segunda-feira, 20 de março de 2023

COPA TRUCK MAIOR GRID E VITORIAS INEDITAS

Copa Truck abre temporada com duas corridas históricas em Goiânia                                                                        

Na Pro, Giaffone ganha na estreia do novo projeto híbrido e Zini soma primeira vitória da carreira; Fogaça e Camargo dominam corridas da Super                                                                      

A Copa Truck inaugurou a temporada 2023 com o maior grid de todos os tempos e duas corridas memoráveis que coroaram Felipe Giaffone e Jaidson Zini na nova categoria Pro, assim como Fabinho Fogaça e Evandro Camargo na divisão de acesso, a Super.                                                                  


A divisão principal teve um domingo para ficar marcado nas histórias de Giaffone e Zini. Ao estrear o novo caminhão híbrido elétrico, o campeão de 2017, mesmo sem o kit (que por enquanto segue proibido nas classificações e corridas), fez frente aos rivais e suportou a pressão do companheiro André Marques, campeão de 2021, recebendo a bandeirada com 0s3 de vantagem, vendo Roberval Andrade ser o terceiro após ter seu caminhão reconstruído após o acidente de sábado. Quem não teve o que comemorar foi o atual campeão Wellington Cirino, que terminou a prova 1 em P8, sairia na pole do grid invertido, mas acabou excluído por excesso de emissões                                                                        


Já Zini esteve no lugar certo e na hora certa, com muita competência, para terminar na frente a segunda corrida, marcada pela desclassificação do então líder Adalberto Jardim, que queimou a largada e não cumpriu o drive through. Largando de P4 por conta do quinto lugar na corrida 1 (resultado da inversão de grid dos oito primeiros), ele superou Débora Rodrigues, viu Paulo Salustiano bater após uma quebra em seu equipamento e assumiu a ponta na última volta, quando Jardim resolveu tirar o pé após ter sua exclusão confirmada. Beto Monteiro foi o segundo, com Débora Rodrigues indo ao pódio em terceiro. 

                                                                    


"Não podia ser melhor, confesso! Chegar com caminhão novo, sem treinos prévios e fazer tudo isso me deixou muito feliz. Vencemos sem nem usar o kit elétrico, o que me deixa muito animado para a sequência do campeonato", comenta Giaffone. "A gente já vinha bem nos treinos e vem trabalhando forte desde o ano passado. A 'vibe' está sensacional. Treinamos forte desde janeiro e nada como começar o ano com vitórias. Agora a ideia é tentar mais conquistas e andar na frente", ressalta Zini, que, na combinação dos resultados, sai de Goiânia um ponto à frente de Beto na liderança da tabela (33 a 32), seguidos de Giaffone e Marques, empatados em pontos (27) , e Débora, com 26.                                                                         

A Super estreou um novo formato, com largada distanciada do grid da Pro, o que não atrapalhou em nada a qualidade do espetáculo. O início da primeira prova contou com uma confusão na curva 1, quando Jô Augusto e a estreante Bia Figueiredo, brigando pelo P3, ficaram sem espaço e se tocaram, desencadeando o caos para quem veio atrás. Por sorte, todos escaparam e Fabio Fogaça pôde confirmar a pole e vencer com tranquilidade, seguido por Thiago Rizzo e por Bia, que conseguiu se recuperar.                                                                        

A segunda corrida começou com uma situação peculiar: pole no grid invertido, Kleber Eletric se confundiu e alinhou no fim da fila da Pro, sendo invariavelmente punido com um drive through. O que saiu realmente na pole, Ricardo Alvarez, também foi penalizado por ter queimado a largada e, com isso, Evandro Camargo herdou a liderança para não mais perdê-la. Jô, que havia sido quarto na corrida 1 após a confusão na largada, levou para casa o troféu de segundo colocado, com Fabio Fogaça anotando o P3. Quem teve um dia para esquecer foi o piloto e ator Caio Castro, que escapou na primeira volta da primeira corrida, bateu no "S" de baixa, abandonou e não conseguiu largar na prova 2.                                                                        


"A gente cumpriu a nossa meta aqui, com vitória, P3, liderança e caminhão constante. Meus rivais tinham caminhões melhores, mais soube aproveitar melhor as situações de corrida. É um início de trabalho e só temos a crescer", destaca Fabinho. "Foi um fim de semana maravilhoso, andando bem em todos os treinos, e corridas bem difíceis, com muitas intervenções. Fiz uma boa largada na segunda bateria, o que foi vital para a vitória", completa Camargo. Com os dois ótimos resultados, Fogaça deixa a capital de Goiás com 36 pontos, três à frente de Camargo, com Jô aparecendo em terceiro (32) e Bia fechando o G4 (30).

O próximo encontro da Copa Truck já tem data marcada: 30 de abril em Interlagos (SP), que já entrará para a história antes de começar por bater o recorde de inscritos: serão 32 com os retornos de Glauco Barros e Polloni Jr, o PJ.


Fotos :

Vanderley Soares

F:ImprensaCopatruck