sábado, 24 de agosto de 2019

VALENDO UM MILHÃO: CAMILO LARGA NA TERCEIRA POSIÇÃO E SEGUE CONFIANTE


Thiago Camilo larga em 3º na Corrida do Milhão.
                                                                          
três anéis de vencedor da Corrida do Milhão

Thiago Camilo vai partir da 3ª posição do grid amanhã, na Corrida do Milhão, sétima etapa da temporada da Stock Car. É a primeira vez em 2019 que Thiago Camilo não larga da primeira fila. Foram cinco pole positions e um segundo posto em seis etapas. Por outro lado, essa é a melhor posição de largada de Camilo na principal prova do automobilismo brasileiro. O piloto da Ipiranga Racing venceu em 2011 partido da sétima posição, 2012 largando de 20º, e 2015 largando em 12º.

Com um sistema de classificação diferente das etapas anteriores, onde foram disputadas quatro sessões ao invés de três, e onde os seis primeiros colocados vão largar com muito menos combustível que do sétimo colocado em diante, fazendo com que gastem mais tempo no reabastecimento, muitas das equipes dominantes discutiram internamente se valeria a pena brigar pela pole position, mas no fim todas brigaram. Lucas Di Grassi, que não disputa a temporada completa da Stock Car esse ano, vai largar na pole position, com Ricardo Mauricio em segundo. Ao lado de Thiago Camilo na segunda fila estará o líder do campeonato, Daniel Serra.

“Realmente você fazendo cálculos tudo leva a crer que quem largar em sétimo (Ricardo Zonta ficou nessa posição) levará vantagem, mas resolvemos brigar pela pole position sem forçar, principalmente o consumo. No Q1 em dei a primeira volta rápida e desacelerei. Naquele momento estava em sexto e não pensava que os demais iam tentar uma volta rápida a mais, pois isso significa um segundo a mais no pit stop. Aí fui para décimo e ainda faltava o grupo 2 entrar na pista, minha posição entre os 15 que vão para o Q2 estava ameaçada. Mas o carro do Átila Abreu espalhou óleo na pista no início da sessão do segundo grupo e as coisas ficaram mais fáceis. Do Q2 em diante fomos pra cima, buscando a pole. O carro do Di Grassi estava muito mais rápido que todos os outros, então a melhor posição era a segunda, e faltou um pouquinho, mas largar por dentro em terceiro aqui em Interlagos é muito bom. Amanhã teremos uma corrida onde além da velocidade o vencedor precisará de estratégia e sorte, principalmente em relação às entradas ou não do safety car. Vou entrar na pista focado na vitória”.
                                                                           


Bia Figueiredo, companheira de Camilo na Ipiranga Mattheis, vai largar em 25º. Ela foi uma das prejudicadas pelo óleo na pista, mas estava satisfeita em relação à evolução do carro. “Tivemos muitas dificuldades nas duas sessões de treinos livres, e o carro melhorou bastante na classificação. Pena que o óleo na pista não nos permitiu mensurar quanto melhoramos. Amanhã vou focar em fazer bons pontos e estou confiante”.

A Corrida do Milhão tem transmissão da Rede Globo a partir das 11h20, dentro do esporte Espetacular.

  três anéis de vencedor da Corrida do Milhão

Fotos: 
Rafael Galiano/Hyset
Carsten Horst/Hyset