Thiago Camilo larga em segundo em Goiânia
Primeiro capítulo da novela ‘Briga pela liderança’ tem final feliz
Goiânia (GO), 23 de novembro – A meta de Thiago na penúltima etapa da temporada da temporada 2019 da Stock Car – diminuir ao máximo a diferença de 24 pontos que o separa do líder do campeonato, Daniel Serra -, começou a ser cumprida hoje no autódromo de Goiânia. O piloto da Ipiranga Racing conquistou o segundo lugar no grid, enquanto Serrinha vai largar em sétimo, e Ricardo Mauricio, segundo no campeonato seis pontos à frente de Camilo, vai partir da 27ª posição.
Chegar ao 11º Q3 (que reúne os seis mais velozes para brigar pela pole position) em 11 etapas disputadas esse ano não foi nada fácil. Os três treinos livres, dois na sexta e o terceiro na manhã de sábado, foram disputados em pista seca. A chuva que começou a cair logo antes da primeira sessão de classificação (Q1) atrasou a ida dos carros para a pista. Quando o grupo dos 15 pilotos mais bem colocados entrou na pista ainda bem molhada, a chuva diminuiu bastante, fazendo prever que os tempos do segundo grupo seriam melhores. Para ficar entre os 15 pilotos do Q2 Thiago Camilo teria que ficar entre os primeiros no seu grupo, e ele estava em 11º até abrir a última volta rápida, a dois segundos de o cronômetro zerar. Acabou ficando em segundo no seu grupo, quinto no geral e passou para o Q2.
Com a pista ainda molhada, todos com pneus de chuva e condições iguais, Thiago Camilo sobrou no Q2, marcando 1min30s248, 0,232s à frente do segundo, Gabriel Casagrande. A pista continuou úmida, mas secando, para o Q3, e a direção de prova permitiu que as equipes escolhessem os pneus a serem usados. Todas escolheram slicks, e Casagrande conquistou sua segunda pole position na temporada, marcando 1min26s396, contra 1min26s568 de Thiago Camilo, que não ficou exatamente frustrado por não ter conquistado sua sétima pole position em 2019.
“Claro que eu queria a pole position, ainda mais porque em condições de pneus de chuva eu era o mais rápido. Mas levando em conta tudo o que aconteceu aqui hoje e a possibilidade de que volte a chover amanhã na corrida, foi um sábado excelente”, avaliou o piloto do Chevrolet número 25 da Ipiranga Racing, que nessa etapa corre com o número do amigo Tuka Rocha, falecido no último dia 17.
Bia Figueiredo, companheira de Thiago Camilo na Ipiranga Racing, saiu do carro bastante chateada por não ter tido a possibilidade de passar para o Q2 e brigar por uma melhor posição no grid. Ela vai largar em 18º. “Não dá para afirmar que eu passaria para o Q2, mas definitivamente o Valdeno (Brito) me atrapalhou bastante na minha melhor volta”. Vindo de duas etapas onde pontuou nas quatro corridas, Bia quer continuar pontuando para subir no campeonato.
A largada da primeira corrida da rodada dupla de amanhã acontece às 11 horas e o SporTV2 transmite a partir das 10h30.
Fotos: Carsten Horst/Hyset
F.kacelnik