sábado, 10 de março de 2018

DANIEL SERRA E JOÃO PAULO OLIVEIRA VENCEM STOCK CAR CORRIDA DE DUPLAS

Stock Car emociona em Interlagos; Daniel Serra e João Paulo Oliveira vencem a Corrida de Duplas

Atual campeão soube usar boa estratégia para vencer a primeira da temporada; Rubens Barrichello/Filipe Albuquerque terminaram em segundo, com Cesar Ramos/Kelvin Van Der Linde em terceiro.
                                                                          

A Corrida de Duplas, prova que abre a temporada 2018 da Stock Car, foi realizada neste sábado (10) no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O par formado por Daniel Serra e João Paulo Oliveira, da Eurofarma RC, foi a grande vencedora de um evento repleto de disputas, ultrapassagens e também da presença da chuva aumentando o suspense logo no início da corrida. Rubens Barrichello e o português Filipe Albuquerque, da Full Time Sports, terminaram em segundo, com Cesar Ramos e o sul-africano Kelvin Van Der Linde, da Blau Motorsport, completando os três degraus do pódio.

O tempo fechou e a chuva começou a cair com alguma força, e caprichosamente, no mesmo momento em que os carros saíram para a volta de apresentação. A direção de prova interrompeu o giro de aquecimento com bandeira vermelha para que todos os carros fossem calçados com os Pirelli de chuva.
                                                                             

Depois de alguns minutos, os carros saíram à pista escoltando o carro de segurança. A bandeira verde para o início de fato da Corrida de Duplas veio, em definitivo, na abertura da terceira volta. Em segundo no grid, Lucas di Grassi se perdeu na trajetória e acabou rodando em plena reta dos boxes. O paulista da Hero Motorsport conseguiu voltar à pista e foi até os boxes para reparos em seu carro, mas não teve outra opção a não ser abandonar a disputa. Segundo Lucas, o desembaçador do carro havia parado de funcionar, o mesmo tendo acontecido com o limpador do para-brisas, tornando impossível de o piloto enxergar com a quantidade de água levantada pelos carros em alta velocidade na pista.

João Paulo Oliveira manteve-se à frente, seguido por Cesar Ramos, que fez excelente largada de sexto para segundo. Filipe Albuquerque se manteve em terceiro – os três andando juntos e de desgarrando do restante do pelotão.
                                                   

Ramos passou a pressionar Oliveira a partir da quinta volta e conseguiu a ultrapassagem na freada para o S do Senna no giro seguinte. O piloto da Blau Motorsport assumiu a liderança e no final da reta oposta foi a vez do português parceiro de Rubens Barrichello passar o carro da Eurofarma e tomar o segundo lugar.

Quarto colocado, Felipe Fraga “esparramou” demais na saída da Curva do Lago e perdeu a posição para Ricardo Zonta – e também passou a ser pressionado pelo suíço Nico Mueller, convidado por Thiago Camilo, e cedeu ao piloto da Ipiranga na curva do Pinheirinho. Fraga deu o troco na volta seguinte ao final da reta oposta, e Zonta já estava no encalço do carro de João Paulo Oliveira lutando pela terceira posição.

O piloto da Shell V-Power passou na volta 12, e aí foi a vez do pole position da Eurofarma sofrer pressão de Cacá Bueno pelo quarto lugar. O pentacampeão da Stock Car, que trouxe Felipe Massa para a prova, fez bela ultrapassagem no S do Senna na abertura da 13ª volta.

Ricardo Zonta vinha se destacando e passou Filipe Albuquerque pelo segundo lugar na freada do Pinheirinho. Nico Muller teve o pneu furado em plena reta dos boxes na volta 14. Os detritos na pista forçaram a entrada do carro de segurança – exatamente na abertura da janela de pit stops para abastecimento, troca de pneus e de piloto. Os dois carros da Ipiranga foram para os boxes no mesmo momento e pelo mesmo problema, já que Bia Figueiredo também teve o pneu traseiro direito furado e a lateral do carro parcialmente destruída – exatamente igual a Mueller.

A estratégia de quem se manteve na pista com o carro de segurança era esperar o melhor momento para colocar os pneus de pista seca, já que a chuva já havia cessado. A bandeira verde veio na abertura do 18º giro. Cacá Bueno assumiu a terceira posição na Junção e no mesmo momento Albuquerque foi para os boxes entregar o carro a Rubens Barrichello. Os pits ficaram agitados com a aproximação do final da janela obrigatória para troca de pilotos e abastecimento.

Nelsinho Piquet rodou na Cura do Lago após contato com o carro de Oliver Jarvis e Antonio Pizzonia, e ficou parado na área de escape, ocasionando a terceira intervenção do safety car.

Melhor para o líder Cesar Ramos, que foi no final da janela para os boxes entregar o carro a Kelvin Van Der Linde – e aproveitou para colocar pneus para pista seca. O sul-africano voltou teoricamente em terceiro, atrás de Laurens Vanthoor, virtual líder com o carro de Ricardo Zonta, e Daniel Serra. Faltavam ainda parar Vitor Genz e Galid Osman, que herdaram a frente com as paradas dos outros competidores.

Com três retardatários à frente, Daniel Serra e Van Der Linde se aproveitaram para ultrapassar Laurens Vanthoor. Rubens Barrichello, teoricamente em quinto, ultrapassou os três concorrentes para assumir o segundo lugar da corrida.
                                                                    

Daniel Serra abriu uma margem confortável sobre Barrichello nos minutos finais da prova, impedindo qualquer ataque o piloto da Full Time Sports. Em 13º, Felipe Massa pressionava o australiano Mark Winterbottom, parceiro de Átila Abreu, dupla que havia largado a antepenúltima posição. O vice-campeão de F1 de 2008, no entanto, não conseguiu a ultrapassagem e recebeu a bandeirada na 13ª colocação.

Na linha de chegada, Daniel Serra recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, pouco mais de dois segundos na frente de Rubens Barrichello e seis à frente de Kelvin Van Der Linde. O piloto do carro #29 da Eurofarma, atual campeão da categoria, começa o ano como terminou – na frente – e fez a festa com João Paulo Oliveira, que veio do Japão especialmente para disputar a prova.
                                                                  

A segunda etapa da temporada 2018 da Stock Car acontece no dia 8 de abril em Curitiba (PR). Será a primeira rodada dupla do campeonato.

Os três primeiros colocados da Corrida de Duplas:
1. 29 D.Serra/J.P.Oliveira (Eurofarma RC) - 31 voltas
2. 111 R.Barrichello/F.Albuquerque (Full Time Sports) - a 2s214    
3. 30 C.Ramos/K.V.D.Linde (Blau Motorsport) - a 6s428       

Resultados completos, declarações das três melhores duplas da prova e mais fotos serão enviados a seguir.


Stock Manager: você no comando de sua própria equipe de Stock Car!
Participe: http://www.stockcar.com.br/stock-manager

Mais notícias em:  www.stockcar.com.br
Postar um comentário