Porsche Endurance: com piloto de 16 anos, equipe Hero Motorsport crava a pole em Interlagos.
O jovem Felipe Baptista e o veloz argentino Esteban Guerrieri formam dupla eficiente na prova de longa duração.
Contando com pilotos de nível internacional, alguns com passagem pela Fórmula 1, o estrelado grid da principal prova de longa duração da Porsche Império Carrera Endurance Series foi surpreendido no final da tarde desta sexta-feira (29) pelo forte desempenho do jovem Felipe Baptista, parceiro do experiente e também veloz argentino Esteban Guerrieri nos 500 km de Interlagos. Felipe, de apenas 16 anos, cravou a pole position juntamente com o argentino – registrando, inclusive, uma marca mais veloz do que a alcançada por seu parceiro. A posição no grid de cada dupla é determinado pela média do tempo de melhor volta dos dois pilotos e o desempenho do duo Baptista/Guerrieri conquistou a pole position para a prova que será disputada neste sábado, a partir das 14h10.
“Eu esperava que fôssemos rápidos, mas ficar com a pole position foi algo sensacional”, diz Felipe. “O grid está muito competitivo, com os 19 primeiros no mesmo segundo, então acho que fizemos um bom trabalho para a Hero Motorsport”, continua o jovem piloto. Felipe, no entanto, já é conhecido no meio automobilístico por suas façanhas. No início do ano, tornou-se o mais jovem piloto a vencer uma prova da Porsche e de uma categoria de Gran-Turismo, ao ser o melhor em Interlagos com apenas 15 anos de idade. A organização do campeonato pleiteia o recorde junto ao Guinness, mas o processo ainda está em andamento.
"Meu parceiro é um craque" - “Eu já conheço o comportamento do nosso carro em provas de longa duração, como a de amanhã, por que eu disputei uma corrida de 300km em Portugal. Então, acho que estou bem preparado. E o meu parceiro certamente é um craque, uma boa referência para mim durante a corrida. Estamos confiantes, mas tudo só será decidido amanhã. Nem sabemos ainda quem vai largar, mas seja quem for vai fazer o melhor que puder pelo nosso time”.
O irmão de Felipe, Vitor Baptista, também integra a equipe Hero Motorsport, formando dupla com o piloto Filipe Albuquerque. Nas tomadas de tempo para o grid realizadas nesta sexta-feira, eles ocupavam a segunda posição quando um dos pneus perdeu pressão e passou a interferir no desempenho do carro. A dupla então caiu para a nona posição – colocação que ainda a deixa em condições de brigar pela vitória em uma prova tão longa como a deste sábado, com 500 quilômetros de percurso.
Confira os dez melhores do grid:
1) Esteban Guerrieri/Felipe Baptista, 1min35s606
2) Allam Hellmeister/Luca Sarapieri, a 0s058
3) Lucas Di Grassi/Ricardo Baptista, a 0s074
4) J. Allgaler/Miguel Paludo, a 0s152
5) Ricardo Zonta/Werner Newgebauer, a 00s162
6) Felipe Fraga/JP Mauro, a 0s174
7) Danilo Dirani/R.Toni, a 0s292
8) Guilherme Salas/P. Aguiar, a 0s294
9) Filipe Albuquerque/Vitor Baptista, a 0s301
10) Nelson Piquet Jr/ D. Schneider, a 0s316
Fotos: (Luca Bassani/Porsche)