sexta-feira, 28 de abril de 2017

PILOTO THIAGO VIVACQUA TEM SEU PRIMEIRO DESAFIO NA EUROFORMULA.

Thiago Vivacqua encara primeiro desafio na EuroFormula neste fim de semana.
                                                                         

Temporada de corridas da categoria começa neste domingo (dias 30) no circuito português do Estoril.
                                                                  

O piloto brasileiro Thiago Vivacqua vai começar um novo desafio em sua carreira. Depois de fazer a temporada de 2016 na Fórmula 3 Brasil, o carioca volta ao velho continente para disputar a EuroFormula Open pela equipe espanhola Campos Racing, a atual campeã da categoria. A estreia dessa nova fase está marcada para o circuito do Estoril, em Portugal, com corridas nos dias 29 e 30 de abril (sábado e domingo). 

O brasileiro de 20 anos nunca correu oficialmente na pista portuguesa, tendo participado apenas de alguns treinos de pré-temporada. Vivacqua avalia a pista como difícil, mas isso não diminui a empolgação e o otimismo para a estreia. "A expectativa é muito boa. Eu fiz alguns treinos nessa pista, na pré-temporada. Eu fui bem, consegui andar bem rápido. Foram poucas equipes na pista, mas consegui me destacar", avaliou o piloto carioca, que chegou ao pódio da Winter F3 Series, em Paul Ricard (França), durante a pré-temporada.

"É uma pista difícil, vai ter um treino extra na quinta-feira antes da corrida. Um treino de adaptação e isso é muito bom. Vai ajudar para acertar o carro para o fim de semana. Estou animado com esse novo desafio, minha expectativa é muito boa", explicou o piloto que foi uma das revelações da F-3 Brasil no ano passado.

Na última semana, mais precisamente nos dias 20 e 21, Thiago voltou ao cockpit na pista de Albacete, na Espanha, para manter a forma e a sintonia com o carro. Embora andando bem e virando bons tempos, piloto e equipe decidiram poupar o carro para a estreia. "Andei bem, mas tivemos alguns problemas com pneus novos e meu dia terminou um pouco antes do planejado. Achamos algo estranho no diferencial e preferimos não arriscar mais voltas", disse Thiago, que já correu na Europa dois anos atrás, quando foi o terceiro colocado na Fórmula Renault ALPS, alcançando vitórias e pódios.
                                                                                  

O circuito português tem um traçado de 4.182m, com largura de pista que varia entre 10 e 18m com 13 curvas, sendo quatro para a esquerda e nove para a direita. No sábado, o classificatório acontecerá às 9 horas (local, 5 horas de Brasília) e a prova às 14h15 (10h15 de Brasília). No domingo, um novo classificatório pela manhã (5 horas de Brasília) e a largada da segunda bateria às 12h15 (8h15 de Brasília).

Considerado um dos campeonatos de Fórmula 3 mais fortes do mundo, a Euroformula Open contará com quase 20 pilotos no grid. A disputa promete ser grande e, além de Vivacqua, o Brasil ainda terá mais três representantes: Matheus Iorio, Pedro Cardoso e Christian Hahn. Vivacqua e Iorio serão parceiros no time comandado pelo ex-piloto de F-1, Adrian Campos, que está entre os mais conceituados chefes de equipe. Há 20 anos, ele atua com sua própria equipe em diversos campeonatos (Euroformula Open, GP3, GP2, Fórmula E e WTCC).

Programação para a primeira etapa da EuroFormula Open (horário de Brasília):

Sábado, dia 29
5h às 5h30 - Classificação para Corrida 1
10h15 - Corrida 1 (19 voltas ou 35 minutos)

Domingo, dia 30
5h - Classificação para Corrida 2
8h15 - Corrida 2 (19 voltas ou 35 minutos)

Calendário da EuroFormula Open 2017:
1ª etapa - 29 e 30 de abril - Estoril (Portugal)
2º etapa - 27 e 28 de maio - Spa (Bélgica)
3º etapa - 10 e 11 de junho - Paul Ricard (França)
4º etapa - 1 e 2 de julho - Hungaroring (Hungria)
5º etapa - 2 e 3 de setembro - Silverstone (Reino Unido)
6º etapa - 30 de setembro e 1 de outubro - Monza (Itália)
7ª etapa - 7 e 8 de outubro - Jerez (Espanha)
8ª etapa - 28 e 29 de outubro - Barcelona (Espanha)

Saiba mais sobre o piloto Thiago Vivacqua: www.thiagovivacqua.com.br


Nenhum comentário: