terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Abraciclo

Produção de Bicicletas Inicia 2017 com expectativa de crescimento.

Associadas da Abraciclo projetam crescimento de 19% neste ano
De acordo com os dados divulgados pela ABRACICLO, Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, a produção de bicicletas somou 34.849 unidades em janeiro, volume 128,6% acima do registrado em dezembro. Em relação ao mesmo mês de 2016, com 40.414 unidades produzidas, houve queda de 13,8%. Os dados foram divulgados à entidade pelas associadas, que possuem fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM.

“O crescimento acentuado da produção em janeiro decorreu dos baixos volumes fabricados em dezembro, quando as fábricas do PIM encontravam-se nas habituais férias coletivas de final de ano. De qualquer forma, acreditamos que ao longo de 2017 a produção deverá realmente crescer, considerando que os novos fabricantes do PIM já estão preparados para avançar em relação às suas metas, de acordo com suas capacidades instaladas e atendendo à contínua demanda por produtos de maior valor agregado”, afirma João Ludgero, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo.

Diante das iniciativas e estratégias das associadas, bem como das oportunidades de mercado, a entidade mantém a projeção de crescimento de 19% na produção de bicicletas no PIM para 2017.

Importações e Exportações
A importação de bicicletas em todo o território nacional apresentou recuo de 33,6% no primeiro mês de 2017, totalizando 11.201 unidades, ante 16.861 unidades registradas em mês similar do ano passado, conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) analisados pela Abraciclo.

As bicicletas importadas para o mercado brasileiro no período foram produzidas basicamente na China (8.056), Taiwan (1.638) e Hong Kong (1.035 unidades).

As exportações de bicicletas produzidas no Brasil, por sua vez, totalizaram 660 unidades em janeiro, ante volume de apenas 40 unidades em igual período de 2016, segundo a análise da entidade com base nos dados do MDIC. Toda a exportação do mês teve como destino a Angola.


Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 40 anos de história e contando com 14 associadas, a ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares –  representa, no país, os interesses dos fabricantes de veículos de duas rodas, além de investir em ações visando a paz no trânsito e a prática da pilotagem segura.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram aproximadamente 14 mil empregos diretos no PIM.


MOTOCICLETAS*
Frota nacional: mais de 25 milhões
Produção anual: cerca de 900 mil  unidades
6º maior produtor mundial

BICICLETAS*
Frota nacional: mais de 70 milhões
Produção anual: 2,5 milhões
de unidades**
4º maior produtor mundial

(*) Dados do fechamento de 2016.
(**) Excluídas as bicicletas infantis, classificadas como brinquedos.

Para conhecer mais sobre os trabalhos da ABRACICLO,
         acesse o site www.abraciclo.com.br.
Postar um comentário