domingo, 27 de julho de 2025

FORMULA E DAN TICKTUM GRANDE POLE POSITION

 

Dan Ticktum conquistou sua primeira Julius Baer Pole Position da carreira na Fórmula E


Além dos 3 pontos, com o tempo de 1m07.378. Mas largará em sexto após perder cinco posições no grid devido a um incidente com Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, na corrida do sábado. 

Ticktum e a equipe CUPRA KIRO tiveram uma incrível Temporada 11 com novos investidores e remodelação total para a era GEN3 Evo. Ticktum já havia conquistado seu primeiro pódio no Japão, seguido pela primeira vitória em Jacarta.  

Com a punição, porém, verá Nick Cassidy, que marcou 1m07.494 com a Jaguar, largar na primeira fila ao lado de Maximilian Guenther, da DS PENSKE. Evans larga em terceiro, seguido pelos ocupantes do pódios de sábado, Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, e Nyck de Vries, com a Mahindra Racing. 


Final 

Cassidy chegou à Final dos Duelos pela primeira vez desde, exatamente, um ano atrás, quando conquistou a pole position em Londres, mas desta vez o mais rápido foi Ticktum. O piloto britânico já havia chegado a três finais, nunca vencendo. Hoje, porém, fez uma volta fantástica contra Cassidy para conquistar a pole e os 3 pontos.  

No entanto, com a punição de cinco posições largará em sexto. A equipe de Ticktum havia conquistado apenas outras duas poles na Fórmula E, graças ao brasileiro Nelson Piquet Jr., em Hong Kong, em 2016, e Oliver Turvey, na Cidade do México, em 2017. 

Semifinais 

Foi uma batalha Jaguar pela primeira Semifinal. Apesar de um erro de Cassidy ao se aproximar da Curva 16, naquela que ele disse ser "a pior volta que já fiz neste circuito", sairá à frente, uma vez que  Evans recebeu instruções para diminuir a velocidade para ajudar Cassidy a chegar à Final e poder lutar pelo segundo lugar no Campeonato de Pilotos da FIA. "Você recuou o suficiente", foi dito a Evans na bandeirada.  

Ticktum avançou para a Final, enfrentando Guenther. O piloto da DS PENSKE chegou à Final de Duelos duas vezes nesta temporada e conquistou a pole position em ambas as ocasiões, em Jeddah e Xangai, mas não foi o que aconteceu hoje. Em vez disso, foi o CUPRA KIRO de Ticktum que chegou à sua terceira Final de Duelos da temporada. 

Quartas-de-final 

Primeiro foi De Vries e Evans, uma repetição do Duelo Final do sábado. Até ontem, Evans não havia vencido nenhum Duelo nesta temporada, mas derrotou De Vries novamente e avançou para as Semifinais. 

Do outro lado, foi uma vitória fácil para Cassidy, enquanto Edoardo Mortara teve problemas com o freio elétrico, o que lhe rendeu a derrota imediata no Duelo. Decepção para a Mahindra, pois esta também foi a primeira vez que Mortara liderou um grupo classificatório em toda a temporada. 

Seguiu-se um Duelo totalmente alemão, com Guenther contra Wehrlein. Foi a 38ª vez que Wehrlein participou dos Duelos, um recorde, e venceu a oitava de nove Quartas-de-final da Temporada 11. 

Por último, Ticktum e Vandoorne, e foi o britânico que chegou às Semifinais com o melhor tempo das Quartas. Ticktum agora tem oito participações em Duelos nesta temporada, o mesmo número em que ele participou no resto de sua carreira na Fórmula E. 

Grupo A 

A sessão foi interrompida sob Bandeira Vermelha logo no início, após uma parada de António Félix da Costa, com o campeão da Temporada 6 saltando para fora do carro e ajudando a tirá-lo do perigo. 

Quando a sessão foi retomada, Mortara foi o mais rápido do seu grupo, seguido de perto pelo companheiro de equipe De Vries. O terceiro e o quarto lugares também foram conquistados por dois membros da mesma equipe, a Jaguar, com Evans e Cassidy. 

O recém-coroado Campeão Mundial Oliver Rowland perdeu os Duelos pela segunda corrida consecutiva, tornando o desafio de garantir os títulos de Equipes e Fabricantes para a Nissan ainda mais difícil hoje. 

Grupo B 

Ticktum foi o mais rápido do seu grupo, seguido por Guenther, um décimo atrás. Ele foi acompanhado por Wehrlein, que reclamou de um furo durante a sessão, e Vandoorne, que pareceu rápido até agora. Taylor Barnard, da NEOM McLaren, teve outra sessão desafiadora e terminou em sexto no seu grupo. 

O brasileiro Lucas di Grassi ficou com a 19ª posição, com o tempo de 1m09.378 com a Lola Yamaha ABT.