segunda-feira, 11 de novembro de 2019

CAMILO VENCE E VE LIDERANÇA UM POUCO MAIS LONGE SEGUE CONFIANTE


Thiago Camilo vence, mas se afasta da liderança
                                                                          
A décima etapa da Stock Car, disputada no autódromo do Velo Città, em Mogi Guaçu (SP), no último domingo (10), serviu para provar mais uma vez que Thiago Camilo é o piloto mais veloz da temporada 2019: ele fez a sexta pole position do ano e venceu a primeira corrida da rodada dupla com oito segundos de vantagem para o segundo colocado, Gabriel Casagrande. Apesar da vantagem gigantesca para uma categoria extremamente competitiva como a Stock Car – na classificação Camilo conquistou a pole sendo apenas 9 milésimos de segundo mas rápido que Casagrande -, a prova foi tensa, porque os carros largaram com pneus de chuva, a pista foi secando ao longo da corrida e a estratégia adotada no pit stop obrigatório foi decisiva.

“Nossa equipe optou por esperar ao máximo para entrar no pit porque a pista ainda estava molhada, secando a cada volta, e botou pneus slick. A estratégia se mostrou acertada porque voltamos atrás apenas do (Felipe) Fraga, que tinha optado por continuar com pneus de chuva, a pista secou rapidamente e em duas voltas eu já tinha recuperado a liderança”, explica Camilo, que venceu pela quinta vez uma corrida principal na temporada 2019. Essa foi a 21ª pole position e a 28ª vitória do paulistano de 35 anos

Na segunda corrida, com grid invertido em relação aos dez primeiros da corrida principal, o piloto da Ipiranga largou em décimo, caiu para 12º e veio ultrapassando os adversários até ficar em quinto lugar, posição em que entrou no pit stop obrigatório, 2,8 segundos à frente do líder do campeonato Daniel Serra. Serrinha, contudo, botou menos combustível, fez uma parada mais rápida e voltou logo à frente de Camilo.

“Meu objetivo era chegar à frente do Serra para me aproximar ao máximo da liderança. Já tinha passado ele antes do pit a depois que ele voltou na minha frente, tive uma oportunidade quando ele ficou preso atrás do Diego Nunes. Acionei o botão de ultrapassagem e já estava com meio carro à frente entrando na curva quando o Daniel não me deu espaço, belisquei a zebra molhada e rodei. Não creio que ele fez de propósito, nossas disputas têm sido sempre limpas, mas foi uma atitude que merecia punição”, diz Camilo, que voltou à pista em 19º lugar e viu Serra, com dois terceiros lugares no domingo, ampliar a vantagem de 8 (após a Corrida 1) para 24 pontos. Bruno Baptista venceu a Corrida 2, com Diego Nunes em segundo.  “O campeonato ficou mais longe, mas ainda está aberto. Vamos agora para Goiânia, onde fiz a pole e venci a corrida principal na terceira etapa desse ano. Vamos novamente tentar descontar o máximo de pontos”.
                                                                           


Bia Figueiredo voltou a pontuar nas duas corridas da etapa. Largou em 18º e chegou em 15º na corrida principal, e na segunda corrida chegou em 18º. “Para mim é bom pontuar nas duas corridas, mas poderia ter sido bem melhor. Na primeira, a largada em fila indiana, atrás do safety car, não é legal para quem está mais para trás. Mesmo assim ganhei posições. E chegaria perto ou no top 10 na segunda corrida, mas fiquei presa na hora da rodada do Thiago e acabei indo pra trás”.

O campeonato

1 – Daniel Serra – 305 pontos

2- Ricardo Maurício - 287

3 – Thiago Camilo - 281

4 – Rubens Barrichello – 265

5 – Julio Campos - 256


F: kacelnik