Uma grande estreia na Eslováquia e corridas cheias de revira voltas.
Ressurgindo das cinzas em 2020, o Slovakia Ring serviu de pano de fundo para a terceira rodada da Champions of the Future Euro Series, que agora passou para a segunda metade da temporada de 2024. As condições meteorológicas incertas do primeiro dia deram lugar a duelos incessantes e intenso suspense, sob a direção do promotor RGMMC, que geriu na perfeição a organização do encontro. O britânico Joe Turney em OK e o espanhol Christian Costoya em OK-Junior saíram vitoriosos deste difícil evento, deixando a série em aberto antes das duas últimas rodadas programadas na Suécia e no Reino Unido.
Nas duas categorias CIK-FIA OK e OK-Junior, 166 pilotos de 42 nacionalidades puderam conhecer as condições de corrida do Circuito da Eslováquia, que será utilizado de 21 a 23 de Junho para o Campeonato da Europa de Karting FIA. Para as equipas não faltou trabalho para adaptar os seus equipamentos à sinuosa pista de 1172 metros, localizada a cerca de meia hora a leste da capital Bratislava. Também para os pilotos foi um grande desafio, especialmente porque as mudanças nas condições de aderência na sexta-feira complicaram o seu objetivo, tanto durante os treinos de qualificação como nas primeiras mangas de qualificação. A hierarquia demorou a surgir e só nos minutos finais da corrida é que se conheceram os pilotos no pódio.
Em termos de organização, os participantes puderam correr num complexo de elevada qualidade e com infraestruturas modernas, beneficiando ao mesmo tempo do profissionalismo do grupo RGMMC e de toda a alta tecnologia implementada, nomeadamente ao nível do controlo e streaming da corrida. Sempre prontos para ouvir, todos os funcionários garantiram que o evento transcorresse sem problemas. Os esforços realizados para promover a série através do canal YouTube, Motorsport TV e redes sociais continuam a ser muito apreciados.
-OK : Junior: Costoya vence, Schauffer lidera
Conseguindo aproveitar ao máximo as mudanças nas condições de aderência, o australiano William Calleja (Parolin Motorsport) conquistou a pole position. Mas a liderança mudou várias vezes, com nove vencedores de baterias diferentes: Craigie, Mackie, Sala, Baglin, Costoya, Minns, Coronel, Ochstein e Slater. Com três vitórias, o espanhol Christian Costoya (Parolin Motorsport) passou para o 1º lugar da classificação intermediária e confirmou a posição ao vencer a Super Heat A na manhã de domingo. P41 na qualificação, o austríaco Niklas Schaufler (DPK Racing) conseguiu a façanha de vencer a Super Heat B depois de algumas recuperações soberbas nas mangas.
Na final, Costoya teve uma largada perfeita ao volante do seu Parolin-TM e rapidamente subiu para o 1º lugar, enquanto a batalha pelo pódio continuava inabalável. Primeiro foi o alemão Arjen Kraeling (KR Motorsport) quem liderou o grupo de perseguidores, antes de ser ultrapassado pelo britânico Roman Kamyab (RFM). Mas o britânico Noah Baglin (Prema Racing) partiu para o ataque e ultrapassou os seus dois rivais. Schaufler deu continuidade à investida iniciada na primeira bateria, subindo ao último degrau do pódio e garantindo a liderança provisória na Euro Series.
Ao final das 22 voltas, Costoya conquistou a vitória à frente de Baglin, permitindo ao espanhol subir para o 4º lugar no Campeonato. A final foi marcada pela soberba recuperação do britânico Scott Marsh (Tony Kart Racing Team) do 19º para o 4º lugar, à frente de Kraeling e Kamyab. Graças aos pontos conquistados no 7º lugar, o holandês Rocco Coronel (Victory Lane) é agora o 2º da série, à frente de Dries Van Langendonck, que teve uma corrida para esquecer. Iacopo Martinese caiu na colisão na largada, antes de fazer a volta mais rápida da corrida.
OK: Sucesso para Turney, Ramaekers assume a liderança da série
Um vizinho da República Tcheca, Jindrich Pesl (Monster Factory Team) conquistou a pole position com o tempo de 49,960, um novo recorde do Slovakia Ring. Recém-saído da classe OK-Junior, Pesl manteve a vantagem nas mangas de qualificação com quatro vitórias em cinco corridas! As demais baterias foram vencidas por Bondarev, Morgatto, Turney, Rillaerts, McLaughlin, Kanthan, Ramaekers e Monteiro. Os dois últimos dividiram as duas Super Heats, mas isso não impediu Pesl de permanecer na pole position para a Final. O checo continuou a sua demonstração no início da Final, que ficou marcada por uma colisão envolvendo vários karts, obrigando os diretores de prova a agitarem a bandeira vermelha. Esta decisão permitiu que quase todos os pilotos reiniciassem. Após o reinício, o britânico Joe Turney (KR Motorsport) aproximou-se do líder e assumiu a liderança na volta 10.
Vários outros pilotos seguiram o exemplo, incluindo os dois pilotos da equipe VDK Racing, o belga Thibaut Ramaekers e o irlandês Fionn McLaughlin. O francês Jimmy Helias (Victory Lane), que vinha fazendo progressos constantes desde a qualificação, liderou o pelotão com uma série de ultrapassagens. Ele finalmente alcançou Turney, antes de assumir o comando da corrida na volta 21. Um incidente final a três voltas do final trouxe outra bandeira vermelha, congelando as posições na pista para sempre. Uma reviravolta final derrubou Helias para a 5ª posição devido a uma penalidade por posicionamento incorreto da carenagem dianteira!
A vitória foi para o KR-IAME de Turney às custas de Ramaekers, o novo líder da série após o fraco desempenho do britânico Zac Drummond (Parolin Motorsport) na final. O romeno David Cosma Cristofor (KR Motorsport), que largou em 14º, pôde felicitar-se pelo lugar no terceiro degrau do pódio cobiçado pelo belga Kai Rillaerts (Sodikart), que no entanto perdeu lugares preciosos nas primeiras voltas. Classificados em 6º e 7º, respectivamente, o sueco Scott Kin Lindblom (Fusion Motorsport) e o português Tiago Monteiro (KR Motorsport) estiveram entre os protagonistas da Final. O francês Andrea Dupé (Prema Racing), que foi operado ao joelho neste inverno, terminou num encorajador 8º lugar no seu regresso. Antes de se aposentar, o seu companheiro de equipa Salim Hanna tinha feito a volta mais rápida da corrida.