quinta-feira, 11 de agosto de 2016

FESTA DOS 60 ANOS DE KART.

Alberto Cesar Otazú representará os jovens no evento histórico.

No evento de domingo, em Interlagos, piloto novato de 15 anos de idade e experiente de 71 anos vão acelerar karts históricos lado a lado.

O kartismo é um esporte democrático, que reúne desde crianças e jovens aspirantes até veteranos com mais de 70 anos que continuam apaixonados pela sua prática. E isto vai ser mostrado no evento "60 anos do kart no mundo", que será realizado das 8h às 12h30 deste domingo (14/8) no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo (SP).
                                                                          

Além da exposição e certificação de originalidade de karts fabricados desde 1956, homenagem a famílias que construíram a história do kartismo brasileiro, e a presença dos três brasileiros que conquistaram o título de campeão mundial de kart, nas demonstrações na pista de Interlagos dois pilotos vão representar as diversas gerações deste esporte a motor no Brasil: o experiente Henri Strasser, com 71 anos de idade, e Alberto Cesar Otazú (HTPro Nutrition/Relógios Lapizta/Braspress), de apenas 15 anos.

"Eu me sinto honrado em representar a nova geração dos kartistas em um evento desta importância, reunindo a própria história viva do esporte", orgulha-se Alberto Cesar. "Estou feliz de participar da festa de 60 anos do kart no mundo, uma iniciativa que vi nascer. Participei ativamente nos primórdios e voltei a participar agora. Um elixir vitae para uma longa vida", exclama Strasser.
                                                                    
O novato Alberto Cesar Otazú vai andar na demonstração dos karts históricos, utilizando um chassi Mini Star 5, ano 85, com motor Komet Sudam de 100 cc. "Eu gosto de carros antigos e tinha a curiosidade de ver de perto os karts históricos. E agora tenho o orgulho e prazer de experimentar o Mini Star usado pelo piloto Urubatan Helou no século passado, e vivenciar todas as dificuldades de correr com um kart rápido e que não tem a tecnologia que temos hoje em dia. É muito lega!", anima-se o mais jovem piloto do evento, que é apoiado por Alpie Escola de Pilotagem, Click Pix Kart, Calabar & Bueno Wines Bar e Grill, e Pilotech by D’Elia. "Não posso deixar de agradecer ao Urubatan Helou Junior, que me emprestou o kart que o seu pai usava em 1985", completou Otazú.
                                                               

Já o engenheiro Henri Strasser vai estar pilotando um velocíssimo chassi Tonykart, equipado com dois motores Parilla RA, de 125cc cada um, uma réplica do seu protótipo vitorioso. "Acredito que o kart representa uma forma de desenvolvimento dos jovens, ensinando-lhes a aperfeiçoar os seus reflexos, capacidade de julgamento, respeito não só aos limites da física como do relacionamento entre as pessoas e fazer-se respeitar. No meu caso representou e continua representado uma fortíssima união familiar", enaltece o jovem senhor, que corre desde o final dos anos 60, e que se sagrou campeão paulista da classe 250cc em 1970, vencendo 12 das 13 corridas em que participou. "O nosso objetivo agora é nos divertirmos com as questões e problemas técnicos que surgem, e isso nos mantém jovens e animados. O nosso lema é just for fun!".

As demonstrações no templo do kartismo nacional vão reunir mais de 30 karts, divididos entre Históricos (karts de 56 à 90) e Fast 90’s (Karts de 1991 a 1999) e o "Desafio dos 60", reunindo quase 10 pilotos com mais de 60 anos, que terão a missão de desafiar por algumas voltas o ex-piloto e construtor de kart e Fórmula 1 Wilson Fittipaldi. 
                                                                         

Entre os Karts que estarão exposto e serão avaliados e certificados pela ABKARTH - Associação Brasileira de Karts Históricos, organizadora do evento, e pela FBVA - Federação Brasileira de Veículos Antigos, estão um Bug 1958 (o kart mais antigo existente no Brasil), um XTerminator 1961, um Mini Deitado 1968 Bimotor McCulloch, um Mini SS II 1978, entre outros. 

Confira o cronograma do evento ‘60 anos de Kart no mundo’:
8h às 8h30 - Pista livre
8h30 às 9h - Fast 90’s - Treino Livre
9h às 9h30 - Históricos - Treino Livre
9h30 às 10h - Foto oficial
10h às 10h10 - Fast 90’s - Tomada de tempo
10h15 às 10h25 - Históricos - Tomada de tempo
10h30 às 11h10 - Homenagens e certificações
11h às 11h10 - Desafio dos "60"
11h15 - Fast 90’s - 1ª Demonstração
11h40 - Históricos - 1ª Demonstração
12h - Fast 90’s - 2ª Demonstração
12h20 - Históricos - 2ª Demonstração
13h - Pódio

Alberto Cesar Otazú divulga e apoia a Associação Cruz Verde - que cuida de pacientes com paralisia cerebral grave - e Direção para a Vida - que propaga boas atitudes para pedestres, motociclistas e motoristas no trânsito das ruas e estradas.

Alberto Cesar Otazú tem o patrocínio de HTPro Nutrition e Lapizta, com apoio de Alpie Escola de Pilotagem, Click Pix Kart, Calabar & Bueno Wines Bar e Grill, e Pilotech by D’Elia.