Domingo de grandes disputas no SuperBike pela 1° etapa da temporada 2023
SUPERBIKE PRO
A 1ª etapa da SuperBike Pro de 2023, realizada no Autódromo de Interlagos neste domingo, terminou com vitória do argentino Ramiro Gandola, da AGEM/BMW Racing. Atual vice-campeão da categoria, o piloto assumiu a liderança na segunda volta e seguiu na ponta até o fim.
"Isso é Deus que me ajuda, e ilumina. Há uma semana não tínhamos equipe, montamos uma equipe em uma semana. É uma coisa incrível. Foi muito trabalho, e os resultados vieram. Mandar um abraço para minha esposa e meu filho, para toda minha família e meus patrocinadores, que estão fazendo um esforço enorme", relatou Gandola.
A segunda posição foi do uruguaio Maxi Gerardo, da BMW Motorrad Rider Experience, enquanto o terceiro lugar ficou com Leo Tamburro, da TRC Performace. Vencedor da SuperPole da SuperBike Pro de sábado, Gui Brito, da Honda, caiu logo no início e precisou abandonar a prova. A corrida foi marcada por quedas e terminou com intervenção do safety car nas últimas duas voltas.
Na categoria Evo, Raphael Santos, da TRC Performace, ficou na primeira colocação.
1º Ramiro Gandola #3
2º Maxi Gerardo #41
3º Leo Tamburro #53
4º João Carneiro #14
5º Felipe Macan #54
Evo:
1º Raphael Santos #65
Julio Fortunato faz corrida impecável e vence na abertura da SuperBike Evo. (Foto: SuperBike Brasil).
SuperBike EVO - 1000cc
Julio Fortunato, da Sport Plus Racing, não deu chance para o azar e garantiu a vitória na primeira prova da categoria SuperBike Evo, realizada neste domingo no Autódromo de Interlagos. Tendo largado em segundo lugar, o piloto assumiu a ponta já na primeira volta e não deu brecha para os demais competidores, terminando com 3.075 de vantagem para o segundo lugar.
A corrida do número 56 ainda foi de superação, já que Fortunato sofreu uma pequena queda durante os treinos classificatórios de ontem.
"Tomei um esfreguinha de leve ontem (risos). A moto, o pé e o braço, está tudo ralado. Mas na hora que apaga a luz a gente esquece, só acelera. Deu (para arrumar a moto de ontem para hoje), não tem tempo ruim. Os caras arrumam e a moto fica boa igual. Isso que eu quero ver agora lá no box (a festa com a dobradinha da Sport Plus Racing)", disse o vencedor.
A segunda posição foi de Felipe Comerlatto, também da Sport Plus Racing. Ele largou na pole, chegou a cair para a terceira colocação na terceira volta, mas se recuperou e garantiu a vice-liderança com certa folga. Já a briga pelo terceiro lugar foi acirrada. Depois de iniciar a corrida em sétimo, Osvaldo "Duende", da Quick Motos, teve ótima performance e, na quinta volta, assumiu a terceira posição, de onde não saiu mais. Raphael Santos, TRC Performace, finalizou em quarto, com apenas 0.018 de diferença para "Duende".
Os pilotos da SBK Evo ainda entrarão em ação novamente, correndo ao lado da categoria SuperBike Pro.
1º Julio Fortunato #56
2º Felipe Comerlatto #186
3º Osvaldo "Duende" #5
4º Raphael Santos #65
5º Luis Bertoli #33
Luiz Ferraz larga na primeira posição e é ultrapassado logo no início da prova, mas recupera a ponta na terceira volta e não larga mais. (Foto: SuperBike Brasil).
SuperBike Light - 1000cc
Pela categoria SuperBike Light 1000, Luis Ferraz, da Tecfil Racing Team, venceu a corrida válida pela 1ª etapa do campeonato de SuperBike Brasil de Motovelocidade, realizada neste domingo no Autódromo de Interlagos. O piloto largou na primeira posição e foi ultrapassado logo no início da prova, mas recuperou a ponta na terceira volta e não largou mais.
"Eu estou melhor preparado fisicamente, acredito que esse ano promete. Esse ano vai ter boas brigas pelo título, boas disputas. O (Edson Luiz) "Mamute" também anda muito bem. A gente vai junto na briga. Gostaria de agradecer todos que estão presentes aqui, fazem a diferença para nós, aceleram com a gente. Espero vocês na próxima etapa", destacou Ferraz.
Sidinei Machado, da GRC, fez um grande começo de prova e liderou as duas primeiras voltas, mas sofreu uma queda e precisou abandonar a pista. Com isso, Anderson Costa, da 3AB, não vacilou, colou em Luis Ferraz e terminou na segunda posição. Já Felipe Pan, da TRC Performace, fez uma corrida de superação, finalizando em terceiro lugar mesmo depois de ter fechado a primeira volta em sexto. Edson Luiz "Mamute", da PCM, chegou a ocupar a vice-liderança e terminou sete voltas na terceira colocação, mas foi ultrapassado na penúltima volta e acabou em quarto. Serginho, da Tecfil Racing Team, foi o quinto colocado.
Luis Ferraz também ficou com a vitória pela categoria Master, enquanto Rogerio Gentil, da Tecfil Racing Team, venceu a categoria Senior.
1º Luis Ferraz #13
2º Anderson Costa #23
3º Felipe Pan #54
4º Edson Luiz "Mamute" #99
5º Serginho #64
Categoria Master:
1º Luis Ferraz #13
Categoria Senior:
1º Rogerio Gentil #31
Felipe Gonçalves leva a melhor em duelo eletrizante com Theo Manna e vence na SuperSport 600cc .
SuperSport 600cc
A corrida da SuperSport 600cc válida pela 1ª etapa do campeonato de SuperBike Brasil de Motovelocidade de 2023 foi marcada por uma disputa eletrizante, além de algumas quedas. Atual campeão da categoria, Felipe Gonçalves, da TEXX PSBK, levou a melhor na disputa com Theo Manna, da PRT, e garantiu a primeira vitória na temporada.
Largando na pole, Felipe liderou a prova desde o início, mas sempre perseguido de perto por Theo. Na última volta, o piloto número 77 chegou a assumir a liderança, mas foi ultrapassado pelo atual campeão pouco depois.
"Agradecer todo mundo que está aí torcendo, minha família que está lá em casa. Para todo mundo que está lá na casa do meu vô assistindo, um beijo para vocês e para meus amigos. Só agradecer", disse Felipe Gonçalves.
"O número 30 deu sorte, voltamos a ser 30 esse ano. Agradecer minha equipe, que fez um trabalho sensacional, e esse público lindo aqui da São Paulo que veio nos prestigiar. Vamos para a segunda etapa", completou.
Tendo terminado somente 0.015 de diferença para o vencedor, Theo Manna fez uma grande corrida de superação depois de largar em 12º lugar. Gustavo Gão, da Pioneiro Motonil Motor, terminou na terceira posição, enquanto Enzo Maccapani, da TRC PERFORMACE, e Mauro Thomassini, da Motom Omni, finalizaram em quarto e quinto lugar, respectivamente.
Alex Oliveira, da Pioneiro Motonil Motor, foi o vencedor da categoria Light. Já Marcos Fortunato, da Sport Plus Racing, triunfou na Evo.
1º Felipe Gonçalves #30
2º Theo Manna #77
3º Gustavo Gão #85
4º Enzo Maccapani #56
5º Mauro Thomassini #5
Light:
1º Alex Oliveira #16
Evo:
1º Marcos Fortunato #99
Juninho Moreira vence duelo na última volta e conquista vitória na Copa Pro Honda CBR 650R. (Foto: SuperBike Brasil).
Copa Pro Honda CBR 650R
Em uma prova marcada pelas intervenções do safety, Juninho Moreira, da Team Racing22, venceu a 1ª etapa da Copa Pro Honda CBR 650R de 2023, realizada neste domingo no Autódromo de Interlagos. O piloto largou em quarto lugar, mas assumiu a ponta ainda na primeira volta.
As emoções foram reservadas para o fim da corrida, já que o procedimento de safety foi acionado na terceira volta e durou até o fim da sétima. Logo depois da largada, o pole Pedro Foroni teve problemas na moto e caiu para nono lugar. Maurício Marques, da Luvizotto Race Team, que largou em terceiro, e Henrique Almeida, da Skullderia Racing, precisaram abandonar a prova no início.
A partir da relargada na penúltima volta, as disputas rolaram soltas. Raquel Vaz, da Cajuru Racing, saiu da quinta para a terceira posição, onde ficou até o final. Já a briga pela liderança foi entre Juninho Moreira e Alexandre Colorado, da Colorado Race Team. Na última volta, os dois pilotos trocaram de posição duas vezes, mas o piloto da Racing22 conseguiu retomar a ponta.
"Eu nem esperava ganhar. Falei: 'vou dar o meu melhor, ir para cima'. Os outros pilotos estavam andando muito mais rápido, mas dei o meu melhor e deu certo. Tentar melhorar para próxima. Agradecer também a minha equipe, a Racing22, e meus patrocinadores. Sem eles não teria como estar aqui. Agradecer a todos (também) e o evento", afirmou Juninho.
Lucas Bessa, da Pioneiro Motonil Motors, terminou na quarta colocação geral e venceu a categoria Light.
1º Juninho Moreira #84
2º Alexandre Colorado #27
3º Raquel Vaz #199
4º Lucas Bessa #111
5º Alex Fernandes #22
Light:
1º Lucas Bessa #111
Gabrielly Lewis faz corrida de superação e vence na Suhai 400 Cup. (Foto: SuperBike Brasil).
Suhai 400 Cup
Neste domingo, Gabrielly Lewis, da Tecfil Racing Team, venceu a categoria da Suhai 400 Cup válida 1ª etapa do campeonato de SuperBike Brasil de Motovelocidade de 2023, realizada no Autódromo de Interlagos. A piloto largou em décimo por ter estourado a potência na SuperPole de sábado, mas se recuperou e terminou na frente.
Logo na primeira volta, Gabrielly subiu para quinta posição. Na quinta, assumiu a liderança pela primeira vez, ultrapassando Gui Foguetinho, da PRT, que vinha liderando desde o início da prova. Após algumas disputas pelo primeiro lugar, a número 17 assegurou de vez a ponta na sétima volta.
"Foi um pouco difícil esse final de semana. Não estou acostumada com a moto, fazia tempo que eu não andava de 400. A última vez (que havia andado) foi na última etapa (do ano passado), então tive um pouco de dificuldade. Consegui fazer a SuperPole, mas por pouco fui desclassificada. Deu uma pressãozinha largar de décimo, mas eu tentei focar e ir passando aos poucos, não tentar me matar e acabar caindo. Deu certo, consegui chegar no pelotão da frente. Foi uma loucura, mas no final deu certo", relatou a piloto.
As últimas duas voltas da prova foram realizadas em procedimento de safety. Na hora da bandeirada final, Gui Foguetinho acabou ultrapassando Gabrielly Lewis e, por isso, foi punido e acabou fora do pódio. Sendo assim, o segundo lugar foi de Arthur Costa, da Team Racing 22, enquanto a terceira colocação ficou com Gustavo Martinez, da TEXX PSBK.
Pela categoria Master, Daw Pereira, da Tecfil Racing Team, ficou com a vitória.
1º Gabrielly Lewis #17
2º Arthur Costa #199
3º Gustavo Martinez #76
4º Heitor "Ourinho" #78
5º Daw Pereira #18
Master:
1º Daw Pereira #18
Diego Souza lidera do início ao fim e garante vitória na SuperBike Rookie. (Foto: SuperBike Brasil).
SuperBike Rookie
No encerramento da 1ª etapa do campeonato de SuperBike Brasil de Motovelocidade, realizada neste domingo no Autódromo de Interlagos, Diego Souza, da CAXA Racing, fez uma corrida quase perfeita e venceu a categoria da SuperBike Rookie. O piloto largou na pole e se manteve na liderança do início ao fim, encerrando a prova com uma vantagem de 3.422 para o segundo colocado.
"Uma corrida muito bacana. Minha primeira corrida, estou iniciando no SuperBike agora. Minha primeira corrida oficial também, então acho que minha estreia não podia ser melhor. Uma corrida difícil. Agora vamos nos preparar para o ano. Todos sabem que é difícil, então gostaria mesmo de começar o ano com a vitória para quem sabe arrumar patrocinadores para nos ajudar. Muito feliz, parabéns para todos os pilotos. Agora é comemorar", disse o vencedor da categoria.
Já a disputa pelo segundo lugar foi mais acirrada. Danilo Anselmo, da 3AB, largou na vice-liderança, mas foi ultrapassado por Thiago Fischer, da FSR Fischer Racing Team, na terceira volta. Depois de muito brigar, o número 39 retomou a colocação na penúltima volta.
Danilo Anselmo também foi o vencedor da categoria Light.
1º Diego Souza #85
2º Danilo Anselmo #39
3º Thiago Fischer #79
4º Christiano Frandoloso #25
5º Daniel Pierre #88
Light:
1º Danilo Anselmo
Enzo Ximenes brilha e leva primeira etapa da Honda Junior Cup de 2023. (Foto: SuperBike Brasil).
Honda Junior Cup
A categoria Honda Junior Cup abriu as atividades da 1ª etapa do campeonato de SuperBike Brasil de Motovelocidade neste domingo, dia 26, no Autódromo de Interlagos. Atual vice-campeão da categoria, o jovem Enzo Ximenes fez uma grande corrida e abriu a temporada com vitória.
Enzo largou na segunda colocação e logo no fim da primeira volta assumiu a liderança, de onde não saiu mais. O piloto ainda fez a volta mais rápida da corrida, anotando 2:23.232.
"Muito feliz, me preparei bastante nessa pré-temporada. Muito feliz com isso, com a vitória. Chegar na primeira etapa já ganhando é muito emocionante para mim. Venho forte esse ano. Vou treinar mais para ganhar a próxima e tentar ser campeão esse ano", disse Enzo Ximenes.
Atual campeão da categoria, Leo Marques ficou com a segunda posição depois de largar na pole. O terceiro lugar foi de Miguel Garcia, que também fez ótima corrida e incomodou Leo o tempo todo, chegando a estar na vice-liderança na última volta.
1º Enzo Ximenes #12
2º Leo Marques #9
3º Miguel Garcia #96
4º Miguel Simon #131
5º Erick Adib #44
F: IMPRENSA SBK