sexta-feira, 15 de março de 2024

PIPO DERANI VAI LARGAR DA POLE NA FLÓRIDA

Pipo Derani conquista a segunda pole seguida na temporada e larga na frente nas 12 Horas de Sebring


Tetracampeão da corrida, brasileiro vai atrás de mais uma conquista neste sábado na tradicional prova no circuito da Flórida.

Pipo Derani e Sebring deram mais uma mostra nesta sexta-feira (15) de que formam uma “dupla perfeita”. Tetracampeão das 12 Horas de Sebring, o brasileiro conquistou a pole position e sai na frente na corrida deste sábado (16), que marca a segunda etapa da temporada 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

A bordo do #31 Whelen Engineering Cadillac V-Series.R, Derani completou a volta no traçado de aproximadamente 6 km e 17 curvas em 1min48s152. É a segunda pole seguida do piloto no ano, repetindo o resultado do grid nas 24 Horas de Daytona, etapa que abriu o campeonato em janeiro.                                                                      


No ano passado e em 2021, ele já havia conquistado o lugar de honra no grid para as 12 Horas de Sebring, onde já venceu em 2016, 2018, 2019 e 2023. O resultado desta sexta-feira também é um marco para a Cadillac, que chegou a sua 25ª pole no IMSA desde 2017.

A largada da 72ª edição da corrida está marcada para as 10h40 (de Brasília). A prova poderá ser acompanhada ao vivo pelo aplicativo do IMSA e no site https://www.imsa.com/tv/. Derani dividirá o carro com os companheiros Jack Aitken e Tom Blomqvist, que estiveram ao seu lado em Daytona, na conquista do segundo lugar.

“Eu amo essa pista. A cada corrida aqui, amo mais e mais. É fantástico. É uma pista que realmente se encaixa no meu estilo de pilotagem”, celebrou Derani, que também é bicampeão do IMSA (2021/2023).

“Mas para alcançar um resultado assim você também precisa de um carro confiável, não é apenas a minha parte que conta ou de um indivíduo, é o esforço de todo um grupo. E nosso carro está muito bem”, continuou.

O brasileiro também destacou que foi um classificatório difícil, em virtude de uma bandeira vermelha, que interrompeu a sessão após um dos carros sair da pista. “Foi um classificatório difícil. Nunca é fácil quando você tem uma bandeira vermelha e precisa fazer uma volta. Me disseram no rádio que eu poderia ter uma volta rápida se forçasse. Então, obviamente eu forcei o máximo, mas eu estava perto demais do Acura #40 para me sentir confortável”, lembrou.

“Consegui fazer a volta, mas fui um pouco atrapalhado, pois não foi uma volta limpa, já que eles cometeram alguns erros na minha frente. Então, perdi um pouco de tempo tentando controlar a distância para garantir a volta, caso não houvesse uma segunda chance. Com certeza, seria um tempo de volta melhor. Não foi uma volta perfeita, mas o suficiente para nos colocar na pole. Além disso, estava muito quente, o que torna a situação ainda mais interessante para lidar com os pneus. Com certeza, é algo complicado”, observou.

“Mas estou muito feliz por colocar a Cadillac mais uma vez na frente este ano, o único carro a fazer poles na GTP. É uma honra para nós, como equipe”, destacou o brasileiro de 30 anos, que sabe que esse é só o início de uma dura batalha pela vitória que terão pela frente.

“Sem dúvida, é um bom começo. Claro que estou muito contente com o resultado, ele significa que temos um carro rápido, mas se isso vai ser traduzido em uma vitória não sabemos, mas faremos o nosso melhor para isso”, finalizou Derani.

Confira os 10 primeiros no grid da GTP em Sebring:

1. P. Derani / J. Aitken / T. Blomqvist (Cadillac V-Series.R) 1min48s152

2. R. van der Zande / S. Bourdais / S. Dixon (Cadillac V-Series.R) 1min48s299

3. J. Taylor / L. Deletraz / C. Herta (Acura ARX-06) 1min48s593

4. J. Krohn / A. Farfus / P. Eng (BMW M Hybrid V8) 1min48s829

5. D. Cameron / F. Nasr / M. Campbell (Porsche 963) 1min49s179

6. T. van der Helm / P. Hanson / R. Westbrook (Porsche 963) 1min49s258

7. G. Bruni / A. Picariello/ J. Andlauer (Porsche 963) 1min49s274

8. M. Cairoli / A. Caldarelli / R. Grosjean (Lamborghini SC63) 1min53s574

9. C. De Phillippi / N. Yelloly / M. Martin / (BMW M Hybrid V8) 1min54s364

10. N. Tandy / M. Jaminet / F. Makowiecki (Porsche 963) Sem tempo


Fotos:

José Mário Dias

F:FGCOM