terça-feira, 24 de agosto de 2021

SELETIVA DE KART NO CIRCUITO SAINT MONTROND

 

Uma reunião muito seletiva de Karting da FFSA em Saint-Amand

A 2ª prova da temporada de 2021 FFSA Karting Sprint aconteceu de 20 a 22 de agosto no famoso circuito de Saint-Amand-Montrond, no centro da França. Quatro categorias estavam no programa: Minime, Cadete, Júnior e Feminino.

A Fundação Julie Tonelli para Crianças tem apoiado a FFSA por muitos anos apoiando o karting competitivo na França. A Fundação Julie Tonelli participa da decoração da pista e entrega as taças aos três primeiros de cada categoria e faz questão de homenagear os pilotos que ostentam a famosa borboleta rosa.

Dos quatro campeonatos franceses disputados em Saint-Amand, apenas o feminino deu o seu veredicto: Luna Cléret deixou o encontro com o título de campeã francesa. Minime e Cadet vão competir em seu segundo e último evento em Lohéac de 1 a 3 de outubro, enquanto os juniores terão que esperar mais uma semana para completar seu programa de cinco eventos em Aunay-les-Bois.

A pista de Saint-Amand permaneceu seca ao longo do fim-de-semana e as corridas foram muito animadas graças a desempenhos frequentemente muito próximos. A seletividade dessa rota antiquada foi mais uma vez confirmada.

Cléret titulada no Campeonato Francês Feminino

Apenas 14 pilotos entraram na corrida pelo título em karts com motor IAME X30. Se o nível geral era alto, as corridas às vezes careciam de espetáculo, já que Luna Cléret (Exprit / Iame) dominou claramente contra Royanne Hamidat Sodez (Kosmic / Iame). Os lugares foram no entanto muito cobiçados no top 5. Foi finalmente Chloé Cannard (Redspeed / Iame) quem subiu ao terceiro degrau do pódio à frente de Léonie Claude (Tony Kart / Iame) e Lydie Valichon (FA Kart / Iame) . Mathilde Habrant (DR / Iame) fez uma boa final à frente de Clémence Daguier (OTK / Iame) e Laura Bourguet (Oberon / Iame), as três terminando entre os 10 primeiros.                                                               


Pradier vencedor da final Minime

Thomas Pradier (Kosmic / Iame) esteve sempre presente no top 3 dos 56 participantes antes de vencer na pré-final e na final. 2º, Jules Avril (Tony Kart / Iame) foi um adversário sério classificado em 1º nas mangas, enquanto Walter Schulz (OTK / Iame) recuperou bem do 16º para o 3º lugar na final. O polonês Antoine Grisel (Sodi / Iame) perdeu tempo em sua última bateria antes de voltar em 4º na final com a volta mais rápida da corrida. Théo Battisti (Fórmula K / Iame) fez o melhor progresso do fim de semana. 55º abaixo do cronômetro, ele se classificou em 32º antes de terminar em 19º na pré-final e 8º na final, estabelecendo o 3º melhor tempo duas vezes. Depois de uma complicada pré-final, Lilian Soares (Redspeed / Iame) recuperou 8 lugares no 9º lugar na final, à frente de Vivien Guyonnet (Redspeed / Iame), que teve um aumento significativo de 27 posições desde a qualificação. Voltando à 4ª posição no final das mangas, Luka Scelles (Sodi / Iame) estava menos confortável no domingo e terminou na 11ª posição. Depois de baterias sólidas e um 4º lugar na pré-final, Maël Le Marchand (Energy / Iame) teve de se contentar com a 14ª posição final na sequência de um incidente na 1ª volta. 40º da classificação intermédia, Mia Oger (Fórmula K / Iame) consolou-se com o 2º lugar na Coupe de la Ligue enquanto Valentin Beauvois (Parolin / Iame) terminou em 5º.


Cadete: retorno vitorioso para Dauvergne

Matthéo Dauvergne (Alpha / Rotax) não parava de melhorar: apenas 23º dos 51 participantes abaixo do cronômetro: 8º nas mangas, 3º na pré-final, foi finalmente declarado vencedor da final à frente de Paul Grisel (Alpha / Rotax), regulares na vanguarda da categoria durante a reunião. Atrasado em uma bateria, Tom Spirgel (Birel ART / Rotax) recuperou 14 lugares na 5ª colocação na pré-final antes de subir ao pódio final. Hugo Martiniello (Praga / Rotax) também fez bons progressos, terminando na 4ª posição final depois de ter sido segundo em várias voltas. Penalizado pelo otimismo na pré-final, Elouan Bienaimé (DR / Rotax) recuperou 11 lugares na 8ª posição da Final. O poleman Arthur Aegerter (Sodi / Rotax) garantiu um bom 2º lugar nas mangas, mas teve de se contentar com um 8º e um 9º lugar nas fases apesar da sua grande velocidade. Sacha Avril (Sodi / Rotax) teve um início brilhante de fim de semana entre os 3 primeiros antes de cair para 29º em um incidente na pré-final. Ele teve uma boa largada na final, novamente perdendo 6 posições no meio da corrida, mas ainda assim subiu para a 11ª colocação. 9º ao cronômetro e 9º na pré-final, Emilio Ortolani (Intrepid / Rotax) termina em 9º sob a bandeira quadriculada final, mas se encontra em 13º com um spoiler desenganchado. Presente no top 10 das mangas, Martin Lacquemanne (Praga / Rotax) desistiu no início da Pré-final e teve de subir 18 lugares na Final para terminar em 15º. Clovis Nougueyrède (Redspeed / Rotax) somou 13 lugares, terminando finalmente em 16º. Arthur Raphanel (Birel ART / Rotax) fez um excelente início de encontro com o 7º melhor tempo e o 5º lugar nas mangas. Ele foi 6º na pré-final quando foi vítima de um incidente e não completou uma volta na final. Começando em 42º na Qualificação, Victor Aegerter (Sodi / Rotax) perdeu por pouco sua qualificação para as finais.                                                         


Alberto levanta o tom em Junior

Paul Alberto foi sem dúvida o herói desta 4ª jornada do Campeonato Francês Júnior. Depois da pole position de Corentin Rousseau, empatada com Enzo Perrot Thommerot, Alberto assumiu a liderança nas duas corridas, mas perdeu uma de suas vitórias devido a um spoiler que foi desengatado. Augustin Bernier aproveitou a oportunidade para assumir o comando com Arthur Dorison e Hugo Herrouin em seu rastro. Alberto foi intratável nas fases finais, conquistando duas grandes vitórias. Atrasado por um spoiler inconstante, Arthur Dorison caiu para 5º na frente de Bernier, enquanto Herrouin alcançou a 2ª posição final com a volta mais rápida da corrida. Rousseau volta forte na 3ª posição e Tom Montagne na 4ª posição.