quarta-feira, 28 de novembro de 2018

FINAL DA COPA TRUCK NESTE FINAL DE SEMANA CURITIBA ESQUENTA BRIGA PELO TITULO

Copa Truck: seis pilotos lutam pelo título na Grande Final em Curitiba

André Marques, Roberval Andrade, Felipe Giaffone, Wellington Cirino, Giuliano Losacco e Renato Martins disputam neste domingo a taça de campeão brasileiro de 2018 em rodada dupla com transmissão ao vivo do SporTV 2.

A Copa Truck chega a Curitiba para decidir neste domingo (2) quem será o grande campeão brasileiro de 2018. Nada menos que seis pilotos de quatro marcas diferentes estão na disputa após percorrerem três países e disputarem 16 corridas divididas em oito rodadas duplas.

Com 128 pontos, a liderança é de André Marques (Mercedes-Benz), que chega ao Autódromo Internacional de Curitiba apenas dois pontos à frente de Roberval Andrade (Scania). Na terceira posição, com 126, aparece Felipe Giaffone (Volkswagen), seguido de perto por Wellington Cirino (Mercedes-Benz), com 124. Fechando a lista dos finalistas, Giuliano Losacco (Iveco) e Renato Martins (Volkswagen) largam empatados em 110 pontos.

Piloto mais regular do ano, André Marques vem para Curitiba apostando no ditado do "time que está ganhando não se mexe". Sua ideia é encarar a Grande Final pensando como nas outras oito etapas já disputadas: mais importante que vencer uma corrida é fechar a rodada com o maior número de pontos e fazer valer a vantagem de pontos obtida durante o ano.

"A expectativa é das melhores, levando em conta nossa regularidade no ano todo. Agora, mais do que nunca precisamos dela e os pontos que temos de vantagem podem ser fundamentais para o resultado final. Estamos com um desenvolvimento legal, os caminhões todos revisados e vamos para cima desse título tão desejado", afirma André.

Após reverter um início de ano difícil (onde mal chegou a dar seis voltas em quatro corridas), Roberval Andrade é o dono do único Scania bicudo do grid e chega ao Paraná após um vice-campeonato e dois terceiros lugares em Copas. Sua ideia é dar ao torcedor do Corinthians, que estampa o escudo em seu Bruto, a alegria de fechar o ano com um título nacional.

"Sei que o desafio não é fácil mas vamos lutar bastante pois meu objetivo é a vitória. Para ficar com o título você precisa da vitória. Precisamos ainda levar em conta todo o desenvolvimento de equipe para esta etapa, estamos deixando ele bem forte e espero poder chegar em Curitiba e ter essa performance à altura que o título merece", diz Roberval.

De longe o piloto mais veloz em corrida, com nada menos que seis vitórias e duas Copas no bolso, Felipe Giaffone terá de se dividir entre duas funções no fim de semana da corrida após uma viagem estafante para trabalhar como comissário no GP de Abu Dhabi de F1. Mas nada disso incomoda Giaffone, que espera dominar a rodada dupla final como fez nas etapas de Buenos Aires e Curvelo, quando venceu as duas provas.

“Esta será uma semana bem corrida. Venho de Abu Dhabi e vou alternar entre Curitiba e São Paulo no fim de semana, mas estou bem animado. O caminhão deve ir bem em Curitiba, ele está rápido mas tudo vai depender da sorte de chegar no fim. Preciso chegar na frente para vencer, não vai ser fácil, mas não tem muito o que pensar. Não tem conta, é ir para cima e ver o que acontece”, aposta Felipe.

Piloto mais rápido da temporada com nada menos que cinco poles, Cirino chega à finalíssima tendo a torcida à favor. Sua posição no ranking poderia ter sido melhor ainda, não fossem problemas capitais nas Copas Sudeste e Centro-Oeste, que lhe tiraram pontos importantes. Agora, Cirino aposta na força da Mercedes e de sua equipe para terminar o ano como começou a temporada na Copa Sul: no topo do pódio.

“A segunda corrida é que vai ser a hora da verdade. O campeão será definido na metade da segunda prova. Primeiros vamos pensar como um todo, na equipe, e sei que vai ser uma corrida muito disputada. Mas estamos preparados: temos pequenas evoluções e a certeza de que teremos um caminhão competitivo e mais constante na corrida. A expectativa é fazer o melhor possível, marcar o maior número de pontos e correr para a calculadora”, conta Wellington.

Em sua temporada de estreia na Copa Truck, Losacco garantiu a vaga para a final logo na primeira Copa com uma vitória logo na etapa de abertura e passou o resto do ano se adaptando ao Iveco e desenvolvendo o equipamento rumo à decisão. Com dois títulos de Stock Car nas costas, o paulista sabe que o caminho para o título não será nada fácil.

“Precisamos chegar e andar na sexta, acertar bem o caminhão, torcer para não quebrar nada, fazer as corridas direitinho e somar o máximo de pontos que eu puder. A esperança é a última que morre, mas sabemos que vai ser difícil. Mas é difícil prever. Tenho que lutar até o fim, é isso que tenho para dizer”, destaca Giuliano.

Piloto mais velho do grid com 60 anos, Martins disputa a Grande Final botando na mesa toda a experiência e o oportunismo que o levaram para a decisão, sabendo que não depende só de si para conseguir levantar a taça. “Em Curitiba não vai depender de mim, vai depender dos outros, mas vou fazer o que venho feito neste ano que é somar o máximo de pontos possível. Claro que expectativa sempre é ganhar e fazer o melhor de mim”, ressalta.

Já os outros pilotos que não concorrem ao título correm normalmente e não podem ser descartados na briga pela vitória. Caso da equipe de Danilo Dirani e Pedro Paulo Fernandes, que estreou no meio do ano e vem crescendo a cada etapa. "Se eles pensam que vão ter vida fácil estão enganados! Queremos fechar o ano com vitória e vamos correr atrás dela em Curitiba", fala Dirani.

A Grande Final consistirá de duas corridas, como uma etapa normal, e será transmitida ao vivo pelo SporTV 2 a partir das 13h de domingo.

Atrações extra-pista são os destaques da programação em Curitiba

Seguindo seu conceito de não ser apenas um campeonato de caminhões, mas também um evento para toda a família, a Copa Truck divulgou a lista de atrações extra-pista para a Grande Final, em Curitiba, que acontece nos dias 1 e 2 de dezembro.

Além da visitação no sábado para todos os detentores de ingressos, do boné exclusivo que todos que compraram ingressos retiram na entrada no domingo, a Copa Truck também levara ao público o Desafio dos Brutos (uma competição de arrancada entre pilotos do grid e seus caminhões), o Desfile dos Pilotos e o show de Motocross Freestyle com os campeões Jorge Negretti e Joaninha.

Para fechar a lista de atrações, a Arena Nação Truck foi pensada especialmente para oferecer entretenimento e diversão para toda a família. Desde brinquedos gigantes e atividades recreativas para a criançada a Praça de Alimentação com todos os tipos de comidas para quando bater aquela fome.

Classificação do sábado e corridas do domingo serão exibidas ao vivo

Assim como vem acontecendo na maioria das etapas de 2018, a tomada de tempos de sábado da Copa Truck será exibida ao vivo a partir das 12h20 nas redes sociais da categoria; já as corridas do domingo terão início às 13h e o SporTV2 transmitirá tudo ao vivo.

Confira abaixo a programação completa do fim de semana:

Sexta-feira, 30 de novembro
12h00 - 12h30: Mercedes-Benz Challenge - Treino Livre 1 CLA AMG Cup
12h35 - 13h05: Mercedes-Benz Challenge - Treino Livre 1 C250 Cup
13h15 - 14h05: Copa Truck - Treino Livre 1
14h25 - 14h55: Mercedes-Benz Challenge - Treino Livre 2 CLA AMG Cup
15h00 - 15h30: Mercedes-Benz Challenge - Treino Livre 2 C250 Cup
15h40 - 16h30: Copa Truck - Treino Livre 2
16h50 - 17h30: Mercedes-Benz Challenge - Treino Livre 3

Sábado, 1º de dezembro
08h50 - 09h40: Copa Truck - Treino Livre 3
10h10 - 10h40: Mercedes-Benz Challenge - Treino Livre 4 CLA AMG Cup
10h50 - 11h20: Mercedes-Benz Challenge - Treino Livre 4 C250 Cup
11h30 - 12h10: Mercedes-Benz Challenge - Treino Livre 5
12h20 - 13h20: Copa Truck - Classificação
13h30 - 13h50: Mercedes-Benz Challenge - Classificação CLA AMG Cup
13h55 - 14h15: Mercedes-Benz Challenge - Classificação C250 Cup
14h30: Ação promocional Speed Truck
15h30: Visitação aos boxes

Domingo, 2 de dezembro
08h00: Warm Up - Mercedes-Benz Challenge
08h25: Warm Up - Copa Truck
09h15: Ação promocional Speed Truck
10h30: Mercedes-Benz Challenge - Corrida
11h30: Visitação aos boxes/Atrações de Pista
13h03: Copa Truck - Corrida 1
13h46: Copa Truck - Corrida 2

Ranking da Grande Final
1. André Marques, 128 pontos
2. Roberval Andrade, 126
3. Felipe Giaffone, 124
4. Wellington Cirino, 122
5. Renato Martins e Giuliano Losacco, 110