quinta-feira, 13 de agosto de 2020

MOTO: KAWASAKI SEGURANÇA COM TECNOLOGIA E ELETRÔNICA

                                                                                             
Motocicletas se tornam mais eficientes e seguras à medida que a eletrônica ganha espaço e se populariza com o desenvolvimento de novas tecnologias que auxiliam na pilotagem.
                                                                      

Suspensões -  Lá se foi o tempo em que ajustar a suspensão exigia uma série de ferramentas, horas de oficina e a experimentação de diferentes tipos de óleo até encontrar o acerto ideal... e isso só para um tipo de terreno ou percurso, claro. Com o advento da eletrônica, os engenheiros da Kawasaki criaram o sistema KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension).

Disponível como equipamento padrão nos modelos Kawasaki: Ninja ZX-10R SE, Ninja H2 SX SE, Ninja ZX-10R, Versys 1000 Grand Tourer, o KECS é um sistema de suspensão semiativa, onde os sensores ligados às válvulas que regulam o fluxo de fluido dentro da câmara realizam uma leitura precisa do terreno e enviam sinais para ajustar o nível de amortecimento e manter o máximo de aderência e contato dos pneus com a superfície.
                                                                           

Na canela esquerda da suspensão fica o sensor que faz a leitura e envia os sinais para a unidade ECU e na direita as válvulas solenoides que ajustam automaticamente a calibragem da suspensão, dando segurança e estabilidade ao piloto nas mais diversas situações de pilotagem e piso. Comparada à versão anterior, ao adicionar a parte eletrônica na suspensão, a Showa conseguiu aperfeiçoar e tornar linear a curva de ajuste, minimizando os efeitos sentidos no guidão, além de proporcionar respostas ultrarrápidas, em apenas 0,001seg. 
                                                                            

Na prática, com a moto sendo conduzida por uma estrada pavimentada e que repentinamente se torna irregular, com buracos e partes do piso soltas, são emitidos impulsos elétricos da suspensão para a CPU que devolve numa fração de segundo os parâmetros que ajustam o melhor curso, compressão e retorno através do aumento da pressão hidráulica, mantendo a estabilidade da moto. Tudo de forma automatizada, sem a necessidade de ativar nenhum botão, um sistema de segurança ativa que é nativo dos modelos topo de linha da Kawasaki.

Controle total até nas curvas 

O ABS, sigla que já se tornou comum entre motociclistas e motoristas e que dá nome a um dos itens de segurança obrigatórios nos veículos a motor atuais, no caso da Kawasaki, alguns modelos contam com um ingrediente extra. O KIBS (Kawasaki Intelligent Anti-Lock Brake System) monitora a pressão hidráulica da pinça dianteira e várias informações da ECU do motor (posição do acelerador, rotação do motor, acionamento da embreagem e posição de marcha), é um sistema que vai muito além dos sensores de velocidade das rodas dianteira e traseira, padrão em qualquer sistema ABS.
                                                                                    

A função básica do ABS todos já conhecem, evitar o travamento da roda e a perda de aderência do pneu com o solo, mas no caso do KIBS há uma conexão com outro importante dispositivo de segurança, o KCMF.

O KCMF (Kawasaki Cornering Management Function), ou Função de Gerenciamento de Curvas é um avançado pacote eletrônico nativo nos modelos Kawasaki: Ninja ZX-10R, Ninja H2 SX SE, Ninja 1000 e Ninja 1000 Tourer que monitora os parâmetros do motor e do chassi durante as curvas, modulando a força de frenagem e potência.
                                                                       

Funcionando em conjunto e na prática, ao se aproximar da curva e acionar as alavancas de freio, o KIBS entra em ação com a prevenção de RL (stoppie), mantendo as duas rodas em contato com o solo, em seguida entra em ação a eletrônica inteligente da IMU (Unidade de Medida Inercial), que analisa em uma fração de segundo os dados de potência do motor, torção do chassi e força de frenagem para ajustar, quando necessário, o controle de frenagem na curva, proporcionando uma transição suave desde a entrada até a saída da curva, permitindo ao piloto manter sua trajetória desejada e sem sustos. Também entra em ação o controle de tração, na tangência da curva, evitando algum excesso na aceleração e eventual deslize da motocicleta e, já na saída da curva é ativado o controle de empinamento (wheeling), funções que fazem parte do KTRC (Kawasaki Traction Control).

Informações Adicionais: kawasakibrasil.com

Sobre a Kawasaki Motores do Brasil Ltda.: A Kawasaki Motores do Brasil Ltda (KMB) é uma subsidiária integral da Kawasaki Heavy Industries Ltd (KHI) sediada no Japão. Em operação no Brasil desde outubro de 2008, a marca atua na importação, produção e comercialização de motocicletas e quadriciclos através de uma base operacional em São Paulo e uma fábrica no Pólo Industrial de Manaus. Representada pela equipe KRT, com a motocicleta Ninja ZX-10R pilotada por Jonathan Rea, a Kawasaki é Pentacampeã do World Superbike, o mais disputado campeonato do gênero.

F: VGCOM