quinta-feira, 24 de julho de 2025

SERTOES, EQUIPE FIA GOT BR PREPARADA PARA LARGADA

Time feminino com pilota estreante e navegadora experiente correrá com UTV Polaris e usará etanol da Atvos

Raquel Stein e Christina

Nesta quarta-feira, 23, a carreta, os carros de apoio da equipe Equipe FIA Girls on Track Brasil (FIA GOT BR), e o UTV com que competirá na categoria SSV CBA chegam a Goiânia para a largada da 33ª edição do Sertões, que será realizado de 26 de julho a 3 de agosto, ao longo de 3.482 kms, dos quais 2.215 kms cronometrados, de Goiânia a Marechal Deodoro, no litoral de Alagoas.                                                                             

Também chegam à capital goiana Bia Figueiredo, presidente da CFA (Comissão Feminina de Automobilismo) da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e comandante da FIA Girls on Track no Brasil; a engenheira Rachel Loh, integrante da CFA e do FIA GOT BR; a pilota Raquel Stein; a navegadora Christina Xavier; a estagiária de engenharia Bárbara Sanglard; e a mecânica Ana Cristina da Silva. Camila Mattheis, a chefe da equipe, já está na capital goiana desde sábado passado.

Todas têm boas expectativas, e estão preparadas para as adversidades características do Sertões, o maior rally das Américas, composto por um prólogo e oito etapas, em roteiro que passará por Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.                                                Bia Figueiredo, presidente da CFA – criada em 2023 por Giovanni Guerra, presidente da CBA – está bastante animada com a primeira participação no Sertões, resultante de conversas iniciadas em 2023. “Nossa expectativa é ótima. É um projeto novo, em mais uma área do motorsport, com pessoas novas, exceto pela Ana Cristina, que já foi nossa mecânica na Mitsubishi Cup. Para nós, nessa primeira experiência, como equipe, o mais importante é o aprendizado com todo esse time de mulheres, para nossa evolução. Vamos torcer para que o Sertões aconteça sem muitas quebras e problemas, e vamos trabalhar para que nossa equipe tenha um ótimo resultado no final”, diz Bia, que, com Rachel, acompanha a equipe até a largada no domingo, 27.

                                                                    


Dureza e diversão – Camila Mattheis, a chefe da Equipe FIA GOT BR, está feliz porque o rally volta a Goiânia, sua terra natal, e vem trabalhando há mais de três meses no planejamento e organização. “O Sertões é uma prova muito complexa, na qual deslocamos por muitos dias e muitos quilômetros toda a infraestrutura da equipe. Para tudo funcionar bem precisamos ter uma estrutura robusta, com autonomia de água e luz, e com autossuficiência na parte de alimentação, transporte e hospedagem de todo o time. Temos até máquina de lavar roupas”, ela descreve.                                                                

Esportivamente, a seu ver, os maiores desafios para os competidores serão as duas ‘pernas’ da etapa maratona, sem auxílio de mecânicos na noite entre elas, que tem especiais (trechos cronometrados) muito duras. Para a equipe, “os maiores desafios serão  vencer as quilometragens de cada dia, com alguns trechos muito longos e com estradas de terra, e chegar sempre ‘inteiros’ no próximo  parque de apoio”. Mas nem tudo é dureza no Sertões. “Será um rally divertido, pela característica das estradinhas em que os competidores vão passar. De Goiânia vamos para Minas Gerais, que tem estradas maravilhosas para o off-road. De  Bom Jesus da Lapa – na Bahia – em diante passaremos por cidades onde estivemos nos últimos anos, mas com caminhos complexos”, completa Camila.                                                                   


10 horas no carro - Para Raquel Stein, a pilota da Equipe FIA GOT BR, que correrá pela primeira vez no Sertões, além dos desafios esportivos, há os pessoais, pois ela acaba de finalizar um longo processo de recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo. “O principal desafio será a superação dos próprios limites no roteiro, que será bastante exigente. Podemos ficar de quatro a 10 horas dentro do carro, na mesma posição, então o preparo físico e mental é muito importante. O Sertões é desafio do começo ao fim, mas vamos trabalhar para largar todos os dias e completar todas as etapas. Não vejo a hora de começar a acelerar. Estou nervosa, mas muito focada. Garanto muita diversão e muitas postagens”, diz ela, que é influenciadora e mostrará sua aventura no Sertões em sua rede social.                                                                      


Puxando ferro – A experiente navegadora Christina Xavier, que disputará o Sertões pela sétima vez, a segunda com UTV, se valeu de musculação, ciclismo, beach tennis e remo para se preparar, e já providenciou o farnel que levará. “Venho fazendo musculação há muito tempo, para bem estar físico, e intensifiquei nos últimos meses. Na alimentação venho com dieta saudável desde novembro de 2024 e para as provas geralmente levo proteínas, azeitonas, isotônico, amendoim e muita água”, conta ela, que é médica. Animação não falta: “O roteiro é sensacional! Já passei por Xique-Xique, Petrolina, Bom Jesus da Lapa. São regiões com muita pedra, areia e barro, muito divertidas”. E cautela também não: “Minha expectativa é grande, por este ser um rally  bem cross country, que vai ser duro. Vai depender de muita pilotagem e navegação”. 

Rotina pesada – Para o time por trás da pilota e da navegadora, manter a resiliência é o grande desafio, pois todo mundo se desloca durante o dia, e à noite têm que deixar o UTV pronto para largar logo cedo na manhã seguinte. A mecânica Ana Cristina da Silva fará seu primeiro Sertões, e já está preparada para o que enfrentará. “Estarei realizando um sonho. Acredito que o meu maior desafio vai ser a rotina de trabalho, pois rodamos durante o dia por volta de 500 quilômetros, e trabalharemos à noite. De manhã levantamos acampamento e pegamos a estrada outra vez. Mas acredito que vai ser divertido. E vai ser de muito aprendizado. Por ser uma prova de longa duração e também por eu ser responsável por um UTV pela primeira vez. Vai ser uma experiência incrível”, diz ela, que em 2024 foi mecânica do time FIA Girls on Track Brasil na Mit Cup e atualmente trabalha na equipe ASG Motorsport, da Copa Truck.                                                                  


Pouco sono – Estagiária de engenharia da RMattheis Off-Road, Bárbara Sanglard se preparou  organizando o planejamento com os engenheiros da equipe, e estudando o UTV da Equipe FIA GOT BR. “Fomos  analisando o carro, vendo quais foram as modificações feitas nele, quais são os specs (especificações técnicas e funcionais), verificando a quilometragem das peças, projetando quando devem ser trocadas, vendo análise de dados. Os desafios vão ser principalmente a extensão da prova e as diferenças grandes de condições de  terreno, com pedra, areia, várias situações diferentes. Já me avisaram que tempo para sono é uma dificuldade, mas faz parte do show. Minha expectativa é aprender bastante, quais tipos de análises são feitos, quais as abordagens em diferentes situações”, diz a estudante de engenharia mecânica da Concordia University, de Montreal, em férias de verão no Brasil.

                                                                   


Coletivo de mulheres – Para a engenheira Rachel Loh,  a emoção pela estreia da Equipe FIA GOT BR no Sertões é grande. E a expectativa é racional: completar a prova. “Os maiores desafios são a sinergia da equipe, pois a maioria das pessoas não se conhece, e o caráter agressivo do rally. São dias duros na trilha e noites eternas em manutenção. Mulher no Sertões não é novidade. Mas um coletivo de mulheres atuando juntas, unindo esforços, é algo inédito. E isso nos ajuda a fortalecer nosso recado visando o objetivo da CFA e da FIA GOT BR, que é incentivar mais mulheres no motorsport, dar protagonismo a elas e aumentar a nossa representatividade em todas as áreas”, conclui a primeira engenheira do automobilismo brasileiro. 

Patrocínio – A participação da Equipe FIA Girls on Track Brasil no Sertões 2025 tem o patrocínio da CBA, do BRB, da Porto, da Atvos, da Volda e da ODD. A pilota Raquel Stein corre com patrocínio da Castrol, da MSL Motorsports, da Polaris, da Sparco, do Sertões e da Leatt.  A equipe correrá com UTV Polaris e usará etanol da Atvos.

Sobre CFA e FIA Girls on Track Brasil – Com o objetivo de aumentar a presença de mulheres no automobilismo, nas pistas e em todas as funções do motorsport, a Comissão Feminina de Automobilismo (CFA) desenvolve ações em diversas áreas e formatos com o selo FIA Girls on Track Brasil. 

Em 2025, até agora, foram realizados os módulos técnico e de comunicação da série de aulas e palestras Imersão para Mulheres em Motorsport, em parceria com a Equipe AMattheis Motorsport; os três primeiros dos cinco Estágios em Motorsports: na Porsche Cup, na Stock Car e na Endurance Brasil; a Experiência para Estudantes na Porsche Cup; a FIA GOT BR Seletiva de Kart; a Experiência para Estudantes no WEC; e a segunda edição mundial do FIA CareerShift, para moças e rapazes, coordenada pela CFA, no WEC.

                                                                      


Em 22 de julho começou o Campeonato de E-Sports FIA Girls on Track em parceria com a Comissão Nacional de Automobilismo Virtual (CNAV) da CBA. Em 26 de julho, a Equipe FIA Girls on Track Brasil largará para o Sertões, maior rally off-road das Américas, sob comando da chefe de equipe Camila Mattheis, com a pilota Raquel Stein e a navegadora Christina Xavier, a estagiária de engenharia Bárbara Sanglard e a mecânica Ana Cristina da Silva. 

Em 2024, a programação da CFA teve a Experiência para Estudantes na Fórmula 1; duas edições da Experiência para Estudantes na Fórmula E;  Estágio em Motorsports no GP de São Paulo 1000 Milhas de Interlagos, na Porsche Cup, na Stock Car, na Fórmula 4 Brasil, na Copa Truck e na Mitsubishi Cup; Seletiva de Kart; e a participação na Mitsubishi Cup com o time FIA Girls on Track Brasil no Eclipse Cross R #61 da equipe Spinelli Racing. Desde 2021 a CBA promove as ações do FIA Girls on Track no Brasil, sob comando de Bia Figueiredo, que, desde 2022, também representa a América do Sul na FIA Women In Motorsport Commission.


Fotos:

Rodrigo Barreto/MSL

Luís França - Agência Vai Foto/CFA

Tom Papp/CFA

F:EC PRESS