domingo, 26 de janeiro de 2025

BMW VENCE NAS 1000 MILHAS PELA GT4 LIGHT


De último para primeiro: BMW M2 CS da Eurobike se despede com vitória na classe GT4 Light nas 1000 Milhas

                                                                                 

Henry Visconde, Enzo Visconde, Kim Camelo e Fernando Gorayeb obtiveram uma vitória histórica no GP de São Paulo 1000 Milhas, realizado neste domingo (26 de janeiro) no autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo. Depois de perderem seis voltas e cair para o 70º lugar (último na classificação geral) no começo da prova, eles levaram o BMW M2 CS da Eurobike preparado pela equipe MC Tubarão ao sexto lugar na classificação geral e venceram na classe GT4 Light.                                                                                   


Visconde levou o BMW aos boxes na primeira volta da corrida, cuja largada aconteceu logo depois da meia-noite: o turbocompressor não funcionava com a pressão adequada. A equipe precisou “dar reset” (desligar os sistemas do carro e religá-los em seguida) para eliminar o problema. Voltas depois, choveu forte em Interlagos e Henry parou mais uma vez para colocar pneus para pista molhada. E surgiu outro problema: o produto utilizado na limpeza do para-brisa não funcionou e o vidro ficou completamente embaçado. Sem qualquer visibilidade, o piloto precisou completar uma volta “a 20 km/h”, como definiu, até chegar aos boxes para limpar o para-brisa com outro produto.                                                                     

Como o regulamento determinava tempo mínimo de quatro minutos para cada parada de box, o BMW caiu para o 70º lugar (último na classificação geral), com quase sete voltas de atraso em relação ao líder entre os sete participantes da classe GT4 Light. Desse ponto em diante, não aconteceram incidentes e o BMW iniciou a recuperação que o levou ao sexto lugar na classificação geral e primeiro na GT4 Light. Em 2024, Henry, Enzo e Camelo também foram vencedores na classe, pilotando o mesmo carro.                                                                        


Os pilotos do BMW precisaram lidar com outro desafio, este comum a todos os participantes: a forte chuva que caiu logo nas primeiras voltas. O “spray” de água e a diminuição da aderência aumentaram ainda mais o desafio de andar forte à noite para recuperar posições. A chuva parou por volta das três e meia da madrugada, mas a pista só voltou a ficar totalmente seca nas primeiras horas da manhã. O BMW da Eurobike terminou sete voltas à frente do segundo colocado na classe, o Audi RS3 TCR LMS tripulado por Ramon Alcaraz/Paulo Sousa/Carlos Vallone/Gabriel Vallone (oitavo na geral).

                                                                                 


Henry Visconde: “Foi muito bom! Tivemos problemas no começo, mas depois deu tudo certo. O carro terminou a prova intacto, não tomou nenhuma batida. Vencer na classe e ficar em sexto depois de ficar em último entre 70 carros é um baita resultado. Não tenho problemas em pilotar na chuva e dobrei meu stint na chuva para que os meninos pegassem a pista em melhores condições. Esta foi nossa melhor corrida”.

                                                                


Enzo Visconde: “Foi muito doido, mas em 12 horas de corrida [o tempo máximo estabelecido pelo regulamento, caso a distância prevista não fosse percorrida] tudo pode acontecer. O carro teve problemas na primeira hora, mas mantivemos a calma. Entrei logo depois de a chuva parar, com a pista ainda muito molhada. Peguei o carro em 38º e entreguei em 13º na geral. Foi emocionante voltar a ganhar uma corrida em dupla com o meu pai”.

 Kim Camelo: “Foi uma das corridas mais emocionantes da minha vida. Ficamos em 70º, último na geral, e fizemos um trabalho de recuperação para sermos campeões da GT4 Light. Peguei só piso seco e tínhamos duas voltas de vantagem sobre o segundo colocado da nossa classe, mas tínhamos que fazer uma parada a mais e essa vantagem seria perdida. Consegui abrir distância e o Enzo completou o trabalho. Daí em diante, abrimos cada vez mais e terminamos sete voltas à frente do segundo colocado da GT4 Light”.

Fernando Gorayeb: “Esta corrida é especial. Tem que seguir o planejamento estratégico e manter o ritmo. Usamos bem os stints de cada piloto e os pneus em cada condição de pista. Foi sensacional! Todo piloto sonha ser campeão das 1000 Milhas. Consegui e posso dizer que é uma sensação única, indescritível”.

Resultado final – categoria GT4 Light (seis primeiros)

1) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo/Fernando Gorayeb (BMW M2 CS, categoria GT4 Light)

2) 11-Ramon Alcaraz/Paulo Sousa/Carlos Vallone/Gabriel Vallone (Audi RS3 TCR LMS)

3) 117- José Cordova/Stuart Turvey/Marcos Ramos/Cláudio Kiryla (Fiat Linea Turbo)

4) 128-Alexandre Dante/Estefano Boiko/Carlos Fonseca/Luiz Ferraz (Mercedes-Benz, CLA AMG)

5) 60-Betão Fonseca/Beto Cavaleiro/Daniel Malzoni/Luiz Felipe Malzoni (Mercedes-Benz A45 AMG)

6) 69-Ricardo Martin Jr./Ricardo Martin/André Gonçalves/Thiago Riberi (Mercedes-Benz CLA45 AMG)


Classificação geral

1) 75-Henrique Assunção/Pietro Rimbano/Christian Robert/Cassiano Trein (AJR, categoria P1)

2) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R, categoria GT3)

3) 420-César Fonseca/Melik Najm/William Freire/Renan Guerra (Mercedes-Benz AMG GT4, categoria GT4)

4) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport)

5) 12-Marcelo Vianna/Jindra Kraucher/Robby Perez/Aldo Piedade Jr./Ricardo Haag (Sigma, categoria P1)

6) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo/Fernando Gorayeb (BMW M2 CS, categoria GT4 Light)


Fotos:Rafa Catelan/Eurobike 

F; Letra Nova