domingo, 26 de outubro de 2025

MANZINI COM CARRO ANTIGO, VENCE NA TURISMO NACIONAL

Victor Manzini vence sob chuva na reestreia com o New Onix na categoria B da Turismo Nacional em Campo Grande                                                                          


Retornando ao carro que utilizou no início de 2024 atualizado para a versão 2025 da TN, e não testado antes da etapa, piloto paulistano superou problemas com o motor e terminou a corrida 6 do fim de semana em 1º lugar.                                                                          


Na 5ª etapa Sprint da Turismo Nacional (TN), válida pela 6ª etapa do Campeonato Overall, em programação conjunta com a Stock Car, que retornou ao Autódromo Internacional de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, Victor Manzini, piloto da Equipe Roberto Manzini Centro Pilotagem (RMCP), conhecida como Equipe Manzini, na categoria B, correu pela primeira vez no circuito Orlando Moura, pela primeira vez com o New Onix #17, utilizado no início de 2024, não testado antes, e terminou a etapa com vitória na corrida 6, realizada sob forte chuva.

Com pista molhada, na tarde de domingo, 26, a última prova começou com bandeira amarela, e foi interrompida por bandeira vermelha após duas voltas. Foi reiniciada em momento de leve trégua, mas logo a chuva voltou e engrossou. Após algumas voltas, com alguns carros escapando e a chuva caindo mais forte, o safety car retornou à pista. E a corrida acabou encerrada sob bandeira amarela. Por conta do intenso e contínuo aguaceiro, a cerimônia de pódio ficou adiada para a etapa de Cuiabá, em novembro.  

Ele saiu do New Onix #17 rouco de tanto gritar ao receber a bandeirada da sua primeira vitória na TN. “O pouco tempo de corrida na chuva que teve foi muito bom. A visibilidade estava muito, muito ruim, mas consegui guiar muito bem com condições adversas. Não dá para explicar a emoção que estou sentindo. A equipe inteira está de parabéns. Eu devo tudo à equipe, que trabalha dias e noites em cima dos meus carros, no New Onix antes, no Peugeot e agora novamente no New Onix. Mais do que minha, essa vitória é da Equipe Manzini!”, diz Victor Manzini, que corre com patrocínio da Autlog, Roberto Manzini Blindagens, Protecta, Argus Vidros e Blindados, e Personal Fruti.

Troca de motor – No top 10 do grid de largada da corrida inicial, ele foi ao Q2 na classificação da categoria B, na sexta-feira, e largou da 9ª posição na corrida 1, na manhã de sábado. Porém, abandonou após cinco voltas, com problemas no motor, e não largou para a corrida 2, disputada na sequência.

À tarde, na corrida 3, Victor largou da 34ª posição e terminou em 15º na classificação geral e em 7º na categoria B. Na corrida 4, em seguida, partiu da 15ª posição e terminou em 14º na geral, 6º na B.                                                                  

Na manhã de domingo, ele saiu da 22ª posição na corrida 5 e acabou em 20º na geral, 10º na B. Na corrida 6, com grid de largada definido pela inversão dos 10 primeiros lugares da corrida 5, Victor venceu na B após largar em 18º na geral e na pole position da categoria. Ficou em 13º na classificação geral.                                                                        


“Os resultados foram bons. Mas tivemos muitos problemas com o motor, que, desde os treinos da sexta-feira, demorava para retomar, perdia velocidade na reta. Toda vez que eu acelerava, cortava a rotação do motor. Tivemos problemas com sensores do coletor de admissão, na troca de marchas, e com avanços e atrasos nos comandos de válvulas e mistura de ar e combustível. Nas corridas de sábado, tirando o problema do motor, o carro estava muito bom. No domingo, o motor foi piorando na corrida da manhã, começou a soltar fumaça, e nós o trocamos para a corrida 6”, conta o piloto paulistano, que tem muita experiência em correr de kart na chuva e conquistou uma de suas cinco vitórias na Rookie da TN em 2024 justamente nessa condição climática.

Muito feliz – Pela primeira vez desde seu início na TN, no ano passado, Victor não teve a companhia do pai e chefe de equipe Roberto Manzini, que estava apresentando seus serviços para pilotagem policial na COP International, maior feira de segurança da América Latina, em São Paulo, e a mãe, Adriana Corsari, diretora da escola Roberto Manzini Centro Pilotagem, que está em viagem pela Armênia.                                                                              

“Agradeço por essa vitória a Deus, aos meus patrocinadores, a quem torce por mim, à minha equipe e à minha família. Meus pais não puderam estar aqui, mas a minha namorada Sarah Rudeck veio comigo, e meu deu muito apoio. Estou muito feliz!”, conclui Victor Manzini. 

Outros carros da Equipe Manzini – Nas categorias B e Rookie, Caio Cunha, que corre em parceria com Domenico Largura no Peugeot 208 #177, conquistou sua primeira vitória na corrida 4, e foi ao pódio conjunto com a corrida 3 em 2º lugar. E Pietro Nalesso, piloto do Peugeot 208 #23, foi ao pódio da corrida 5 em 2º lugar. 

Correndo também com o Peugeot 208 #73 de Raphael Teixeira na categoria A, e com Ednardo Filho no Peugeot 208 #49 na B e na Rookie, a Equipe Manzini estreou novo patrocinador em Campo Grande, com o adesivo da Red Coil, marca de molas para amortecedores, em todos os carros do time. 

Próxima parada – A Turismo Nacional voltará à pista para a 6ª e última etapa do Campeonato Sprint, e penúltima do Overall, em programação conjunta com a Stock Car, a TCR South America e a TCR Brasil, na inauguração do Autódromo de Cuiabá, com agenda diferente: corridas na sexta-feira e no sábado, 14 e 15 de novembro.

 

Fotos:

Fabio Leal

Renato Mafra

F:EC PRESS Comum..