Pulse Abarth estreia em corridas na 1000 Milhas de Interlagos com a Equipe Manzini
Três gerações de pilotos compartilharão o carro lançado em 2022 em sua primeira competição de automobilismo no mundo
Desenvolvido e produzido no Brasil, lançado no fim de 2022, pela primeira vez no mundo o Pulse Abarth disputará uma competição de automobilismo: a 42ª edição da tradicional prova nacional de endurance, que reúne protótipos e carros de gran turismo e de turismo, e terá largada à meia-noite de sábado, 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista.
“É o debut do Pulse em automobilismo”, diz, entusiasmado, Ricardo Dilser. “Esse é um projeto que me dá muito orgulho. Eu sugeri o Pulse ao Manzini porque é um carro que conheço bem. Trabalhei na Fiat (parte do grupo Stellantis, dono da Abarth). Acompanhei todo o desenvolvimento dele, sei que é absolutamente confiável. E o fato de a gente estar levando um carro praticamente original para a pista amplia ainda mais nossa chance de terminar bem, porque é um carro robusto, é um carro rápido e é um carro que tem alma esportiva. Eu acho que ele vai se dar muito bem nessa prova de longa duração.”
Roberto Manzini, que inicia as celebrações pelos 70 anos que completará em dezembro com o Pulse Abarth #70 na 1000 Milhas de Interlagos, também está entusiasmado com a escolha. “O carro já vem com uma pegada de corrida. Afinal, seu logo é um escorpião, que é venenoso. A marca Abarth nasceu de uma equipe de corrida. E a nossa escola já tinha uma parceira com a Stellantis, que nos cedeu um Pulse para construirmos a versão 1000 Milhas”, conta ele, que pela primeira vez correrá com seu filho, Victor, também já começando as comemorações pelos 18 anos que o piloto da Turismo Nacional completará em julho.
Quase original - Montado em tempo recorde, menos de um mês, o Pulse Abarth Mil Milhas #70 da Equipe RMCP mantém grande parte da originalidade do modelo, incluindo carroceria, freios, motor e câmbio. E ganha os apêndices exigidos para competições, como estrutura interna “Santo Antônio”, tanque de combustível maior, banco específico, cinto de segurança de seis pontos, e outros cuidados para melhorar a performance, como molas e amortecedores mais rígidos.
Marcelo Marques, chefe da Equipe RMCP na 1000 Milhas de Interlagos, revela como será o carro. “Iremos com o motor todo original, apenas repotenciado em cerca de 20 cavalos, para garantir durabilidade e baixo consumo de combustível. Quanto maior a originalidade do carro, maior a garantia do correto funcionamento do conjunto, da durabilidade dos componentes e da segurança”, ele explica.
Os números originais de potência e torque do motor 1.3 Abarth (185 cv e 270 Nm de torque) foram ampliados para 205 cv e 310 Nm de força, garantindo um fôlego extra à já elogiada performance do Pulse, que andará na categoria Turismo até 2.1 Turbo.
“Em corrida longa temos que aliar velocidade, resistência e constância. Tudo do carro é levado ao extremo: motor, câmbio, sistema de freios... Teremos algo em torno de 11 horas de prova desligando o motor no máximo quatro minutos em dez paradas. E é importante ter
Fotos:Marcelo Marques/RMCP
F:EC PRESS