quarta-feira, 3 de abril de 2024

COMPRA E TROCA DE VEICULO PESQUISA REVELA..

Mais de 80% querem comprar ou trocar de carro em 2024, revela estudo


Levantamento realizado pela Webmotors aponta que SUV é a categoria mais desejada pelos usuários

 Pesquisa da Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, revela que 83% dos entrevistados têm a intenção de comprar ou trocar de carro em 2024. Desse total, 49% querem fazê-lo ainda no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Webmotors Autoinsights.

Do total de pessoas que participaram do levantamento, 88% têm automóvel. Entre eles, 36% adquiriram o veículo há um ano, enquanto 15% efetuaram a compra há seis anos ou mais. Em relação ao perfil do carro atual, 31% dos que possuem um veículo têm um SUV, 27% são donos de um automóvel fabricado entre 2016 e 2019, 25% de modelos de 2020 a 2023, e 24% proprietários de automóveis produzidos entre 2012 a 2015.

O estudo da Webmotors mostra também que 47% dos respondentes que têm um automóvel planejam trocar de veículo nos primeiros seis meses de 2024. As principais motivações para a substituição são: costume de trocar o veículo (44%); envelhecimento do carro atual (25%); necessidade de um veículo mais econômico (16%) e ter um modelo mais potente (15%).

De todos os entrevistados, 22% têm propensão de compra por um veículo zero quilômetro, enquanto 60% por usados e 18% ainda estão em dúvida. Sobre a forma de pagamento, 48% do total de respondentes pretendem realizar o financiamento parcial. Entre aqueles que possuem carro, 76% utilizariam o veículo atual como entrada.

Idealização do próximo carro

Para a próxima aquisição, os usuários que possuem carro e intencionam trocá-lo escolheriam, em primeiro lugar, um SUV (42%), seguido por sedã (29%), hatch (17%), picape (9%) e perua (3%). Quando questionados sobre qual tipo de motor desejado, a maioria (65%) optaria pelo flex.

"A partir desse estudo, observamos que, em 2024, a intenção de compra segue alta, reiterando que o carro permanece como um sonho de consumo para os brasileiros", afirma a CMO da Webmotors, Natalia Spigai. 

O levantamento foi realizado com cerca de 3 mil respondentes.

www.webmotors.com.br


F:RPMA