domingo, 16 de novembro de 2025

TCR SOUTH AMÉRICA; ARGENTINO PERNÍA FICA COM TITULO

Cuiabá coroa Leonel Pernía como novo campeão do TCR South America Banco BRB


Com uma etapa de antecipação, o argentino e sua equipe, a Honda YPF Racing, sacramentaram a conquista no sábado à noite. Como prêmio, piloto assegura insumos, incentivos e uma bolsa mensal para ascender ao grid da BRB Stock Car em 2026. Nelsinho Piquet liderou dobradinha brasileira na Corrida 2.                                                                    

Leonel Pernía é o grande campeão da temporada 2025 do TCR South America Banco BRB. Dono de campanha irretocável ao longo do ano no campeonato internacional promovido pela Vicar, o argentino da agora campeã por equipes, a Honda YPF Racing, confirmou a conquista do título no fim da noite deste sábado (15) no Autódromo Internacional do Mato Grosso, na capital Cuiabá, palco das primeiras corridas noturnas da História da competição sul-americana.                                                                           

No começo da noite e debaixo de chuva, Leo Pernía venceu a primeira prova da categoria no mais novo polo do esporte a motor do continente e praticamente assegurou a taça naquele momento. A confirmação veio de forma até surpreendente, na Corrida 2, depois de uma inesperada escapada nas voltas finais. Mesmo tendo chegado em décimo lugar, o mais experiente dos membros da família Pernía nas pistas do TCR foi consagrado como campeão, totalizando seis vitórias, 11 pódios e três poles. Agora Leo se junta ao rol de pilotos laureados com títulos do TCR South America Banco BRB como Pepe Oriola (2021), Fabricio Pezzini (2022), Ignacio Montenegro (2023) e Pedro Cardoso (2024).

Ainda que o ponto alto da noite tivesse sido a glória do argentino, a “Libertadores do Automobilismo” teve grandes momentos do Brasil na pista em Cuiabá. Nelson Piquet Jr. viveu um sábado notável: na Corrida 1, largou da 14ª colocação e terminou em segundo lugar, recuperando 13 posições, além de triunfar no TCR Brasil. Na segunda prova, Nelsinho arrancou para a sua segunda vitória no TCR South America e repetiu o primeiro lugar no campeonato brasileiro do conceito. A última prova do fim de semana em Cuiabá foi completada com dobradinha nacional e Leo Reis em segundo lugar.                                                                   

Na Copa Trophy, Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport) levou a melhor e foi o primeiro colocado no TCR South America e no TCR Brasil nas duas provas de sábado no Autódromo Internacional de Mato Grosso, despontando com grandes chances de ser campeão do certame nos campeonatos continental e nacional. Nas duas provas e nos dois certames, o pódio foi completado pelo argentino Adrián Chiriano (Honda YPF Racing) e pela única mulher do grid, a brasileira Maria Nienkötter (Cobra Racing).

Remontada de Piquet — Em virtude das fortes chuvas ao longo de todo o sábado em Cuiabá, a programação do TCR South America e do TCR Brasil Banco BRB foi reduzida para uma corrida. A prova teve Leonel Pernía na pole position largando para seu primeiro ‘match point’, seguido pelos jovens brasileiros Enzo Gianfratti e Léo Reis. Nelsinho Piquet, que ainda alimentava chance de lutar pelo título, largou em último em razão da punição por troca de motor.                                                                                                                                      

A primeira corrida noturna da história do TCR South America e do TCR Brasil foi disputada debaixo de chuva forte. Assim, a largada aconteceu em regime de safety-car. Quando a bandeira verde tremulou, Leo Pernía tratou de usar toda sua experiência para deixar a concorrência para trás.

Quem tratou de correr ‘com a faca nos dentes’ foi Nelsinho, que iniciou uma corrida de recuperação e escalada. Com pouco mais de metade do tempo regulamentar percorrido, o brasileiro já figurava em sexto. Piquet Jr. precisava chegar pelo menos em quarto para ainda nutrir chances matemáticas de adiar a decisão do título.                                                                   

Em franca recuperação, Piquet Jr. trilhou grande prova no molhado e escalou o pelotão para chegar à quarta posição, exatamente o resultado necessário para manter chances matemáticas de ser campeão do TCR South America.

O quarto posto virou terceiro depois que Fabián Yannantuoni foi punido em 10s por incidente com Raphael Reis. Mas antes mesmo da confirmação da sanção, o argentino travou belo duelo contra Nelsinho, com o brasileiro levando a melhor.                                                                

Daí em diante, Piquet Jr. partiu em perseguição a Enzo Gianfratti. A experiência venceu a juventude, e Nelsinho conseguiu fazer a ultrapassagem para coroar grande reação e subir para segundo, ficando só atrás de Leo Pernía, que rumou para sua sexta vitória na temporada. Gianfratti confirmou o terceiro lugar e foi o vencedor na Copa Trophy.

A consagração de Pernía — Cuiabá reservou o melhor para o fim da noite com uma corrida pegada e emocionante. Habituado às largadas em movimento, o estreante Ernani Kuhn sofreu com o modelo de partida do TCR e perdeu posições. Nos embalos de sábado à noite, quem se deu bem foi Léo Reis, que minutos depois de o irmão Rafa Reis ir ao pódio da Stock Car, assumiu a liderança da corrida.

Seguro e correndo para se consagrar, Leo Pernía já era o quinto colocado, marcando de perto Nelsinho Piquet. Os dois foram os protagonistas da noite. O brasileiro escalou o pelotão e logo assumiu o primeiro lugar, enquanto o argentino vinha seguro na terceira posição, entre os compatriotas Juan Ángel Rosso e Fabián Yannantuoni.                                                                       


Mais atrás, Leo Reis ocupava a quarta colocação, à frente de Fabián Yannantuoni e Enzo Gianfratti, o melhor da prova na Copa Trophy, enquanto Raphael Reis lutava para somar pontos depois de ter sido envolvido em um incidente ainda no início da prova e enfrentar problemas com as avarias do seu Cupra.

Curiosamente, o grande nome da noite escapou em trecho molhado do asfalto cuiabano e rodou. O argentino abandonou, mas concluiu em décimo por ter completado 75% das voltas da prova. A vitória ficou nas mãos de Nelsinho Piquet, que triunfou no TCR South America e também no TCR Brasil, seguido por Léo Reis e Fabián Yannantuoni. E Leo Pernía, mesmo fora da prova, confirmou a conquista do título continental do conceito de automobilismo que é sucesso em todo o mundo.

A noite do campeão — O protagonista da temporada 2025 atribuiu o sucesso ao longo do campeonato ao trabalho do time liderado por Sebastián Martino para vencer no seu primeiro ano completo correndo no TCR.

“Foi lindo. Um ano incrível para nós. Só posso agradecer a todos da nossa equipe, Squadra Martino, Honda YPF Racing. Muito incrível poder correr junto com meu irmão, meu filho. Maravilhoso”, destacou Leo, que teve a chance de compartilhar o ambiente do time e da categoria com o filho Tiago e o irmão, Mariano Pernía

Sobre o palco da conquista continental, Leo Pernía rasgou elogios e se declarou. “Amei correr aqui em Cuiabá. Venci a primeira corrida, queria ter vencido a segunda, não deu, mas estou imensamente feliz. Cuiabá vai ficar para sempre no meu coração. Feliz demais. Teremos muitas coisas pela frente, mas agora é comemorar pelo grande ano e pelo grande fim de semana. Fizemos um campeonato incrível”, vibrou o novo campeão.

TCR South America Banco BRB, temporada 2025

Etapa 9, Autódromo Internacional de Mato Grosso, Cuiabá (MT)

Corrida 1, resultado final

1º - Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), 12 voltas em 27min10s629

2º - Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) - TCR BR, a 3s066

3º - Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra Leon VZ)  - TCR BR – T, a 6s012

4º - Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) - TCR BR, a 9s698

5º - Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5) - TCR BR, a 15s452

6º - Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 15s623

7º - Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 18s059

8º - Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) - TCR BR, a 18s805

9º - Ernani Kuhn (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competicion), a 21s736

10º - Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) - TCR BR – T, a 26s772

11º - Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) - TCR BR – T, a 27s886

12º - Fernando Croce (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) - TCR BR – T, a 33s890

13º - Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) - TCR BR, a 2 voltas


Corrida 2, resultado final

1º - Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) - TCR BR, 16 voltas em 34min59s084

2º - Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) - TCR BR, a 0s643

3º - Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) - TCR BR, a 5s104

4º - Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 5s387

5º - Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 21s952

6º - Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra Leon VZ)  - TCR BR – T, a 27s816

7º - Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) - TCR BR – T, a 39s100

8º - Juan Ángel Rosso (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) - TCR BR, a 40s801

9º - Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) - TCR BR – T, a 52s358

10º - Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 3 voltas

11º - Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) - TCR BR, a 5 voltas

12º - Fernando Croce (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) - TCR BR – T, a 9 voltas

13º - Tiago Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5) - TCR BR, a 13 voltas

14º - Ernani Kuhn (BRA/G Racing Motorsport/Cupra León Competicion), a 14 voltas

TCR BR – TCR Brasil

T – Copa Trophy


Campeonato de pilotos (após aplicação dos descartes)*

1º Leonel Pernía, 576 pontos

2º Nelson Piquet Jr., 480

3º Raphael Reis, 411

4º Pedro Cardoso, 408

5º Fabián Yannantuoni, 349

6º Juan Ángel Rosso, 333

7º Tiago Pernía, 274

8º Genaro Rasetto, 230

9º Fabricio Pezzini, 225

10º Mariano Pernía, 207

11º Enzo Gianfratti, 166

12º Adrián Chiriano, 155

13º Léo Reis, 136

14º Luis Ramírez, 117

15º Maria Nienkötter, 114

16º Santino Balerini, 52

17º Joaquín Cafaro, 46

18º Benjamín Hites, 38

19º Exequiel Bastidas, 36

20º Fernando Croce, 31

21º Juan Manuel Casella, 29

22º Marcos Regadas, 27

23º Carlos Silva, 20

24º Celso Neto, 13

25º Ernani Kuhn, 13

26º Tomás Fernández, 3

*pontuação extraoficial


fotos:

Luis França/Vicar

Magus Torquato/Vicar

F: Imprensa Vicar