COMPETIÇÃO 2019

DANIEL SERRA VENCE STOCK CAR 500 NO VELOPARK



Daniel Serra faz história no Velopark
                                                                               


Vitória mais que emocionante de Daniel Serra na StockCar 500 o iguala ao pai, um dos grandes o automobilismo brasileiro.

Em um dos momentos mais especiais dos 40 anos de história do Campeonato Brasileiro de Stock Car, o paulista Daniel Serra tornou-se o vencedor da corrida número 500 da categoria, em uma prova que teve de tudo: chuva, caça ao líder, equipe novata na liderança e uma inteligente jogada estratégica no final que decidiu as primeiras colocações. Com a vitória, Serrinha juntou-se ao pai, Chico Serra, no clube dos vencedores “centenários”. Chico faturou a StockCar 100. Os demais são Xandy Negrão (200), Cacá Bueno (300) e Thiago Camilo (400).
                                                                                 


O pódio foi completado por Rubens Barrichello e Ricardo Maurício, que fez uma bela corrida de recuperação. A largada foi realizada em fila indiana devido ao piso escorregadio em função da chuva que vem caindo na região desde a sexta-feira. O pole position Thiago Camilo largou bem e garantiu a ponta, seguido muito de perto por Daniel Serra e Rubens Barrichello.

Logo na segunda volta, Marcos Gomes mergulhou por dentro e tomou a quarta posição de Nelson Piquet Jr. Pouco depois, Marcel Coletta e Pedro Cardoso, dois estreantes, rodaram e perderam muitas posições.
                                                                            

Enquanto isso, Camilo e Serra travavam uma intensa disputa pela liderança. Serrinha usou o botão de ultrapassagem para atacar e Camilo para se defender das investidas do atual campeão da Stock Car, que terminaria o dia como vencedor. Mais atrás, Max Wilson, César Ramos e Gabriel Casagrande protagonizaram uma disputa emocionante pela décima posição, com os três entrando juntos em algumas curvas do Velopark – o que levantou a torcida nas arquibancadas.

Com trinta minutos restantes para o final da StockCar 500, Thiago Camilo, que inicialmente foi muito pressionado por Daniel Serra, conseguiu abrir pouco mais de dois segundos e meio de vantagem para o segundo colocado, dando a entender que iniciaria a arrancada rumo a uma vitória tranquila.

Na 17ª volta, Guga Lima escapou da pista e se chocou contra a barreira de pneus. O incidente provocou a entrada do safety car e acabou anulando a vantagem construída a muito custo por Camilo sobre Serra. Também naquele trecho do traçado, durante os classificatórios do sábado, Átila Abreu escapou e sofreu o acidente que o afastou da corrida deste domingo, devido a uma fissura na vértebra L2. O piloto sorocabano deve passar por uma bateria de exames de avaliação, mas a princípio está escalado para voltar à pista na próxima etapa.

Na relargada, autorizada na 21ª volta, Camilo novamente usou habilidade para bloquear Daniel Serra e manter a ponta, aproveitando a presença de Denis Navarro, que no momento era retardatário e se viu preso entre os dois líderes. Foi então que o maior drama da prova começou. A chuva que caiu forte no sábado durante a classificação voltou com intensidade e obrigou a colocação dos pneus para pista molhada. A corrida começou a ser decidida.
                                                                                

Uma volta após fazer sua parada, Thiago Camilo errou no piso molhado, saiu da pista e foi superado por Marcos Gomes. Dessa forma, o campeão de 2015 ocupava a liderança com um carro da equipe KTF Sports, time estreante na categoria. Mas Daniel Serra, que ganhou a posição de Camilo após atrasar sua parada, conseguiu voltar para a pista na ponta – surpreendendo também por optar pelos pneus slick ao invés dos para chuva. A mesma estratégia foi adotada por Barrichello, que agora deixava Marcos Gomes em terceiro.

A 13 minutos do final, Camilo partiu para cima de Marcos Gomes na tentativa de tomar a terceira posição. Marquinhos soube se defender inicialmente, mas acabou perdendo o posto para o rival, que usou o botão de ultrapassagem para garantir a manobra. O piloto da KTF acabaria perdendo rendimento devido a uma falha no motor, e com isso também seria ultrapassado por Felipe Fraga.

Na dianteira do pelotão, Daniel Serra abria uma vantagem inimaginável em uma corrida extremamente competitiva e imprevisível. Com mais de dez segundos à frente de Rubens Barrichello, o segundo colocado, o filho de Chico Serra praticamente garantiu a vitória com uma condução calma e sem assumir riscos desnecessários. Mesmo assim, Serrinha chegou a colocar uma volta em Thiago Camilo, àquela altura o quarto colocado



O que disseram os protagonistas:

Daniel Serra, piloto vencedor: "Estava chovendo e eu comecei a fazer as contas: vi que não compensava colocar pneus de chuva, pois ela estava ameaçando parar. Aí, eu pensei: nós corremos a temporada toda, nos últimos dois anos, sendo cautelosos. Mas nessa não! Eu decidi correr do jeito prazeroso (e ficar com os pneus slick). Arriscamos (na estratégia), achei que ia dar certo. E estou muito feliz por essa decisão!"

Rosinei Campos, equipe vencedora: "Foi bastante difícil a decisão (de trocar para pneus de chuva ou não). E teve bastante confusão para administrar os dois carros, pois tínhamos uma janela limitada. Mas o Daniel resolveu permanecer na pista e a gente segurou o Ricardo também. Aí o Daniel tomou a decisão de continuar com pneus slick porque ele sentiu que ia parar de chover e que poderia continuar. Fizemos isso nos dois carros e foi muito acertado. Devemos muito a ele (Daniel Serra) essa decisão."

Rubens Barrichello, segundo colocado: "Que sufoco! Que vitória poder dar isso para essa galera que trabalha muito. Os competidores que estavam com pneu de chuva brigavam entre eles, então eu decidi ficar quietinho. Mas o Cacá voltou com tudo, batemos e quebrou o esterço do volante. Para a direita não tinha curso, tinha que fazer bem devagar, e para a esquerda virava demais, então foi (como) uma vitória. Eu fico muito feliz em dar esse pódio para essa galera que trabalha tanto!"

Ricardo Mauricio, terceiro colocado: "Eu sabia que muita gente tinha entrado no box para o pit stop na primeira volta (da janela de paradas), logo que o box abriu. E a preferência na nossa equipe é sempre para o piloto que está na frente, então o Daniel tinha a preferência. Em uma parte da pista estava chovendo, na outra nem tanto, com seis voltas de box aberto. Aí me mandaram entrar e vi que muita gente já tinha entrado para trocar os quatro pneus. A gente só ia trocar dois, pois estávamos mais rápidos. Depois comecei a ter um pouco mais de cautela para passar o pessoal que estava com pneu de chuva, pois sei que não é fácil andar com pneu de chuva no seco."


Confira abaixo o resultado extra-oficial:
1 . Daniel Serra ( Eurofarma RC ), 46 voltas
2 . Rubens Barrichello ( Full Time Sports ), a 22s893
3 . Ricardo Maurício ( Eurofarma RC ), a 44s775
4 . Thiago Camilo ( Ipiranga Racing ), a 1 volta
5 . Felipe Fraga ( Cimed Racing ), a 1 volta
6 . Marcos Gomes ( KTF Sports ), a 1 volta
7 . Nelson Piquet Jr ( Full Time Sports ), a 1 volta
8 . Cesar Ramos ( Blau Motor Sports ), a 1 volta
9 . Gabriel Casagrande ( Crown Racing ), a 1 volta
10 . Julio Campos ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 1 volta
11 . Ricardo Zonta ( Shell V-Power ), a 1 volta
12 . Allam Khodair ( Blau Motor Sports ), a 1 volta
13 . Lucas Foresti ( Vogel Motorsport ), a 1 volta
14 . Gaetano di Mauro ( Shell Helix Ultra ), a 1 volta
15 . Rafael Suzuki ( Hot Car Competições ), a 1 volta
16 . Max Wilson ( RCM Motorsport ), a 1 volta
17 . Bruno Baptista ( RCM Motorsport ), a 1 volta
18 . Diego Nunes ( KTF Sports ), a 1 volta
19 . Bia Figueiredo ( Ipiranga Racing ), a 2 voltas
20 . Galid Osman ( Shell Helix Ultra ), a 2 voltas
21 . Cacá Bueno ( Cimed Racing ), a 2 voltas
22 . Denis Navarro ( Cavaleiro Sports ), a 2 voltas
23 . Felipe Lapenna ( Cavaleiro Sports ), a 2 voltas
24 . Guga Lima ( Vogel Motorsport ), a 29 voltas
25 . Valdeno Brito ( Prati-Donaduzzi Racing ), a 40 voltas
26 . Marcel Coletta ( Crown Racing ), a 43 voltas
27 . Pedro Cardoso ( Hot Car Competições ), a 43 voltas



07/04/2019
_________________________________________________________________________________

 Stock Light: Em "casa", Motortech Competições disputa primeira etapa da temporada 

No circuito gaúcho do Velopark, time com sede em Caxias do Sul espera iniciar o ano com  bons resultados para Marcio Campos  e André Moraes Jr.

A Stock Light tem sua abertura neste final de semana no Autódromo Internacional do Velopark, no Rio Grande do Sul. A prova acontece neste domingo e a Motortech Competições disputa em “casa” a primeira prova da temporada. “Nossa sede é em Caxias do Sul, bem próximo do circuito, onde podemos receber nossos patrocinadores, família e amigos. É muito bom poder contar com a torcida do nosso estado!”, destacou o chefe de equipe Adilson Morari.
                                                         


O time, que detém os títulos da categoria em 2015, 2016 e 2017, entra na disputa com Márcio Campos, que retorna a equipe, onde conquistou os títulos da Light em 2015 e 2016, e o jovem André Moraes Jr., campeão da Mercedes Benz Challenge C250, em 2018.
                                                                     

A dupla não esconde a ansiedade em começar a temporada. “Eu estou extremamente ansioso para voltar as pistas depois de um ano longe dela. Estou com muita vontade de voltar a competir e curioso para ver como será a minha performance e da equipe, mas estou muito feliz em voltar para a Motortech pela história que temos e dos cinco campeonatos brasileiros conquistados juntos. Voltar ainda em casa no Velopark”, destacou o gaúcho Márcio Campos tem uma longa trajetória com a equipe, onde conquistou cinco títulos pela Motortech, bicampeão da Stock Light 2015 e 2016 e tricampeão da Mercedes Benz Challenge em 2011, 2012 e 2013.  


Para o paulista André Moraes Jr., atual campeão da categoria C250 do Mercedes-Benz Challenge, essa estreia revela um misto de sentimentos. “Confesso que estou com um misto de ansiedade e tranquila, ansiedade pela estreia e tranquilidade pelos treinos que fizemos, onde conseguimos conhecer bem o carro. Temos tudo para fazermos um ótimo início de temporada. Vamos buscar já nos treinos acertar o carro. O Velopark é a única pista da temporada que é tudo novidade pra mim, pois nunca andei no circuito. Nessa fase, os treinos e o simulador me ajudaram demais e me deram uma boa base para buscar um bom resultado desde o início”, explicou o piloto de 19 anos.

A temporada da Stock Light terá oito etapas em rodada dupla exibidas ao vivo pelo canal BandSports e pelo portal Terra, com uma hora de transmissão tanto nas provas de sábado quanto nas de domingo. A categoria também terá transmissões no Facebook e Youtube: o 2º treino livre e o classificatório serão mostrados para os fãs da Light nas duas plataformas.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

Sexta-feira

08h15 – 08h45 – Treino extra para rookies da Stock Light

09h00 – 09h15 – Shake-down Stock Car

09h30 – 09h45 – Shake-down Stock Light

10h00 – 10h30 – Treino extra 01 Stock Car (1º Grupo)

10h45 – 11h15 – Treino extra 01 Stock Car (2º Grupo)

11h30 – 12h00 – 1º treino Stock Light (1º Grupo)

12h15 – 12h45 – 1º treino Stock Light (2º Grupo)

13h00 – 13h30 – Treino extra 02 Stock Car (1º Grupo)

13h45 – 14h15 – Treino extra 02 Stock Car (2º Grupo)

14h30 – 15h00 – 2º treino Stock Light (1º Grupo)

15h15 – 15h45 – 2º treino Stock Light (2º Grupo)

16h00 – 16h30 – 1º treino Stock Car (1º Grupo)

16h45 – 17h15 – 1º treino Stock Car (2º Grupo)


Sábado

08h30 – 09h00 – 2º treino Stock Car (1º Grupo)

09h15 – 09h45 – 2º treino Stock Car (2º Grupo)

10h00 – 10h30 – 2º treino Stock Light (1º Grupo)

10h45 – 11h15 – 2º treino Stock Light (2º Grupo)

13h00 – 13h20 – Classificação Stock Light

13h30 – 14h30 – Classificação Stock Car

15h25 – Largada 1ª etapa Stock Light


Domingo

07h45 – Abertura dos portões ao público

08h25 – Largada 2ª etapa Stock Light

09h00 – 09h50 – Visitação aos boxes

10h48 – Hino Nacional Brasileiro

11h00 – Largada 1ª etapa Stock Car

A participação do piloto Marcio Campos é financiada pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo ao Esporte, Programa Pró-Esporte, projeto Formando Campeões, proposto pela Motortech Competições.



02/04/2019
____________________________________

COPA TRUCK E MERCEDES -BENZ CHALLENG 2019


Flecha Dourada é a nova máquina de Raijan Mascarello para buscar o bicampeonato

                                                                            

Se os campeões merecem troféus ou medalhas de ouro, nada como celebrar o título acelerando um carro dourado e mostrar quem é o atual campeão. Raijan Mascarello apresentou nesta quarta-feira (13) o layout do seu CLA45AMG para a temporada do Mercedes-Benz Challenge, que se inicia em Goiânia, no próximo dia 24.

“Tudo que é dourado é bonito. Resolvi celebrar o título assim e correr toda a temporada com o carro dourado”, conta Raijan, lembrando as provas de ciclismo em que o líder adota uma camisa da cor amarela.

Esta será a terceira temporada de Raijan Mascarello no Mercedes-Benz Challenge e a terceira com a equipe Mottin Racing. Mais uma vez, o preparador Leandro Guerra estará responsável pelo carro. Por isso, a expectativa é das melhores.
                                                                            

“Temos um entrosamento muito grande que vem bem antes de eu correr no Mercedes Challenge. Ter essa tranquilidade de saber que tudo está sendo feito em busca do melhor é fundamental para que eu só pense em acelerar”, conta Raijan, que terá em seu carro a marca Hamakk.

Ingressos
A venda de ingressos para a etapa de abertura da temporada, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia, já está aberta. Na venda on-line (www.copatruck.com.br/ingressos-goiania-2019 é possível comprar ingressos a partir de R$28.

A programação de treinos em Goiânia será aberta na sexta-feira (22), a partir das 12h00, com três sessões de treinos. No sábado, acontecem dois treinos livres e o classificatório. A corrida de domingo será as 10h00.


F. Osires comunicação

13/03/2019
______________________________________________________________________


IMSA: Brendon Hartley será companheiro de João Barbosa e Filipe Albuquerque nas 12 Horas de Sebring.
                                                                           

Após a aposentadoria do brasileiro Christian Fittipaldi nas 24 Horas de Daytona, em janeiro, a equipe Action Express Racing anunciou o neozelandês Brendon Hartley como reforço para o #5 Mustang Sampling Racing Cadillac DPi-V.R nas 12 Horas de Sebring, que serão disputadas no dia 16 deste mês, ao lado dos titulares João Barbosa e Filipe Albuquerque.

O piloto de 29 anos tem uma vasta experiência no automobilismo, que inclui Fórmula 1 e Grand-Am, além de uma vitória em Le Mans em 2017. Atualmente, Hartley é piloto de simuladores da Ferrari, mas já disputou algumas provas nos EUA, vencendo Petit Le Mans em 2017 e Road America em 2013. Em sua única disputa em Sebring, dois anos atrás, o piloto terminou na décima colocação.

Hartley integrará a equipe Mustang Sampling Racing na segunda etapa da temporada 2019 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, que também marcará a segunda etapa do Campeonato Norte-americano de Endurance. A equipe Action Express Racing já venceu a competição de endurance em 2014, 15, 16, 17 e 18 e quer garantir mais um título este ano.

“Com a decisão do Christian de se aposentar, precisávamos encontrar outro piloto que fosse rápido e um grande companheiro de equipe. Brendon tem muito conhecimento e atitude e vai se dar muito bem ao lado do João e do Filipe”, declarou o chefe da equipe, Gary Nelson. “Temos acompanhado o Brendon ao longo dos anos, desde que vimos ele correndo tão bem na Grand-Am, então, estamos muito felizes por ele estar vindo trabalhar conosco em Sebring”, completou.

A equipe Mustang Sampling Racing vem de um duro sétimo lugar nas 24 Horas de Daytona. Barbosa, Albuquerque e Fittipaldi perderam muitas voltas no início da corrida para o reparo de um problema elétrico. Mesmo caindo para a 45ª posição, o trio foi pra cima para conquistar pontos importantes na temporada.

Apesar de ter sido a última corrida de Fittipaldi, o brasileiro continuará na equipe como diretor esportivo. Em 2015, o piloto venceu as 12 Horas de Sebring ao lado de Barbosa e Sebastien Bourdais.

Além do trio do #5 Mustang Sampling Racing Cadillac DPi-V.R, a equipe Action Express ainda terá em Sebring os brasileiros Pipo Derani e Felipe Nasr e o norte-americano Eric Curran no #31 Whelen Engineering Racing Cadillac.

F. (José Mário Dias)