sexta-feira, 2 de abril de 2021

DISPUTA DE SUVS ELETRICOS É NESTE FINAL DE SEMANA ARABIA SAUDITA

 

Time disputará sua primeira corrida em A-Ula, no campeonato de corridas sustentáveis

A equipe, ACCIONA|Sainz XE Team,  fará sua estreia neste sábado, 3 de abril, no Extreme E, novo campeonato off-road sustentável de SUVs elétricos, que tem início em Al-Ula, na Arábia Saudita.

Com esta iniciativa, a ACCIONA - líder em soluções de infraestrutura sustentável e projetos de energia renovável no mundo, busca conscientizar a todos sobre o impacto das mudanças climáticas e a necessidade de acelerar a transição para uma economia de baixo carbono começando pelo mundo automobilístico. 

A equipa terá Carlos Sainz e Laia Sanz como pilotos do veículo 100% elétrico da ACCIONA, que disputará uma nova série de corridas com um claro compromisso social. O Extreme-E visa promover o desenvolvimento sustentável e o combate às mudanças climáticas, bem como a igualdade de gênero. Valores com os quais a empresa está comprometida.

Carlos Sainz venceu o Campeonato Mundial de Rally duas vezes, em 1990 e 1992. Ele também ganhou três títulos do Rally Dakar e o último Prêmio Princesa das Astúrias para o Esporte. Já a piloto Laia Sanz, foi campeã mundial de Trial treze vezes e campeã mundial de Enduro cinco vezes. Ela terminou todas as edições do Rally Dakar de 2011 a 2021, na qual foi classificada onze vezes como campeã feminina de motociclismo. Sua parceria no volante da ACCIONA|Sainz XE Team, é sua transição oficial das motocicletas para os veículos de quatro rodas.

A ACCIONA, que já liderou a primeira equipe capaz de completar o Rally Dakar em 2017, utilizando um veículo com zero emissões de poluentes, está em busca de provar a confiabilidade da mobilidade elétrica e a competitividade das energias renováveis nos percursos mais desafiadores e conta com  a QEV Technologies, empresa de engenharia especializada em P&D em mobilidade elétrica com larga experiência em competições, como  parceira tecnológica da equipe.

Clima, sustentabilidade e igualdade 

O time da ACCIONA vai competir contra outras oito equipes em cinco corridas ao longo de 2021. A série acontecerá em paisagens que exemplificam os ecossistemas ameaçados pelo impacto das mudanças climáticas. Por isso, o primeiro X Prix acontecerá em Al-Ula, na Arábia Saudita, que se caracteriza por terrenos áridos e rochosos, a exemplo da desertificação e da seca provocadas pelo aquecimento global.

A equipe do Extreme-E está comprometida em promover uma competição de zero carbono. Nesse sentido, todas as emissões das corridas e sua logística serão compensadas. O Extreme-E também é signatário da Estrutura de Esportes para Ação Climática das Nações Unidas.

Além disso, a competição promove a igualdade de gênero. Dessa forma, as regras estabelecem que as equipes devem ter uma divisão 50/50 de homens e mulheres, com o mesmo número de quilômetros percorridos por cada membro da equipe. As nove equipes usarão o Odyssey 21, o SUV off-road oficial da corrida, 100% elétrico, com baterias alimentadas por sistemas de hidrogênio verde.

ACCIONA na Arábia Saudita 

A Arábia Saudita, com uma população de aproximadamente 33,4 milhões de pessoas, é o terceiro maior país consumidor de água do mundo. Como parte do programa de desenvolvimento sustentável, Visão 2030, o país implementou medidas para reduzir o consumo em 43% até o final da década.

Atrelado a isso, a ACCIONA contribui para o cumprimento dessa meta com a construção de cinco dessalinizadoras no país, que fornecerão cerca de 1,8 milhão de m3/dia de água dessalinizada por osmose reversa, a tecnologia mais eficiente e com a menor taxa de emissão de carbono do mercado.

Sobre a ACCIONA

A ACCIONA é uma empresa global, líder no fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada. Seus serviços abrangem energia renovável, tratamento e gestão de água, transporte ecoeficiente e sistemas de mobilidade, infraestruturas resilientes, entre outros. A empresa, que está presente em mais de 60 países, é neutra em carbono desde 2016. Em 2020, a ACCIONA registrou faturamento de € 6,4 bilhões.


www.acciona.com.br 

 Instagram/Facebook/LinkedIn: @acciona