terça-feira, 27 de março de 2018

JONATHAN REA #1 DA KAWASAKI VENCE NA TAILÂNDIA PELO SUPER BIKE MUNDIAL

                                                 
Kawasaki Racing Team - Mesmo com problemas, KRT vence na Tailândia e assume liderança do Mundial de SBK

 A rodada da Tailândia foi marcada por grandes dificuldades, mas também pelo início da disputa direta pela manutenção do título mundial. Jonathan Rea (#1), da Kawasaki Racing Team, garantiu a pole position, faturou a primeira vitória na temporada e assumiu a liderança do Mundial de SuperBike. Já o seu companheiro de equipe, Tom Sykes (#66), teve muito pouco a comemorar nas corridas do Circuito de Buriram, realizadas neste final de semana dos dias 24 e 25 de março. O piloto britânico enfrentou problemas mecânicos nas duas baterias da 2ª etapa e deixou o país asiático com apenas um sexto lugar.

O que na abertura da rodada parecia muito promissor para a dupla da Kawasaki Racing Team acabou se mostrando um grande infortúnio em seu último dia na Tailândia. O atual bicampeão, Jonathan Rea, não alcançou seu melhor desempenho na segunda bateria, disputada no domingo (25), e encerrou a prova apenas na quarta posição.

“Acho que o meu problema [nos freios] deve ter sido parecido com o que o Tom [Sykes] enfrentou ontem [sábado]. Depois de uma prova muito difícil em Phillip Island, nós conseguimos sair daqui com um primeiro e um quarto lugares e ainda ocupando a liderança do campeonato. Por isso não foi um desastre. Estou frustrado, mas com um sorriso no rosto, porque pelo menos a moto estava boa e esta é a pior de todas as pistas do campeonato para os freios. [...] Senti que poderia ter lutado pela vitória novamente, mas foi o que deu para fazer”, conta Rea.

Enquanto isso, para Tom Sykes, o dia foi para ser esquecido. O britânico teve problemas na dianteira de sua Kawasaki Ninja ZX-10RR e, após completar a sétima volta, decidiu recolher aos boxes para evitar uma possível queda.

“Desde o início das primeiras voltas nos treino livres no [Circuito] Buriram me senti em forma, assim como me sentia em Phillip Island. Depois da Superpole, eu estava pronto para as corridas. Acho que nesse estágio, a moto devia ser capaz de lutar pela vitória. Mas foi um desastre absoluto”, resumiu Sykes.

Já a primeira bateria, realizada no sábado (24), foi mais promissora para os pilotos da Kawasaki Racing Team. Após garantir a pole position, com o tempo de 1m32s814, Jonathan Rea fez um bom início de prova e manteve a liderança por praticamente toda a corrida. Mesmo sem conseguir manter uma grande vantagem para os oponentes, o piloto norte-irlandês cruzou a linha de chegada na frente e comemorou a sua primeira vitória no ano.

“Tivemos alegria e alívio em ganhar hoje [sábado]. Em Phillip Island, no primeiro round, fiquei um pouco abatido após ter enfrentado uma doença, uma lesão e uma corrida realmente difícil. Minha estratégia aqui era acompanhar o pelotão, porque assim poderia ver quantos adversários seriam rápidos. Mas vi que o Tom [Sykes] estava com problemas, então joguei o plano pela janela. Segui sozinho, estabelecendo meu próprio ritmo. Foi muito difícil, especialmente no calor e sem nenhuma referência à frente. Meus tempos de volta ficaram muito consistentes e isso foi o suficiente para manter a diferença. Mas cometi um erro enorme na Curva 3 e perdi muita vantagem da minha liderança, então tive que trabalhar novamente. Baixei a cabeça por algumas voltas e consegui administrar as coisas”, conta Rea.

Para Tom Sykes, a prova foi marcada por problemas mecânicos em sua moto. O piloto britânico largou bem e nas voltas iniciais chegou a ocupar a liderança temporariamente. Porém, com falhas nos freios, acabou perdendo desempenho e também posições. Apesar de lutar para seguir competitivo, Sykes não conseguiu impedir as ultrapassagens e encerrou a prova na sexta posição.

“Tive um problema com o sistema de freios e depois de cinco ou seis voltas fiquei sem ajuste. Eu não conseguia conduzir a moto como queria e assim não era possível obter o melhor proveito nas curvas”, explica Sykes.
                                                                                                       

Com os resultados obtidos na Tailândia, Jonathan Rea somou 38 pontos e pulou para a liderança do campeonato com 69 pontos conquistados. Já Tom Sykes deixou a vice-liderança do classificatório geral e caiu para a sétima posição com 43 pontos. Enquanto isso, na disputa entre fabricantes, a Kawasaki é a segunda colocada com 78 pontos.

Agora o Mundial de SuperBike deixa o continente asiático e segue para a Europa. A 3ª etapa será realizada no tradicional circuito de MotorLand Aragon, na Espanha, nos dias 13, 14 e 15 de abril.


F: VGCOM 

Siga :facebook@bloggentefina