sexta-feira, 12 de maio de 2023

EUROCUP 3 UMA NOVA CATEGORIA EUROPÉIA

Eurocup 3 o começo de uma nova categoria de monopostos na Europa                                                                     


No mesmo fim de semana em Spa na Bélgica que teve a primeira etapa do Espanhol de F4;Teve também a primeira etapa de uma nova categoria Européia.

De Monopostos para concorrer com a Regional Alpine(Freca), só que mais acessível para correr.

A categoria foi criada pelos mesmos organizadores da F4 Espanhola, que é a Eurocup3, que usará chassis Tattus e motores Alfa Romeo 1.750cc turbo.

O mesmo usado na antiga W series e na Freca(Formula Regional alpine) ,os pneus são da coreana Hankook (os mesmo que a F4 espanhola usa e a Fia FE), uma temporada completa, nessa nova categoria sai 450 mil euros.

Muito mais barato que a freca onde uma temporada sai 800 mil Euros,e ela corre na Espanha, Portugal e Bélgica, e corre junto com a F4 Espanhola, as equipes que correrão são a Palou(o dono dela é Alex Palou piloto da Indy) Campos Racing, Mp motorsport, Grs, Drivex, os pilotos alguns são conhecidos.

Como é o caso do Francês Pierre Louis Chovet (que já correu de F3 em 2021, e de F-Renault Eurocup em 2020, não conseguiu dinheiro para correr nos monopostos, correu ano passado o Trofeu Lamborghini da Europa, e correu as 6 últimas provas da Freca,esse ano fará toda a temporada da Eurocup3, pela Dricex) o Chinês radicado na Itália e cujo empresário é o ex piloto de f1 Vintantonio Liuzzi , Han Chenyu, que correu já na Freca em 2021 e ficou parado ano passado e agora volta a correr.

Chenyu é modelo também, do Espanhol Mari Boya que correu em 2021 e 2022 na Freca e esse ano além da Eurocup correrá na F3 pela mesma equipe a Mp, e também o Francês Esteban Masson que ano passado foi campeão francês de f4 e correra pela Campos Racing, e do Italiano Francesco Brescia da Campos Racing, que correu ano passado na Freca pela Mp e de f4 Italiana e alemã em 2021,vamos agora ás corridas, que são 2 por fim de semana.

Na corrida 1 quem largou na pole foi Mari Boya ao seu lado largou Nick Gilkes mas quem venceu foi o italiano Brasci que largou em quinto lugar, mas nas primeiras voltas assumiu a liderança numa ótima largada, em segundo ficou Han Chenyu e em terceiro Suleiman Zafari da Campos Racing e em quarto Mari Boy, Chovet terminou em nono lugar.

Na corrida 2 disputada no sábado quem venceu foi Mari Boya, seguido de Francesco Brasci que fez outra ótima corrida e por pouco, por milésimos não venceu , em terceiro ficou Javier Sagrera da Palou Racing e em quarto Chovet, Han Chenyu terminou em 13° lugar dos 16 carros da categoria, o campeonato está com Brascia com 45 pontos, seguido de Boya com 41 e de Han Chenyu com 18 e infelizmente a categoria não tem nenhum Brasileiro correndo a próxima etapa será dias 27 e 28 de maio em Aragon .

*Todo conteúdo descrito e de total responsabilidade do colunista

Rodrigo  Botana  45 anos ator e  locutor comercial  por formação, apaixonado por automobilismo desde  os 10 anos, assisto corridas de tudo que é categoria,, colunista dos sites nobres do grid e velocidadenosangue e agora colaborador do blog, corro em  campeonatos de  kart rental, meu instagram  é @botanarodrigo