Em tempos de coronavírus, veículos elétricos portáteis garantem mais segurança aos usuários
A pandemia do coronavírus traz à tona muitas reflexões sobre nossos comportamentos em sociedade, hábitos, relacionamentos e estilo de vida. Neste contexto, e nessa nova forma de enxergar como cuidamos do planeta, da nossa qualidade de vida e da nossa segurança, novas tendências para a mobilidade urbana, sobretudo nas grandes cidades, estão sendo reavaliadas. E a mobilidade individual por meio dos veículos elétricos portáteis – como monociclos, patinetes ou bicicletas – vai ganhar cada vez mais adeptos também por evitar aglomerações de pessoas. A Eletricz, distribuidora que já atua neste segmento desde 2018, está apresentando um monociclo elétrico com tecnologia revolucionária para atender este público. Confira o press release abaixo:
Eletricz apresenta novo monociclo elétrico KS-S18
com revolucionário sistema de suspensão ajustável
O monociclo elétrico ganha, cada vez mais, as ruas das grandes cidades do Brasil e do mundo, se apresentando como uma nova proposta de mobilidade urbana, individual, segura, moderna, ecologicamente correta, econômica e portátil. O crescimento desse mercado vem motivando os principais fabricantes do mundo a investir em tecnologias inovadoras que tornam esses equipamentos ainda mais seguros, confortáveis e confiáveis para o uso no dia a dia. A Eletricz, distribuidora com sede em São Paulo (SP), que é representante exclusiva no Brasil da marca KingSong, um dos maiores fabricantes de monociclos elétricos do planeta, anuncia o lançamento de um novo modelo que promete revolucionar o segmento: o KS-S18, que traz um novíssimo sistema de suspensão ajustável a ar, desempenho esportivo e um visual poderoso. Para desenvolver esse modelo, a KingSong contou com a colaboração de Kuji Rolls, um piloto de testes, influenciador digital e youtuber de grande prestígio internacional e muito conhecimento nesta área.
O novo monociclo elétrico KS-S18, que estará disponível no Brasil a partir de agosto, é equipado com um inédito projeto de suspensão ajustável a ar de acordo com o peso do condutor. Esse ajuste poderá ser feito por meio de um botão de fácil acesso, que regula a sensibilidade da suspensão. O usuário também terá a opção, em outro botão, de desligar a suspensão, caso prefira a pilotagem tradicional. O quadro é produzido com uma estrutura de alumínio que passa por um processo de anodização dura, que aumenta sua robustez e resistência à corrosão e à abrasão. O conjunto inclui um amortecedor da marca DNM. “Além de oferecer maior conforto ao rodar por pisos asfaltados ou irregulares, outro ganho importante com essa nova tecnologia é evitar que um condutor distraído que esteja com as pernas estendidas (o que não é recomendável ao conduzir o monociclo), seja ejetado do veículo ao transpor um buraco, por exemplo”, explica Márcio Canzian, CEO da Eletricz. “É uma grande revolução para o crescente mercado mundial de monociclos elétricos”, acrescenta. O mecanismo da suspensão faz com que a distância do pedal ao solo tenha uma variação de 11 a 21 cm, justamente para permitir o movimento do amortecedor.
O novo modelo também apresenta um design esportivo, moderno e robusto nunca antes visto no mundo dos monociclos elétricos, com partes mecânicas expostas. A bateria, o quadro e os pedais são separados da roda, formando um conjunto ousado e que transmite a imagem de valentia, diferente de qualquer outro modelo já produzido. O novo KS-S18 é um monociclo de alto desempenho, equipado com motor de 2.200 W de potência (com 5.000 W de pico), o que lhe permite atingir até 50 km/h de velocidade máxima e superar subidas com ângulo de até 40 graus – ou seja, ele percorre tranquilamente qualquer ladeira de uma metrópole como São Paulo. O torque do seu motor atinge 140 Nm. Sua autonomia chega a 110 quilômetros graças à sua bateria de 1.100 Wh – seu carregamento total é feito em até 6 horas por meio de um carregador rápido conectado a uma entrada USB em uma tomada elétrica residencial comum. Outro destaque que contribui com o desempenho mais robusto e esportivo é o seu pneu aro 18, com três polegadas de largura.
TECNOLOGIAS DE ÚLTIMA GERAÇÃO
Seus faróis (alto e baixo) oferecem 9.000 lúmens de luminosidade e ainda contam com sensor automático – eles ligam sozinhos quando começa a escurecer. O modelo ainda possui lanterna traseira e luz de freio. O objetivo é que o seu condutor veja melhor e mais longe e também seja visto com mais facilidade. Apesar de todos os recursos e tecnologias incorporados, é um produto leve, com apenas 22 kg, e compacto, com 56 cm de altura, 53 cm de comprimento e 20 cm de largura (com suas pedaleiras abertas). Como todos os monociclos da KingSong comercializados no mercado brasileiro, o novo KS-S18 é equipado com alça retrátil que permite o seu transporte facilmente, sem precisar levantá-lo, como uma mala de viagem. Ele também possui sensor anti-spinning, que desativa o motor no caso do equipamento ser levantado do solo. Também a exemplo dos demais modelos, conta com recursos como entrada USB (que permite recarregar um gadget como o telefone celular enquanto se locomove) e conexão Bluetooth com o celular. Por meio dessa conexão, o usuário pode entrar no aplicativo do fabricante e acessar, com apenas um clique, informações importantes sobre o seu equipamento, como velocidade e autonomia. Também é possível, neste app, limitar sua velocidade e personalizar o modo da iluminação (estática ou pisca-pisca), entre outras configurações.
Os monociclos são construídos numa estrutura única que possui sensores de estabilização e aceleração. Sua principal característica é funcionar através de um giroscópio eletrônico. Os giroscópios são usados para controlar rotas de naves espaciais, piloto automático de aviões, mísseis e carros autônomos. É a mesma tecnologia que garante o auto-balanceamento nos monociclos elétricos. Além disso, o monociclo elétrico possui acelerômetro: sensor que mede a aceleração de um corpo em relação à gravidade e sua direção. Sua tecnologia, portanto, traz para o usuário o que existe de mais moderno em mobilidade. Ele funciona como um pêndulo: para acelerar, o condutor deve pender seu corpo ligeiramente para frente, e para reduzir a velocidade deve pender para trás. Monociclos não possuem comandos de freios: é esse movimento do corpo para trás que reduz a velocidade até parar ou até ele começar a rodar para trás – o que exige mais experiência do usuário.
O novo KS-S18 já está em pré-venda no mercado brasileiro, com preço de R$ 17.760,00. Referência em veículos elétricos portáteis no País, a Eletricz comercializa mais de 10 modelos de monociclos elétricos das marcas KingSong e Gotway, com preços a partir de R$ 2.970,00. A empresa possui uma loja física, no bairro de Vila Nova Conceição, em São Paulo (SP), onde oferece também os treinamentos para os usuários iniciantes numa pista exclusiva. Para quem não está em São Paulo, a Eletricz oferece aulas tutoriais no seu canal do YouTube, no endereço www.youtube.com/eletricz e todos os seus produtos também podem ser adquiridos em sua loja virtual, no endereço www.eletricz.com.br/loja. “Andar de monociclo elétrico é, provavelmente, a forma de locomoção mais segura, versátil, ágil e divertida que existe. Esse tipo de veículo, atualmente, está no topo da cadeia da mobilidade urbana individual, oferecendo inúmeras vantagens em relação aos automóveis e também ao transporte coletivo”, explica Márcio Canzian, que também é diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve). Os monociclos elétricos também são muito eficientes para consumidores que precisam, por exemplo, se locomover até uma estação de metrô ou um ponto de ônibus para uma viagem mais longa. “Eles são perfeitos, por exemplo, para resolver o conhecido first mile/last mile, unindo diferentes formas de se locomover pela cidade”, acrescenta Canzian.