quinta-feira, 25 de abril de 2024

LÉO SANCHEZ BUSCA LIDERANÇA EM INTERLAGOS

                                                                            


Piloto EMS Racing Léo Sanchez, esteve no pódio nas duas etapas Sprint da temporada e espera alcançar a ponta da tabela de classificação.


A Porsche Cup chega neste final de semana, pela primeira vez em 2024, no Autódromo de Interlagos para disputar a terceira etapa do campeonato Sprint. E o piloto da EMS Racing, Léo Sanchez, busca mais pódios na passagem por São Paulo (SP). Mais do que isso, o piloto quer tomar a liderança da classe Carrera Rookie.

O dono do Porsche número 15 possui três pódios na temporada 2024: dois na etapa de abertura, em Goiânia (GO), e mais um no Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), na última etapa. Tal desempenho deixa Sanchez motivado para buscar mais troféus e também a liderança do campeonato da classe Rookie da principal divisão da Porsche Cup.

                                                                          

"Muito feliz em voltar para Interlagos e muito animado para seguir buscando construir um bom campeonato, estou em uma grande sequência e acredito que com dois bons resultados poderei consiguir a sonhada liderança do campeonato, ou pelo menos vou ficar ainda mais perto dela", disse Léo Sanchez, que tem o patrocínio da EMS.

                                                                           


A programação da Porsche Cup em Interlagos será aberta na sexta-feira (26) com os treinos livres às 13h50, enquanto o sábado terá a classificação as 9h e a primeira corrida do final de semana, às 15h30. A segunda etapa do campeonato da Sprint Challenge será encerrada no domingo com a corrida 2, às 12h30. Band, Sportv e YouTube mostram as disputas.


Fotos:BrunoTerena

F:RF1

quarta-feira, 24 de abril de 2024

KART: MANU CLAUSET GANHANDO VELOCIDADE NA PISTA

                                                                         


Campineira Manu Clauset começou no kartismo subindo no pódio em todas as corridas

                                                                                   


As mulheres estão cada vez mais encontrando espaço em esportes individuais e coletivos, inclusive em alguns tratados como ‘masculinos’ até o final do século passado. O que vemos ultimamente é a grande participação delas no futebol e no automobilismo.

Hoje temos uma constelação de pilotas em diversas categorias, inclusive com representatividade nos principais órgãos nacionais e internacionais do esporte a motor. É o caso de Bia Figueiredo, a primeira mulher a vencer uma corrida de Fórmula Renault no mundo, a primeira a correr na Stock Car, e que chegou até a Fórmula Indy. Hoje ela pilota nos grandes caminhões da Copa Truck, e ainda exerce um importante papel de conscientização e incentivo às mulheres que querem competir e trabalhar no automobilismo.                                                                       


“Nosso objetivo continua sendo fomentar a base para ampliar a presença de mulheres nos grids de corridas de todas as modalidades do automobilismo”, diz Bia Figueiredo, presidente da Comissão Feminina de Automobilismo da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e coordenadora do FIA Girls on Track Brasil.

Podemos citar muitas mulheres que exercem importante papel no automobilismo, como Aurélia Nobels, que corre na Europa apoiada pela Ferrari Driver Academy; Bruna Tomaselli, que já correu nos Estados Unidos, Europa e agora está na Stock Series, última categoria antes da Stock Car Pro; Débora Rodrigues, também pilota da Copa Truck; Cecília Rabelo, pole position na F4 na preliminar do GP São Paulo de Fórmula 1; Rafaela Ferreira, vice-líder do campeonato brasileiro de F4; a off-roader Helena Deyama, vencedora do Rally dos Sertões; e Suzane Carvalho, instrutora de pilotagem de moto, carro e kart, e que já foi campeã brasileira de kart, moto e Fórmula 3. 

Agora, surge mais uma estrelinha nesta formosa constelação de mulheres vencedoras no automobilismo. Estreando no kartismo nesta temporada, Manu Clauset (Praga/TSO/RaceVille Speed Club) participou de três etapas da V11 Aldeia Cup, subiu no pódio em todas elas, ocupa a terceira posição entre os Rookies da F4 Júnior, e no último encontro ainda estabeleceu a volta mais rápida.

“Estou aprendendo ainda, mas estou me aplicando bastante para alcançar resultados cada vez melhores. Sou apaixonada pelo kart”, comenta a jovem de 14 anos de idade. E todo o seu esforço neste início de carreira já rendeu frutos logo após a sua estreia, quando terminou em segundo lugar.


A fabricante de kart Praga resolveu apostar em seu talento, fornecendo para a sua equipe HRA Petrukio Racing Team um chassi Praga Dragon Evo 3 Blue, e agora Manu é pilota de fábrica. “É com muito prazer que anunciamos o apoio à piloto Manu Clauset. Acreditamos no seu potencial, determinação e carisma para seguirmos rumo ao degrau mais alto do pódio”, anunciou Fábio Santos, da Praga Kart Brasil. “Foi muito esforço para alcançar algo muito importante, e que não posso desperdiçar”, constata a filha do jornalista e empresário Cacá Clauset.

O que faz de Manu Clauset uma jovem diferenciada, é que ela também pensa no fomento ao kartismo, para trazer mais meninas para experimentarem o esporte. Ela e sua amiga Gabriela Manzato, também residente em Campinas, criaram o campeonato de rental kart Meninas na Pista, que tem suas provas realizadas no Kartódromo San Marino, em Paulínia. “Os pais incentivam, mas elas que tem que batalhar para deixar tudo em ordem. Isso é muito legal, pois além de gostar de correr, elas tem a preocupação e a vontade de trazer mais garotas para o kart. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser”, encerra Cacá, que nunca correu de kart, mas já pilotou muito em Rally.                                                                                


Manu Clauset compete com chassi Praga Dragon Evo 3 Blue pela equipe HRA Petrukio Racing Team, com apoio de Praga Kart Brasil, TSO Brasil e RaceVille Speed Club.

@meninas.napista   @pragakartbrasil  @tsobrasil   @racevillespeedclub     @hrapetrukiort 


Fotos: Sandro Silveira

F:Mastermidia 

terça-feira, 23 de abril de 2024

COMPARATTO NOVO LIDER NA F4 BRASIL APOS VITORIA

                                                                                


Corrida consistente dá ao piloto da Oakberry Bassani segunda vitória em 2024


Matheus Comparatto terminou a etapa de Interlagos do BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA, a segunda do campeonato, com vitória e a liderança do campeonato. O piloto da Oakberry Bassani F4 tomou a liderança da Corrida 3 na largada e chegou a trocar posições com Rafaela Ferreira, que teve problemas e terminou em nono.

O pódio foi completado por Ethan Nobels, melhor rookie da corrida e também líder do campeonato de estreantes, e pelo argentino Gino Trappa, companheiro de equipe de Comparatto que no sábado se tornou o primeiro estrangeiro a vencer uma prova da categoria-escola.

“Tudo se encaixou, contamos um pouco com a sorte do drive-through da Rafa, mas estávamos bem rápidos e eu consegui pular na frente logo de início, que era meu objetivo. Depois eu só administrei. Estou muito feliz, agora abri um pouco de distância no campeonato, mas ainda tem 75% do calendário para disputar, então está tudo muito em aberto. Agora é focar para a próxima etapa”, comentou Matheus Comparatto, que é o primeiro piloto a conseguir mais de uma vitória em 2024.                                                                           


Corrida quente — Com 27 ºC, Interlagos presenciou uma prova com muita emoção para fechar a segunda etapa da F4 Brasil. Rafaela Ferreira e Matheus Comparatto protagonizaram a largada, com o piloto da Oakberry pulando na frente, enquanto Rafa acabou se envolvendo em uma disputa mais forte com seu companheiro de equipe Filippo Fiorentino.

A disputa resultou em um toque. Fiorentino acabou batendo seu pneu dianteiro direito em um muro na reta oposta e danificando o carro. O safety car foi acionado para a retirada do F-4 de Fiorentino. A prova foi retomada com 22 minutos ainda no relógio e Comparatto na frente.

                                                                     


Ethan Nobels e Gino Trappa começaram a disputar a segunda posição, assim como Guilherme Favarete, da TMG Racing, e Pepê Souza, da Cavaleiro Sports, que brigavam pela oitava. Ambos os confrontos foram cheios de movimentos inesperados e defesas consistentes, se estabilizando apenas na parte final da prova.

Com as punições drive-through de Rafa Ferreira pelo lance com Fiorentino, e de Lucca Zucchini, piloto da Cavaleiro, por queima de relargada, alguns pilotos ganharam vantagem e o top-5 foi completado por Ciro Sobral, da TMG Racing, e Rogério Grotta, da Cavaleiro Sports.

Após a corrida de hoje, Matheus Comparatto lidera o campeonato com 88 pontos, seguido por Ethan Nobels, que soma 60. Rafaela Ferreira vem em terceiro, com a mesma pontuação. Rogério Grotta é o quarto, com 52 tentos, apenas um de diferença para Gino Trappa, o quinto colocado.


O BRB Fórmula 4 Brasil tem sua próxima etapa marcada para 30 de junho, no Autódromo Velocitta, palco que abriu a temporada 2024.


BRB Fórmula 4 Brasil, etapa 2, Interlagos

Corrida 3, resultado (top-10):

1º - Matheus Comparatto (Oakberry Bassani), 18 voltas em 32m17s689

2º - Ethan Nobels (R) (Cavaleiro Sports), a 4s240

3º - Gino Trappa (R) (Oakberry Bassani), a 5s792

4º - Ciro Sobral (R) (TMG Racing), a 9s413

5º - Rogério Grotta (Cavaleiro Sports), a 11s334

6º - Guilherme Favarete (R) (TMG Racing), a 12s613

7º - Pepê Souza (R) (Cavaleiro Sports), a 14s310

8ª - Cecília Rabelo (Oakberry Bassani), a 18s885

9ª - Rafaela Ferreira (TMG Racing), a 31s543

10º - Lucca Zucchini (Cavaleiro Sports), a 40s750 volta

R: Rookie, piloto estreante

Campeonato após corrida 3 em Interlagos (top-10):

1º - Matheus Comparatto, 80

2º - Ethan Nobels, 60

3º - Rafaela Ferreira, 60

4º - Rogério Grotta, 52

5º - Gino Trappa, 51

6º - Ciro Sobral, 46

7º - Lucca Zucchini, 42

8º - Álvaro Cho, 40

9º - Filippo Fiorentino, 33

10º - Cecília Rabelo, 26

*pontuação extraoficial


Fotos:

Duda Bairros/Vicar

Marcelo Machado de Melo/Vicar

F:Imprensa Vicar  

segunda-feira, 22 de abril de 2024

LETICIA DATENA SE EMOCIONA AO ENTREVISTA FÃ DE PILOTO

                                                                       


Apresentadora e repórter da transmissão oficial da Stock Car se emocionou ao entrevistar fã do piloto Átila Abreu para o programa da Band

                                                                   

A primeira reportagem de Letícia Datena para o programa Melhor da Noite, da Band, que será exibida em breve, foi especial tanto para ela quanto para Jennyfer, uma adolescente de 14 anos que desde a infância assiste corridas da Stock Car com o pai, Jeferson, e é fã do piloto Átila Abreu, namorado da apresentadora Renata Fan. Letícia ficou emocionada ao entrevistá-la, na última sexta-feira, 19. Elas surpreenderam-se. A menina por encontrar com Átila e se ver no camarote das corridas da Stock Car em Interlagos no fim de semana. E Letícia por ver a paixão dela por Átila e pela principal categoria de automobilismo da América do Sul.                                                                       

“Eu me emocionei. A gente sempre ouve que meninos são fãs de automobilismo e percebe que há meninas, mas são minoria. Foi uma grande surpresa ver que a Jennyfer é fissurada em Stock Car. Não é em Fórmula 1, o mais comum. E é fã do Átila desde pequenininha. Isso mostra uma renovação do público do automobilismo que vem acontecendo com o envolvimento de jovens e garotas. E ela quer trabalhar com corridas de carro. É a personificação de muita coisa que a gente deseja ver acontecer no mercado de trabalho do automobilismo brasileiro, que está empregando cada vez mais mulheres. E ali também tinha a emoção do pai por realizar um sonho da filha. Foi lindo”, diz Letícia, que, pela quarta temporada, é apresentadora e repórter da transmissão oficial da Stock Car.                                                                       


*Primeira vez* - A jornalista, apresentadora e influenciadora já tem uma história com a Band nos últimos anos. Fez matéria de Stock Car para Cátia Fonseca, sobre o que os pilotos comem, com receitas das cozinheiras do autódromo e dos motorhomes deles. Levou bastidores – sua expertise – da categoria para o Show do Esporte, o BEC (Band Esporte Clube) e outros programas de esportes, em que também já falou de futebol, que cobriu no passado para a Fox Brasil. 

E em suas coberturas do Dakar 2023 e 2024, na Arábia Saudita, esteve no ar diariamente na Band, em vários programas de esporte, com boletins feitos 100% por ela, que viajou sozinha para o deserto árabe, munida de um celular, um notebook e dois acessórios, em projeto próprio, para cobrir o principal e mais longo rally do mundo, por duas semanas, em que foi a única representante da imprensa brasileira. 

“E agora é a vez da minha primeira matéria para o Melhor da Noite. Eu já tinha participado do programa dando uns pitacos sobre futebol, em um quadro desse esporte. Mas fazer uma reportagem para o programa é outra coisa. Fui convidada para essa pauta especial e amei a experiência. A gente sabe que esse mundo de bastidores de qualquer esporte, mas especialmente do automobilismo, está muito em alta, e é o que eu gosto de cobrir. Assunto não falta! E é bacana ter cada vez mais matérias interessantes para engajar o público do automobilismo. Tomara surjam novas oportunidades”, conclui Letícia Datena.

Fotos:

Duda Bairros/Vicar

Magnus Torquato/Stock Car

 

domingo, 21 de abril de 2024

GP ARCELORMITTAL : GAETANO DI MAURO VENCE EM INTERLAGOS

Gaetano Di Mauro vence GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car

                                                                            


Na véspera do seu aniversário de 45 anos, a principal categoria do automobilismo brasileiro brindou o público com uma grande corrida no autódromo paulistano. Júlio Campos é o novo líder do campeonato.                                                                            


Um dia antes de completar 45 anos de vida, a Stock Car Pro Series deu ao público e aos amantes do automobilismo um grande presente. Com muita emoção, belas disputas e variados duelos por posição, o GP ArcelorMittal Interlagos foi o ponto alto da etapa disputada no ‘templo do esporte a motor brasileiro’. Piloto da Cavaleiro Sports, Gaetano Di Mauro superou inclusive uma quebra de motor no último sábado, deu a volta por cima, passou o pole position Marcos Gomes (KTF Sports) com seu Chevrolet Cruze e faturou a vitória neste domingo (21/04), a segunda da carreira do paulista de 26 anos na Stock Car.                                                                      


Rafael Suzuki também construiu resultado muito positivo em Interlagos. Vencedor da primeira corrida Sprint do ano, em Goiânia, o piloto largou da oitava colocação e cresceu ao longo da prova, conquistando posições importantes. Depois da janela de pit-stop, Suzuki já era o terceiro e ainda teve ritmo para superar Felipe Baptista (Crown Racing) e conquistar o quinto pódio seguido da TMG Racing na temporada.

Por sua vez, Baptista chegou a flertar com a vitória e lutou com Gaetano na parte final da corrida antes de ter sido ultrapassado por Suzuki para terminar em terceiro, resultado que colocou o jovem de 21 anos como detentor do Troféu Vivo Man of the Race por ter sido o maior pontuador do fim de semana, com 99 tentos na etapa.

                                                                       


Em jornada positiva que marcou seu regresso ao grid da Stock Car, Marcos Gomes foi um dos nomes do fim de semana, com liderança dos treinos livres de sexta-feira, pole position e top-10 da corrida Sprint, no sábado, e o quarto lugar da prova principal da etapa de Interlagos. Outro destaque da rodada paulistana é o eficiente Júlio Campos, que vem pautando sua campanha pela regularidade. Sétimo colocado na Sprint de sábado, o paranaense foi o quinto neste domingo e agora é o líder da temporada 2024 da Stock Car.                                                                         


Como foi a corrida — Antes da largada, a Stock Car apresentou ao público o protótipo do novo carro que vai estrear em 2025. Ainda sob a base do modelo sedan, o veículo puxou a fila do grid na volta de apresentação em Interlagos.

Marcos Gomes sustentou a liderança depois de ter largado da pole position, enquanto Gaetano Di Mauro permaneceu em segundo após primeira volta bastante limpa. Mas a corrida entregou grandes batalhas logo no começo, como o duelo de gerações entre Ricardo Zonta e Felipe Baptista, que superou o paranaense para assumir a terceira posição, e a disputa entre os companheiros de equipe da Ipiranga Racing, Thiago Camilo e Cesar Ramos.                                                                            

Lenda brasileira da NBA, Nenê Hilário curtiu o fim de semana de Stock Car em SP

O top-5 tinha Gomes, Di Mauro, Felipe Baptista, Felipe Massa e Júlio Campos compondo o top-5 antes da abertura da janela para pit-stop obrigatório. Neste período, chamou a atenção a batalha roda a roda com Enzo Elias e Dudu Barrichello. E lá na frente, Gaetano apertou o ritmo e usou os pushes disponíveis para pressionar o líder Marcos Gomes.                                                                 


A mudança na ponta aconteceu na volta 12. Com grande impulso na Reta Oposta, Gaetano Di Mauro deixou Marquinhos para trás e assumiu a liderança, ainda antes do pit-stop dos dois. O piloto do Chevrolet Cruze #11 da Cavaleiro Sports fez sua parada na volta 15, momento em que Felipe Massa assumiu provisoriamente o primeiro lugar.

Gaetano voltou do pit-stop imediatamente à frente de Felipe Baptista e teve de segurar os ataques do Toyota Corolla da Crown Racing, cenário que permaneceu mesmo depois que Di Mauro retomou de fato a liderança da corrida. Felipe Baptista vinha em segundo e Rafael Suzuki, em terceiro, com Júlio Campos e Marcos Gomes completando a lista dos cinco primeiros após Massa enfrentar problemas.

Depois de ter largado em oitavo lugar, Rafael Suzuki deu sequência à ‘remontada’ e passou Felipe Baptista para assumir a segunda colocação. Só não houve tempo para brigar de fato pela vitória contra um imparável Gaetano Di Mauro, que confirmou a vitória correndo em casa, Interlagos.

A festa do pódio — O vencedor deste domingo não conteve a emoção depois de comemorar o triunfo com sua família. Di Mauro agradeceu por alcançar a conquista em um cenário muito especial. “Vencer aqui em Interlagos é muito especial para mim. Minha primeira corrida no automobilismo foi aqui, meu acidente [na Stock Car] foi aqui, vivi muitas emoções ao longo de todo esse tempo. Estou muito feliz mesmo. Estou aqui por muita garra: vim de muita dificuldade desde o começo da minha carreira, nunca tive nada de especial e sempre batalhei muito para poder chegar até aqui, estar no grid e realizar meu sonho, que é vencer na Stock Car. Isso mostra toda a minha força de vontade, tudo o que eu quero conquistar, e acho que há muito mais por vir. Estamos no começo de tudo”, declarou Gaetano.

Rafael Suzuki analisou o resultado e a forma como cresceu no grid para terminar novamente no pódio nesta temporada. “A gente espera fazer sempre a melhor corrida possível, mas, largando de oitavo, não esperávamos subir tanto. Acho que o segredo foi cuidar dos pneus e guardá-los para a corrida principal. Foram os melhores que a gente tinha. E isso fez uma baita diferença. Conseguimos manter um nível de performance numa corrida longa por mais voltas. Outro fator importante foram os pushes, que quase não usei ontem. E hoje, ainda mais ganhando o FanPush, tinha um número praticamente máximo. Fez muita diferença nas ultrapassagens, além, claro, do pit-stop que fizemos”, comentou.

Felipe Baptista também sai de Interlagos com sentimento de dever cumprido. “Conseguimos fazer um trabalho fantástico. Ontem cometemos alguns erros ali no acerto, mas os identificamos e melhoramos muito o carro, que estava muito bom. Tínhamos ritmo ali até para ganhar a corrida, mas o Gaetano fez um grande trabalho, administrou muito bem a diferença e usou os pushes de maneira muito melhor. Tínhamos poucos pushes para hoje, então fiquei sem ritmo no fim. Mas todo o time trabalhou bem demais. Quero agradecer ao William Lube, que tem feito um ótimo trabalho e entregou um carro maravilhoso”, declarou o Man of the Race da etapa.

Júlio Campos lidera — Com os resultados deste fim de semana em São Paulo, o experiente piloto da Pole Motorsport soma agora 198 pontos, computados os tentos da etapa de Goiânia e de Interlagos. Felipe Baptista soma 193 e é o segundo, enquanto Rafael Suzuki subiu para terceiro, com 178. Felipe Massa acumula 157 e é o quarto, enquanto Ricardo Zonta tem 146, na quinta posição.

Thiago Camilo tem 143 pontos, um a mais que o atual campeão, Gabriel Casagrande. Lucas Foresti aparece em oitavo no campeonato, com 132, à frente de Átila Abreu, com 130. Enzo Elias completa a relação dos dez primeiros da tabela de pontos, com 124.

A temporada 2024 da Stock Car volta a acelerar entre 17 e 19 de maio para a disputa da etapa de Cascavel (PR), no Autódromo Internacional Zilmar Beux.

Stock Car, temporada 2024

Etapa de Interlagos, GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car

1º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), 30 voltas em 52min05s992

2º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 3s709

3º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 5s062

4º - Marcos Gomes (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 8s860

5º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 16s214

6º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 20s960

7º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 23s008

8º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 23s202

9º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 27s051

10º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 28s469

11º - Ricardo Maurício (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 30s598

12º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 31s482

13º - Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 33s920

14º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 35s420

15º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 33s520

16º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 36s229

17º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 40s463

18º - Rubens Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 41s254

19º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 50s940

20º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 53s600

21º - Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 53s924

22º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 56s239

23º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 1min01s125

24º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 1min02s361

25º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 1min03s468

26º - Luan Lopes (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 1min35s176

27º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 1 volta

28º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 3 voltas

Classificação do campeonato:

1º - Júlio Campos, 198

2º - Felipe Baptista, 193

3º - Rafael Suzuki, 178

4º - Felipe Massa, 157

5º - Ricardo Zonta, 146

6º - Thiago Camilo, 143

7º - Gabriel Casagrande, 142

8º - Lucas Foresti, 132

9º - Átila Abreu, 130

10º - Enzo Elias, 124

11º - Dudu Barrichello, 119

12º - Cesar Ramos, 115

13º - Guilherme Salas, 113

14º - Gaetano Di Mauro, 101

15º - Rubens Barrichello, 99

16º - Bruno Baptista, 97

17º - Marcos Gomes, 94

18º - Nelson Piquet Jr., 93

19º - Felipe Fraga, 75

20º - Zezinho Muggiati, 74

21º - Allam Khodair, 72

22º - Ricardo Maurício, 67

23º - Arthur Leist, 57

24º - Gianluca Petecof, 49

25º - Daniel Serra, 40

26º - Lucas Kohl, 40

27º - Gabriel Robe, 40

28º - Vitor Baptista, 35

29º - Cacá Bueno, 33

30º - Luan Lopes, 16

31º - Raphael Teixeira, 7

Proximas Etapas 

4ª - 19/05 – Cascavel (PR)

5ª - 30/06 – Velocitta (SP)

6ª - 28/07 – Goiânia (GO)

7ª - 18/08 – Belo Horizonte (MG) *

8ª - 08/09 – Santa Cruz do Sul (RS) *

9ª - 06/10 – Argentina

10ª - 27/10 – Velopark (RS)/Uruguai

11ª - 24/11 – Brasília (DF)

12ª - 15/12 – Interlagos (SP)


Fotos:

Duda Bairros/Vicar

Marcelo Machado de Melo/Stock Car

Magnus Torquato/Stock Car

F:Imprensa Vicar  

sábado, 20 de abril de 2024

CESAR RAMOS FELIZ COM LUGAR MAIS ALTO DO PODIO

Cesar Ramos vence corrida Sprint em Interlagos

                                                                          

Depois de manobra arrojada de ultrapassagem, piloto da Ipiranga Racing venceu pela terceira vez na Stock Car e a primeira em Interlagos. Felipe Massa marcou seu sexto pódio consecutivo em etapas e Thiago Camilo fechou o top-3.                                                                      

Cesar Ramos foi o grande protagonista da corrida Sprint deste sábado (20/04) de Stock Car Pro Series em Interlagos. O gaúcho de 34 anos fez novamente o caminho de volta ao topo do pódio, lugar que não frequentava desde a primeira prova da etapa disputada em Goiânia, em agosto do ano passado. O piloto da Ipiranga Racing largou em segundo e travou duelo com Gabriel Casagrande nas voltas iniciais a bordo do seu Toyota Corolla, depois fez bela manobra de ultrapassagem, por fora, superou o atual campeão e partiu para vencer pela terceira vez na categoria.                                                                     


Felipe Massa largou de sétimo lugar neste sábado, e tal qual fez no Velocitta em março, galgou posições ao longo da prova e assumiu o segundo lugar depois da janela de pit-stops para confirmar minutos depois seu sexto pódio seguido em etapas na Stock Car. E Thiago Camilo completou o top-3 deste sábado, faturando assim seu segundo troféu no ano.                                                                       


A prova deste sábado rendeu uma marca histórica para a carreira de Daniel Serra, tricampeão da Stock Car. O piloto da Eurofarma RC chegou a 300 corridas na categoria neste sábado no mesmo lugar onde fez sua estreia, em 2007.                                                                        


Como foi a corrida — Gabriel Casagrande largou na frente da corrida Sprint e puxou a fila em Interlagos para uma largada que foi limpa, mas que mesmo assim rendeu ótimas disputas e até três carros acelerando lado a lado em uma prova que se desenhou muito interessante e ‘pegada’ desde o início.

Desde o início, Casagrande conviveu com a pressão sofrida pelos Toyota Corolla da Ipiranga Racing. Thiago Camilo foi quem primeiro tentou a ultrapassagem, mas foi Cesar Ramos o responsável por uma bela manobra e superar o atual campeão, por fora, na Descida do Lago para assumir a liderança da corrida.

Pouco depois, o safety-car teve de intervir após dois incidentes na sequência: a escapada de Ricardo Maurício e batida de Rubens Barrichello após disputa com Gabriel Robe. E durante a vigência da bandeira amarela, Gabriel Casagrande enfrentou problema em seu carro e ficou parado na pista, vendo sumir as chances de vitória.

A bandeira verde voltou a tremular justamente no momento em que foi aberta a janela para pit-stop obrigatório. Naquele momento, antes de fazer seu pit-stop, Cesar Ramos manteve a liderança da prova. Quem assumiu a ponta após o gaúcho ir para os boxes foi Felipe Massa, seguido por Átila Abreu.

Mas Ramos consolidou a liderança da corrida com o fechamento da janela. Depois que todos os pilotos na pista fizeram suas paradas, o piloto retomou a dianteira, com Massa em segundo e Thiago Camilo em terceiro, em cenário que permaneceu até o fim e determinou o terceiro pódio de corrida Sprint na temporada 2024.

Os melhores do sábado — A vitória de Ramos neste sábado trouxe um misto de alegria, por voltar a vencer, e por dar a volta por cima depois de um período complicado vivido desde a última temporada.

“Parece que foi a primeira vitória [risos]. Vocês sabem que minha fase não estava fácil. Acho que, desde minha última vitória, em Goiânia, sofremos para achar performance. E é duro, esse campeonato é duro, não perdoa o mínimo erro. Essa vitória aqui dá um fôlego pra gente, anima, é uma sensação boa demais. E vitória é vitória, não importa se é na corrida principal ou sprint. Disse que iria usar todos [os pushes, para garantir o primeiro lugar]. Tinha ritmo, mas sabia que não podia vacilar com o push, dá muita diferença. Hoje valeu demais”, comemorou o gaúcho.

Em contrapartida, Massa vive uma fase iluminada iniciada em outubro do ano passado, quando começou uma sequência de pódios na Stock Car, reforçando sua condição de real postulante ao título de 2024. “É sensacional o trabalho que a gente vem fazendo desde a metade do ano passado e até agora. Começamos 2024 de maneira eficiente, conseguindo pódio a cada evento neste campeonato. Terceiro pódio [de 2024], e outros três no fim do ano passado. É assim que a gente tem de seguir, mantendo o trabalho e o foco. É impressionante que eu estava em sexto até a hora do pit-stop. E os carros começaram a parar antes de mim. Foi a hora de usar o push, hora de ter um ritmo forte para conseguir, quem sabe, brigar. O trabalho nos boxes foi maravilhoso, e as coisas aconteceram”, declarou o piloto da TMG Racing.

                                                             


Por sua vez, Camilo avaliou o resultado como além do esperado pela forma como o três vezes vencedor da Corrida do Milhão iniciou o fim de semana em São Paulo. “Foi um resultado acima da expectativa. Estávamos mal nos treinos de sexta-feira. E a equipe trabalhou bastante hoje pela manhã para achar um acerto melhor para o carro. Sabemos que o campeonato é uma construção, e é importante evoluir e estar sempre entre os três primeiros. Vamos amanhã tentar fazer uma grande corrida e somar bons pontos”, concluiu.

                                                                         

Stock Car, 45 anos — O ponto alto de um fim de semana emblemático pela comemoração dos 45 anos da Stock Car fica para a tarde deste domingo, com a disputa da corrida principal da rodada, o GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car, a partir de 12h30 (horário de Brasília). Com 50 minutos de duração e grid definido pela ordem absoluta da sessão classificatória, a prova distribui 80 pontos ao primeiro colocado.

A Stock Car Pro Series é transmitida ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, Band (TV aberta), SporTV (canal por assinatura), Motorsport.tv — atingindo mais de 150 países em cinco idiomas diferentes a cada etapa —, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, canal da Tribo do Gaules na Twitch, MAVTV Brasil Motorsports Network e MAVTV América do Norte.


Stock Car Pro Series, temporada 2024

Etapa de Interlagos, corrida Sprint

1º - Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), 18 voltas em 33min13s693

2º - Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 2s103

3º - Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla), a 3s970

4º - Guilherme Salas (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 5s588

5º - Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 6s616

6º - Nelson Piquet Jr. (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 8s597

7º - Júlio Campos (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 10s192

8º - Enzo Elias (Crown Racing/Toyota Corolla), a 10s249

9º - Felipe Baptista (Crown Racing/Toyota Corolla), a 11s430

10º - Marcos Gomes (KTF Sports/Chevrolet Cruze), a 12s239

11º - Átila Abreu (Pole Motorsport/Chevrolet Cruze), a 13s064

12º - Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Cruze), a 13s843

13º - Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Cruze), a 15s813

14º - Dudu Barrichello (Mobil Ale Full Time/Toyota Corolla), a 18s449

15º - Gianluca Petecof (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 20s155

16º - Daniel Serra (Eurofarma RC/Chevrolet Cruze), a 21s833

17º - Zezinho Muggiati (KTF Racing/Chevrolet Cruze), a 22s863

18º - Felipe Fraga (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 23s379

19º - Allam Khodair (Blau Motorsport/Chevrolet Cruze), a 24s107

20º - Arthur Leist (Full Time Sports/Toyota Corolla), a 29s603

21º - Lucas Kohl (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 30s458

22º - Bruno Baptista (RCM Motorsport/Toyota Corolla), a 31s767

23º - Luan Lopes (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 31s954

24º - Vitor Baptista (Scuderia Chiarelli/Toyota Corolla), a 56s801

25º - Gabriel Robe (WOKIN Garra Racing/Chevrolet Cruze), a 57s191

26º - Gaetano Di Mauro (Cavaleiro Sports/Chevrolet Cruze), a 2 voltas


Programação do fim de semana em Interlagos

Domingo, 21 de abril

09h00 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)

09h40 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)

10h20 – Visitação aos Boxes

12h30 – Stock Car Pro Series – GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

14h35 – BRB Fórmula 4 Brasil (30 minutos + 1 volta)


Fotos:

Duda Bairros/Vicar

Marcelo Machado de Melo/Stock Car

F:Imprensa Vicar  

sexta-feira, 19 de abril de 2024

RAFAELA FERREIRA É POLE POSITION NA F4 BRASIL

                                                                                  


Um dia após completar 19 anos, catarinense da TMG Racing se "presenteou" com conquista singular na carreira, Inédita pole no BRB Fórmula 4 Brasil em Interlagos


Rafaela Ferreira foi o grande nome da sexta-feira (19/04) do BRB Fórmula 4 Brasil em Interlagos. Sensação deste começo de temporada, com dois pódios obtidos na etapa do Velocitta, em março, a competidora da TMG Racing, que já tinha liderado o segundo treino livre no início da tarde, garantiu a pole position da rodada paulistana. A catarinense de 19 anos recém-completados bateu Matheus Comparatto duas vezes: na definição da melhor volta da sessão classificatória, na qual foi 0s021 mais rápida; e também no segundo tempo mais rápido de cada piloto. Neste aspecto, Rafa garantiu o direito de largar na frente pela diferença mínima: apenas 0s001 (um milésimo).

Ferreira chegou em Interlagos com ritmo forte desde os treinos extras, realizados na quinta-feira, mesmo dia em que a competidora completou 19 anos. A volta que garantiu a pole position da corrida 1 foi de 1min36s991. Já o tempo que cravou a primeira posição na corrida 3 foi de 1min36s954.

Com o resultado, Rafa tornou-se a segunda mulher a conseguir a pole position na F-4 Brasil, seguindo os passos de Cecília Rabelo, que conseguiu a façanha em novembro, também em Interlagos, em etapa conjunta com o GP de São Paulo de Fórmula 1.

                                                                          


Disputa acirrada no fim da tarde - A classificação em Interlagos foi marcada pela proximidade entre Rafa Ferreira e Matheus Comparatto, da Oakberry Bassani F4.

Ao longo de toda a sessão, os pilotos se revezaram na ponta da tabela de tempos, sempre melhorando suas voltas. Além de Rafa e Matheus, Ethan Nobels, da Cavaleiro Sports, e o estreante Filippo Fiorentino, também da TMG Racing, apareceram frequentemente com setores entre o top-3.

Na disputa pela ponta do grid na Corrida 3 — determinado pela volta mais rápida da sessão —, Rafa garantiu a posição de honra com 0s021 de diferença para Comparatto. Logo atrás veio Filippo Fiorentino, que anotou 1min37s053. A quarta melhor volta foi de Ciro Sobral, mais um piloto da TMG, que fez 1min37s373. E o argentino Gino Trappa, da Oakberry Bassani F4, fechou o top-5 com 1min37s373.

                                                               


Já os tempos que definiram o grid da corrida 1 — pela ordem da segunda volta mais rápida de cada piloto — foram ainda mais próximos. Novamente, Rafa e Matheus se estabeleceram na primeira e segunda colocação, respectivamente. Porém, a diferença entre os dois ficou em meramente 0s001. Fiorentino fechou o top-3 ao anotar 1min37s183. Já a quarta posição ficou nas mãos de Gino, 0s250 atrás do estreante do fim de semana, enquanto Ethan Nobels garantiu o quinto tempo da sessão, 1min37s478.

“Foi sensacional! Quando eu saí para a classificação, falaram para mim: ‘Rafa, faz o que você sabe fazer’ e eu saí e me diverti, foi muito legal. Quando fiz a última volta, ainda não sabia da pole. Me falaram só quando eu parei o carro. E foi incrível. Estou muito feliz pelo meu trabalho e pelo trabalho da equipe. Só tenho a agradecer à equipe, aos meus pais, aos patrocinadores e a Deus. Sem eles isso não seria possível. Agora, para fechar a semana, tem que ter vitória!”, declarou Rafa Ferreira.                                                                       


O BRB Fórmula 4 Brasil continua suas atividades com as corridas 1 e 2 neste sábado, às 08h50 e às 16h35, respectivamente. Já o domingo é reservado para a terceira prova do final de semana, às 14h35. A temporada 2024 tem transmissão ao vivo pelo canal oficial da categoria no YouTube, BandSports, Motorsport.tv Brasil no YouTube, canal do site Grande Prêmio no YouTube, Portal High Speed Channel e no canal Parc Fermé TV, com narração em italiano.

BRB Fórmula 4 Brasil, etapa 2, Interlagos

Corrida 1, grid de largada (top-10):

1º - Rafaela Ferreira #18 (TMG Racing), 1min36s991

2º - Matheus Comparatto #118 (Oakberry Bassani), 1min36s992

3ª - Filippo Fiorentino #37 (TMG Racing), 1min37s183

4º - Gino Trappa #48 (Oakberry Bassani), 1min37s433

5º - Ethan Nobels #12 (Cavaleiro Sports), 1min37s478

6º - Lucca Zucchini #9 (Cavaleiro Sports), 1min37s529

7º - Ciro Sobral #71 (TMG Racing), 1min37s651

8º - Pepê Souza #9 (Cavaleiro Sports), 1min37s746

9º - Guilherme Favarete #30 (TMG Racing), 1min37s765

10ª - Cecília Rabelo #98 (Oakberry Bassani), 1min37s928


Corrida 3, grid de largada (top-10):

1º - Rafaela Ferreira #18 (TMG Racing), 1min36s954

2º - Matheus Comparatto #118 (Oakberry Bassani), 1min36s975

3ª - Filippo Fiorentino #37 (TMG Racing), 1min37s053

4º - Ciro Sobral #71 (TMG Racing), 1min37s373

5º - Gino Trappa #48 (Oakberry Bassani), 1m37s397

6º - Ethan Nobels #12 (Cavaleiro Sports), 1min37s405

7º - Lucca Zucchini #9 (Cavaleiro Sports), 1min37s486

8º - Guilherme Favarete #30 (TMG Racing), 1min37s614

9º - Pepê Souza #9 (Cavaleiro Sports), 1min37s719

10ª - Cecília Rabelo #98 (Oakberry Bassani), 1m37s863


Programação do fim de semana em Interlagos

Sábado, 20 de abril

07h50 – Stock Series – Treino Livre 3

08h50 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)

10h00 – Stock Car Pro Series – Classificação

11h00 – Stock Series – Classificação

12h35 – Stock Series – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)

13h20 – Visitação aos boxes

15h00 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)

16h35 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)


Domingo, 21 de abril

09h00 – Stock Series – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)

09h40 – Stock Series – Corrida 3 (25 minutos + 1 volta)

10h20 – Visitação aos Boxes

12h30 – Stock Car Pro Series – GP ArcelorMittal Interlagos Stock Car – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)

14h35 – BRB Fórmula 4 Brasil (30 minutos + 1 volta)


Fotos:

Marcelo Machado de Melo/Vicar

Duda Bairros/Vicar


F:Imprensa Vicar