quarta-feira, 2 de outubro de 2024

MOTOTURISMO TEMA DO PRIMEIRO CONGRESSO EM SOCORRO

1º Congresso Brasileiro de Mototurismo destaca a importância econômica e social da atividade e reúne grandes nomes do setor em Socorro


O evento reuniu especialistas, empresários, influenciadores e representantes de órgãos públicos para discutir o futuro do mototurismo e a formalização da atividade no país e na América Latina.

                                                                           


O 1º Congresso Brasileiro de Mototurismo, aconteceu no Centro Cultural Movimento em Socorro, SP, entre os dias 27 e 29 de setembro, e contou com a participação de grandes nomes do mototurismo e autoridades locais e estaduais, consolidando a cidade como um polo importante para o turismo de aventura e o mototurismo no Brasil. O evento reuniu especialistas, empresários, influenciadores e representantes de órgãos públicos para discutir o futuro do mototurismo e a formalização da atividade no país e na América Latina.

 

“O 1º Congresso Brasileiro de Mototurismo foi uma verdadeira celebração do mototurismo e de todo o potencial que essa atividade tem para transformar o turismo de aventura no Brasil. Ver Socorro repleta de motociclistas e líderes do setor discutindo soluções, boas práticas e o futuro dessa modalidade foi emocionante. Esse congresso é mais do que um evento pontual; é o início de uma agenda positiva para o calendário de Socorro como um dos destinos preferidos, conclui Carlãozinho Coachman, curador do CCM e idealizador do Congresso.                                                                          


Temas relevantes e participações de destaque: 

• Luiz Vendramini, criador da Motor Road Experiências, apresentou um case de sucesso sobre como convenceu o Parque Estadual da Serra do Mar a liberar visitas de motocicletas. Vendramini destacou o potencial de inclusão do mototurismo em áreas de preservação ambiental, promovendo um turismo responsável. Ele ainda mostrou um vídeo enviado pelo Sr. Heber Garrido, gestor do Parque Estadual da Serra do Mar, falando do sucesso de receber motociclistas na Serra do Mar e se mostrando favorável à abertura de novos parques administrados pela PARQUETUR aos motociclistas.

                                                                      

• Teiga Junior, Diretor de Mototurismo da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), trouxe sua experiência como mototurista e escritor especializado no setor. Teiga destacou o papel da CBM na promoção e formalização do mototurismo no Brasil.

 

• Gustavo Jacob - Presidente da CBM, apresentou a nova postura da entidade à partir de sua posse: "A CBM volta à sua posição de gestora das atividades e não mais promotora de eventos. Assim, temos novas frentes de trabalho, novas diretorias e podemos olhar com mais atenção para diferentes atividades ligadas ao motociclismo."

• Celso Miranda, jornalista especializado em motores e Diretor de Mobilidade Urbana da CBM, apresentou o projeto “Você Merece”, que premia motociclistas de bom comportamento nas estradas, destacando a importância da segurança e educação no trânsito, e foi um dos mediadores das rodas de conversas do congresso.                                                                    


• Celso Renato, conhecido como Celsinho, é um dos fundadores da AVENTUR, uma agência especializada em mototurismo. Ele compartilhou suas experiências de sucesso como guia de mototurismo e co-fundador do grupo Trail Trip, mostrando a crescente demanda por viagens organizadas de motociclistas.

                                                                       



• Luciano Peixoto, criador da Rota Brasil Experiências falou sobre o desenvolvimento de rotas que integram o turismo de aventura com o mototurismo, destacando Socorro como um destino estratégico. 

• Virginia Siqueira, do grupo Aceleradas - Mulheres ao Guidão, representou as mulheres no mototurismo, debatendo as necessidades e aspirações das motociclistas, um público em crescente expansão e ainda convidou as motociclistas presentes a participarem da roda de conversas, dividindo experiências.

• Idário Araújo, fotógrafo e motociclista, trouxe sua experiência em documentar viagens pelo Brasil e exterior, e como membro do Red Riders, ele tem liderado passeios e expedições, compartilhando suas impressões sobre o crescimento do mototurismo.

• Lina Pádua, presidente da Pró Cura da E.L.A., recebeu uma homenagem emocionante em nome do de seu falecido marido, o motociclista Fabio Carvalho, reforçando o compromisso do mototurismo com causas sociais e de conscientização, e da importância de se manter viva a memória. 

• Sergio Oliveira - Dir. Executivo da ABRACICLO, destacou a importância de iniciativas como o 1o Congresso Brasileiro de Mototurismo, e reforçou o apoio da entidade à boas práticas para o motociclismo nacional.

Presenças Institucionais e Governamentais:

O congresso também contou com a presença de importantes representantes do poder público e do setor privado, como o Gustavo Jacob, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Sergio Oliveira, diretor executivo da ABRACICLO, e Rogério Franco, responsável pelo marketing e comunicação da entidade.

Do lado governamental, marcaram presença o Prefeito de Socorro, Ricardo Lopes, a Secretária de Turismo, Mônica Sartori, e o Secretário de Cultura, Acácio Zavanella, além de representantes do Consórcio do Circuito das Águas Paulista, a Presidente da ADECAP, Laura Santi. Também participaram a Presidente do COMTUR, Jaqueline Franco, e o Presidente da ASTUR, Ronaldo Silva.

Segurança Pública e Apoio ao Mototurismo:

O congresso promoveu um diálogo entre o mototurismo e as forças de segurança pública. O Comandante Regional da Polícia Militar, Comandante Soares, e o Secretário de Segurança Pública de Socorro, José Ricardo, além dos representantes do MML (Movimento Moto Livre), participaram de discussões sobre segurança nas estradas e a importância de integrar os motociclistas nas políticas de segurança viária. 

Conclusão:  O 1º Congresso Brasileiro de Mototurismo reforçou a importância de formalizar o mototurismo como uma atividade economicamente relevante, além de destacar seu impacto social. O evento foi um marco para o setor, que caminha para se tornar uma referência no turismo brasileiro e latino-americano, com Socorro se firmando como um dos destinos preferidos para o público das duas rodas.

“Estamos apenas começando. A força e a energia que vimos aqui já nos impulsionam a trabalhar para a segunda edição em 2025, que promete ser ainda maior e melhor. Socorro é o destino certo para o mototurismo no Brasil, e com essa agenda, continuaremos a construir um calendário forte e dinâmico, consolidando cada vez mais o Socorro Destino Duas Rodas como referência nacional”, finalizou Carlãozinho Coacham.

Com a inauguração do Monumento Rota Biker no sábado à noite, Socorro reforçou sua identidade como cidade amigável aos motociclistas. O monumento simboliza a rota que a cidade pretente consolidar, atraindo ainda mais visitantes em busca de aventuras e paisagens únicas.

O 1º Congresso Brasileiro de Mototurismo mostrou que o segmento está em ascensão, e Socorro está pronta para continuar liderando essa jornada.


Fotos:

VGCOM - acervo CCM

F:VGCOM