idade fez a sua estreia na F-4, que utiliza motor de quatro tempos preparado, alcançando 21 hp.

"Apesar da minha segunda vitória no kart amador, eu diria que correr com o F-4 foi a melhor experiência que eu já tive na minha recente carreira como piloto de corrida. O kart é rápido, ele freia melhor, mas o que mais me chamou a atenção foram os pneus. A aderência nas curvas é maior, mas eu consegui me adaptar à velocidade rapidamente", comemorou Alberto Cesar.   
                                                                

Fazendo a sua estreia na Taça Ayrton Senna, que disputava a sua quarta etapa no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, Alberto Cesar Otazú foi surpreendido com a opção do organizador da Associação dos Amigos do Kart Amador (AMIKA) em adotar o traçado em sentido inverso, que o novato não conhecia, e ainda com o circuito molhado. Desta forma, entre os 19 experientes pilotos ele largou do 18º posto, mas conseguiu ganhar algumas posições e terminou em 14º, na vitória de Igor Mori.

"Meu resultado não foi dos meus melhores, porém, eu ganhei experiência em um traçado novo para mim, e ainda na chuva, que poucas vezes eu tive contato no kart. Essa corrida foi uma ótima aula de pilotagem no molhado em traçado novo para mim, pois eu tinha, como adversários de pista, pilotos muito experientes, rápidos e consistentes", enaltece. Enquanto a maioria dos pilotos baixou 3s5 da tomada de tempos para corrida, Alberto Cesar melhorou a sua marca em 5s5 por volta.                                                   

No Campeonato Master de Kart, que organizou a sua quinta etapa no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), Alberto Cesar Otazú foi soberano em sua terceira participação. Ele novamente largou da pole position, na frente de outros 18 pilotos, estabeleceu a volta mais rápida alcançada durante todo o dia neste traçado, e venceu de ponta a ponta pela segunda vez consecutiva.

"É sempre prazeroso para um piloto ganhar uma corrida, e comigo não foi diferente. Consegui minha segunda vitória no kartismo, e no Campeonato Master de Kart, e o mais legal é que a minha melhor volta foi a mais rápida do dia 20 de maio no kartódromo. E largando da pole e liderando de ponta a ponta, me deixou muito feliz e mais próximo da liderança do certame. Isso deu mais um ânimo para as próximas etapas do campeonato", comentou o piloto apoiado pela Pilotech by D’Elia, Alpie Escola de Pilotagem, e Calabar & Bueno Wines Bar e Grill. Com esta segunda vitória Alberto Cesar assumiu a vice-liderança do campeonato, mas está na ponta com o descarte de duas provas. O líder é Milton Koyama, que terminou em segundo.

Outra participação de Alberto Cesar foi estreando no Campeonato Paulista de Kart Amador, na categoria Novatos, que reuniu 31 pilotos em sua quarta etapa no Kartódromo Granja Viana. E novamente o estreante enfrentava um traçado que desconhecia, mas conseguiu a décima posição no grid recheado. Depois de uma excelente largada o jovem ficou a maior parte da corrida no quarto posto, mas trocando constantemente de posição com outros quatro concorrentes. Ao defender a sua colocação na última curva da competição ele acabou escorregando e recebeu a bandeirada no sexto posto. A vitória ficou com Romeu São Marcos. A curiosidade é que logo atrás de Otazú chegou Flávio Perillo, diretor de provas do GP Brasil de Fórmula 1.     
                                                

"A minha sexta colocação no Campeonato Paulista de Kart Amador foi um desafio de ser conquistado. Largando muito bem ganhei seis posições na primeira volta, mas eu não consegui segurar essa posição por falta de experiência neste traçado. Mas durante a corrida eu fui aprendendo e melhorei sete décimos de segundo o meu tempo por volta. O bom é que acabei conseguindo um sexto lugar e estreei no campeonato garantindo o meu pódio", comemorou o jovem representante da HTPro Nutrition/Relógios Lapizta. 

Pelo seu excelente desempenho em sua primeira temporada em kart amador, com duas vitórias, dois segundos lugares, duas pole positions e duas voltas mais rápidas como melhores resultados, e ainda garantindo a liderança e a terceira colocação em dois certames, sem ter participado de todas as etapas em virtude de um acidente, Alberto Cesar Otazú foi convidado pela Torre Sports para fazer um teste com um F-4/Birel no Kartódromo de Interlagos. E o resultado foi surpreendente. Com apenas 12 voltas em um traçado que ainda não conhecia ele já foi cronometrado com tempo igual ao do proprietário do kart. Assim, foi convidado a participar de uma corrida da categoria que utiliza chassi e pneus de competição, com motor Honda Gx390 preparado para 21 hp de potência.

"Eu fiz o tempo mais rápido no treino de classificação e larguei da pole-position. Fui abrindo uma vantagem cada vez maior volta a volta, com a volta mais rápida. Então, no meio da corrida um retardatário mudou o traçado na minha frente em plena reta e acabamos batendo e tive que abandonar a corrida. Foi uma pena", lamentou. "Eu quero fazer um agradecimento muito especial ao Roberto Torres, por disponibilizar um kart F-4, para que eu tivesse meu primeiro contato com um kart de competição. Fiquei muito feliz e com um gostinho de quero mais", brincou o novato, que divulga e apoia a Associação Cruz Verde - que cuida de pacientes com paralisia cerebral grave - e Direção para a Vida - que propaga boas atitudes para pedestres, motociclistas e motoristas no trânsito das ruas e estradas. 


Alberto Cesar Otazú tem o patrocínio de HTPro Nutrition e Lapizta, com apoio de Alpie Escola de Pilotagem, Calabar & Bueno Wines Bar e Grill, e Pilotech by D’Elia.