segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

STOCK CAR PRO SERIES NOVO ACESSO A JOVENS

 

Stock Series se torna estágio obrigatório para ingresso na Stock Pro

Pilotos vindos de qualquer categoria nacional deverão provar sua capacidade no "laboratório" da Stock Car Pro Series

Em uma época na qual a Copa São Paulo magnetiza os olhares dos grandes clubes do Brasil e do exterior, todos em busca dos futuros campeões, o automobilismo também vive um movimento similar. Equivalente no esporte a motor ao campeonato de jovens promessas do futebol, a Stock Series está prestes a iniciar a temporada de descoberta das novas estrelas da Stock Car Pro – categoria para a qual revelou sete em cada dez campeões, com o impressionante índice de 72%.

Nesse cenário, há uma grande novidade. Nesta segunda-feira (10), a Vicar, promotora das duas categorias, anunciou que vai concentrar na Stock Series a presença dos principais jovens talentos brasileiros: a partir de 2022, a categoria de acesso passa a ser estágio obrigatório para quem vem de outros campeonatos e quer ingressar na Stock Car Pro. A medida inclui todos os campeonatos realizados no Brasil.

“Esta é uma medida coerente com a remodelação da Stock Series, que até o ano passado se chamava Stock Light”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar. “A Stock Series é definitivamente onde os aspirantes à Stock Pro são testados e aprovados. Por isso, estamos implantando evoluções em todos os aspectos da competição. Para 2022, por exemplo, teremos um carro mais agressivo, agora com a carenagem do Chevrolet Cruze usado na Stock Pro. O carro será também apenas 1,5 segundo mais lento que o Stock da categoria principal, ou seja, andará muito perto. Vai ser interessante comparar o tempo de volta de cada modelo já na estreia, em Interlagos, dia 13 de fevereiro”, continua o executivo.

Desempenho ideal – Para se ter uma ideia da proximidade promovida pelas alterações técnicas, os carros da Fórmula 2 – que serve de categoria escola para a Fórmula 1 – são geralmente de dez a 15 segundos mais lentos que a competição principal. E mesmo assim são considerados o estágio ideal para se chegar à Fórmula 1.

“As equipes têm consciência de que construímos o laboratório ideal para quem quer não apenas chegar à Stock Car, mas também chegar pronto para brigar por pódios e vitórias”, observa Julianelli. “Um consenso entre todos é que o índice de 72% vai ser aumentado a partir de agora. Não apenas pela obrigatoriedade que está sendo colocada para quem chega de categorias de base, mas principalmente por que o carro e o ambiente estão muito mais afinados em 2022. Daqui sairão grandes campeões”, resume o CEO da Vicar.

Assim como na categoria principal, a Stock Series vive um momento de definição dos competidores para a nova temporada. “Quem tem como objetivo chegar à Stock Pro, ou mesmo se preparar em alto nível para outro campeonato, deve consultar as equipes desde já”, diz Julianelli. “Ainda há vagas em times bem interessantes em aberto, então a hora é agora”, completa o CEO da Vicar.

Para quem sonha em chegar à Stock Car Pro Series, seguem os contatos das equipes inscritas para a temporada 2022:

Equipe / Contato / Telefone

Carlos Alves Competições / Carlos Alves / 011 997245888

KTF Sports / Enzo Bortoleto / 011 93500-3000

Motortech Motorsport / Adilson Morari / 054 9923-6030

MRF Racing / Fernando Leme / 045 9984-8817

Piquet Sports / Pablo / 043 9182-0033

RKL Racing / Edson Ricarte / 041 9714-6598

RZ Competições / Robson / 041 9916-6555

SG Racing / Sergio Gomes / 042 9997-5059

W2 Racing / Serafin Júnior / 021 98151-1439


Fotos:

Duda Bairros/Stock Car

F:bestpr