quinta-feira, 29 de novembro de 2018

SUPERBIKE : BRIGA VAI ESQUENTAR NESTE FINAL DE SEMANA NAS DIVERSAS CATEGORIAS

O QUE ESTÁ EM JOGO NA 8ª ETAPA DO SBK BRASIL? VEJA AS POSSIBILIDADES

O SuperBike Brasil está próximo de finalizar mais um ano de grandes disputas, emoções e muita aceleração nas pistas pelo país! E para coroar mais uma temporada do maior campeonato de motovelocidade das Américas, o Autódromo de Interlagos (SP) recebe e celebra os campeões antecipados - entre eles o bicampeão Eric Granado, que faturou o campeonato na última etapa, em Londrina -, além de ser palco para as definições das categorias em aberto, em que os títulos ainda não foram decididos.

Afinal, o que está em jogo na 8ª etapa no próximo domingo, dia 2 de dezembro? O SBK fez um resumo das disputas que certamente levarão o público à loucura no encerramento da temporada: tem piloto a uma SuperPole do título, tem briga entre quatro participantes, tem diferença de dois pontos entre primeiro e segundo colocados em outra. Ou seja, promessa de grids eletrizantes!

Das 22 categorias do SBK, oito serão definidas na etapa de dezembro do autódromo paulistano.

Veja as possibilidades:

Dupla da Yamaha Racing disputa título da SuperSport

O título da SuperSport está entre dois pilotos da Yamaha Racing. Vencedor de seis das nove corridas até aqui, o japonês Ton Kawakami (#127) lidera a disputa com 27 pontos para o seu companheiro de equipe, o argentino Fausto Granton Gallay (#32).

Embora a vantagem de Kawakami seja confortável - ele pode garantir o título na primeira corrida da rodada dupla caso vença a disputa -, Fausto já mostrou que pode surpreender o parceiro. O argentino subiu ao pódio em oito das nove corridas das 600cc e conta com uma vitória, obtida na 3ª etapa, justamente em Interlagos.

SuperSport Extreme tem três pilotos na disputa

Apenas 11 pontos separam três pilotos antes da última etapa. Gustavo da Silveira "Gão" (#85), da Motonil Motors, viu a vantagem na liderança diminuir ao não pontuar na corrida de Londrina (PR). Agora, ele soma 152 pontos - à frente de Henrique Daniel (#42), da Qatar Racing Team Brasil, e Luis Ferraz (#13), da Tecfil Havoline Racing Team. Os concorrentes têm 143 e 141 ponros, respectivamente.

"Cabecinha" e Nishimoto fazem duelo à parte na Panigale

O título da 959 Panigale Cup é outro que também envolve a disputa direta de dois companheiros de equipe. Rodrigo "Cabecinha" (#181) pulou para a liderança ao vencer a etapa de Londrina e agora soma quatro pontos de vantagem para Massao Nishimoto (#41). A dupla da Motonil Motors, inclusive, venceu todas as corridas da categoria nesta temporada - quatro vítorias de "Cabecinha" e cinco de Massao. A expectativa é de novo duelo entre ambos na rodada dupla em Interlagos para definir o campeão.

SuperStock: Torroglosa está a uma SuperPole do título

Rodrigo Torroglosa (#55) está perto do título da SuperStock e tem a chance de garantir a conquista antes mesmo da largada na corrida de domingo. Para isso, o piloto da HG Motos Racing/Friends Car precisa garantir a SuperPole da categoria nos treinos classificatórios. Caso consiga o ponto extra pela liderança da SuperStock nas atividades de sábado, ele ampliará para 50 pontos a vantagem em relação ao segundo colocado - Peterson "Pet" (#6), da Pro Racing Team - e não poderá mais ser ultrapassado. Vale ressaltar que mesmo em caso de empate na pontuação final, Torroglosa leva vantagem em relação ao rival no desempate pelo critério de vitórias (foram cinco em nove corridas em 2018).

Quatro pilotos brigam por título da CBR 500R Pro

Ademilson Peixer (#43), da MotoSchool Racing Team, tem a ligeira vantagem de três pontos para Arthur Costa (#99), da Tecfil Racing Team. Mas esta não será a única preocupação do líder geral da CBR 500R Pro em Interlagos.

Tanto Enzo Valentim (#59), da Colorado Doctor Racing Team, a 14 pontos de Peixer, e Indiana Muñoz (#199), da Moretti Racing Team, a 18 pontos do líder, têm chances de beliscar o título da categoria na última etapa.

CBR 500R Teen terá disputa “mais apertada” em Interlagos

A CBR 500R Teen, por sua vez, chega ao Autódromo de Interlagos com o status de disputa mais “apertada”. A diferença de Enzo Valentim para Fábio Florian (#88), da Moretti Racing Team, é de incríveis dois pontos.

Campeonato totalmente aberto e com mais um elemento para incrementar o acirrado duelo: João Carneiro (#14), da Motoschool Racing Team, corre por fora a dez pontos do líder Enzo Valentim.

Matheus Barbosa depende só de si na Yamalube R3 Cup

Matheus Barbosa (#260) tem certa folga para garantir o título da Yamalube R3 Cup. Com 21 pontos de diferença para Enzo Valentim (#29), segundo colocado e único ainda no páreo, basta o piloto da Motonil Motors/UsatecBSB conseguir um 10º lugar em Interlagos, ou seis pontos somando prova (11º lugar) mais SuperPole, para já não ser mais alcançado pelo rival.

João Arratia e Caique Lanna acirram briga por Honda Junior Cup

Caique Lanna (#91) superou Theo Manna (#77) por uma roda e 0s025 de diferença no Autódromo de Londrina e, além de protagonizar uma das corridas mais emocionantes da 7ª etapa de 2018, embolou de vez o campeonato da Honda Junior Cup.

Agora, ele e João Arratia (#26) têm uma diferença de apenas três pontos na classificação geral da categoria: Arratia soma 138 pontos, enquanto Lanna tem 135. Como são 26 pontos em disputa em Interlagos, cada jovem piloto só depende de si para ser campeão.

Fotos . Sandro de Souza

F. Imprensa SBK