domingo, 5 de outubro de 2025

TCR : NELSINHO PIQUET VENCE DE PONTA A PONTA

Nelsinho Piquet vence pela primeira vez na "Libertadores do Automobilismo"

De ponta a ponta, o brasileiro enfim escalou o topo do pódio no campeonato continental e emendou a manhã bem-sucedida com o triunfo no TCR Brasil Banco BRB. Pedro Cardoso recebeu o Troféu Driver of the Weekend by Ademicon e Enzo Gianfratti completou o fim de semana com triunfo na Copa Trophy.                                                                        

Nelson Piquet Jr. enfim é um vencedor de corridas no TCR South America Banco BRB. Em sua temporada de estreia na categoria continental promovida pela Vicar, o piloto da Squadra Martino lutou muito e ficou bem perto do triunfo em várias atividades, mas o encontro com o topo do pódio a bordo do Honda Civic Type R FL5 #33 ficou para a quente manhã deste domingo (5) no Autódromo Velocitta, na mesma pista onde venceu na BRB Stock Car Pro Series em julho. Em Mogi Guaçu (SP), Nelsinho também faturou a vitória no TCR Brasil Banco BRB.                                                                          

Foi um fim de semana ditado pelos brasileiros no interior paulista. No sábado, o atual campeão, Pedro Cardoso (PMO Racing), venceu a primeira corrida de sábado nos certames sul-americano e brasileiro, enquanto o companheiro de equipe Marcos Regadas foi o primeiro colocado da Copa Trophy no campeonato continental e Enzo Gianfratti (G Racing Motorsport) triunfou no TCR Brasil Banco BRB entre os pilotos da Trophy.                                                                        

No domingo, além do primeiro lugar obtido por Piquet Jr., Pedro Cardoso levantou o Troféu Driver of the Weekend by Ademicon, entregue ao maior pontuador da etapa. O brasiliense somou 69 tentos no fim de semana. Enzo Gianfratti voltou ao topo do pódio na Copa Trophy no TCR South America e no campeonato brasileiro do conceito na jornada que marcou sua estreia com o Cupra Leon VZ.

Entretanto, o campeonato se mostra muito bem encaminhado a Leonel Pernía. O líder do campeonato foi segundo colocado no sábado e colocou uma mão e meia na taça depois de finalizar novamente no pódio, em terceiro, nesta manhã, após finalizar logo atrás do compatriota Fabián Yannantuoni (Paladini Racing). O piloto da Honda YPF Racing pode inclusive conquistar o título continental por antecipação na próxima etapa do campeonato, entre 15 e 16 de novembro.

Como foi a corrida — Horas depois do triunfo de Pedro Cardoso no sábado, a inversão do grid em relação aos dez primeiros colocados da classificação colocou outro brasileiro para puxar a fila: em jornada dupla, correndo na BRB Stock Car e também no TCR, Nelsinho Piquet largou na frente, tendo ao seu lado o compatriota Enzo Gianfratti. Em terceiro, outro brasileiro, Marcos Regadas. Três marcas diferentes nas três primeiras posições: Honda, Cupra e Peugeot.

O calor entregou um grande desafio aos pilotos. Com temperatura ambiente acima dos 30ºC logo pela manhã, o clima quente exigiu muito dos pilotos e dos carros, enquanto os pneus foram igualmente exigidos em razão da abrasividade do asfalto do Velocitta.

A largada foi bastante favorável a Piquet Jr., que manteve a dianteira. Em contrapartida, Gianfratti e Regadas enfrentaram problemas e perderam posições. Quem se deu bem foi Pedro Cardoso, que de oitavo na sua posição original de partida avançou para o terceiro lugar, somente atrás de Nelsinho e Fabián Yannantuoni. E Leonel Pernía posicionou-se em quarto, à frente de Raphael Reis.

Foi uma corrida bastante quente, cheia de embates por posição e também alguns incidentes, como o que envolveu Regadas e Juan Ángel Rosso. Mariano Pernía duelou com o compatriota Genaro Rasetto no pelotão intermediário.

A grande disputa da prova aconteceu no pelotão da frente e teve Yannantuoni se defendendo com propriedade da pressão imposta por Cardoso, que por sua vez era seguido muito de perto por Pernía e Raphael Reis. Voltas depois, o líder do campeonato deixou o atual campeão para trás e assumiu o terceiro lugar.

Na frente, Nelsinho ‘desfilou’ na pista. Sem ser incomodado, o piloto da Squadra Martino impôs seu ritmo, abriu contundente vantagem, neutralizou qualquer ameaça e liderou de ponta a ponta para vencer pela primeira vez na “Libertadores do Automobilismo”.

Os donos do domingo — Quero dedicar essa vitória ao Marcos Regadas. Ele é o principal motivo de estar aqui hoje, foi quem me incentivou a entrar no TCR e me apoiou junto aos patrocinadores. Marquinhos, muito obrigado! ‘Batemos na trave’ várias vezes esse ano, mas a vitória veio, num dia muito quente. Estava demorando. Confesso que estava pra lá de frustrado esperando por essa primeira vitória na TCR, mas ela finalmente chegou”, declarou o vencedor do dia, Nelson Piquet Jr.

“Entendo que o saldo do fim de semana é muito positivo. Conseguimos ter uma boa performance em classificação. Fizemos uma corrida perfeita hoje. Hoje, tentamos algumas mudanças no carro levando em conta esse calor, mas infelizmente elas não surtiram efeito. Porém, é muito bom fechar o fim de semana como o maior pontuador. Estamos aqui para isso e conseguimos. O campeonato sul-americano está bem difícil, ainda possível, mas muito difícil. Com isso, estou bem focado no título do TCR Brasil. Quero buscar esse bicampeonato, e acho que estamos bem posicionados. Vou fazer de tudo para isso”, disse Pedro Cardoso, o maior pontuador da etapa.

“Foi um resultado muito bom para o campeonato. Fruto de um grande trabalho da Honda YPF Racing. Estamos todos trabalhando muito, muito bem. Ano passado venci aqui com Peugeot e neste ano, com Honda, num circuito que nos favorece, novamente consegui andar muito bem. É sempre muito bom trabalhar neste nível e, bem, agora estamos mais próximos do nosso objetivo”, afirmou Leonel Pernía, líder da temporada 2025 do TCR South America Banco BRB.                                                                   

“Hoje foi quase 100 por cento. Uma pena a largada, foi bem difícil de engolir. Mas vencemos na Copa Trophy ontem no TCR Brasil e hoje no TCR South America e no campeonato brasileiro. Muito feliz com meu desempenho no geral, com o trabalho da equipe e com a performance do novo carro. Ele é excelente e, mesmo sendo muito novo, tem alguns ajustes a fazer. Mas estou gostando demais. Foi um fim de semana muito bom”, concluiu Enzo Gianfratti.

Como estão os campeonatos — Leonel Pernía está muito próximo do título do TCR South America Banco BRB. O argentino chegou a 531pontos na tabela depois deste fim de semana e tem vantagem confortável de 123 para Pedro Cardoso, que reassumiu a vice-liderança. Somando cinco tentos a menos que o atual campeão, Nelson Piquet Jr. está em terceiro, seguido por Raphael Reis, matematicamente ainda com chances de título.

Com 170 pontos em disputa até o fim da temporada — 85 por etapa —, Leonel Pernía pode sagrar-se campeão do TCR South America Banco BRB com uma rodada de antecipação.

Em contrapartida, a disputa pelo título do TCR Brasil Banco BRB está completamente embolada. Com problemas logísticos, o vencedor e maior pontuador em Curvelo, Tiago Pernía, não participou da etapa. Tal cenário abriu caminho para os donos da casa, que agora ocupam as quatro primeiras posições da tabela. Raphael Reis assumiu a ponta e tem agora 123 pontos, seis a mais que Nelsinho Piquet. Léo Reis é o terceiro, com 113, à frente de Pedro Cardoso e Fabián Yannantuoni, com 98 e 95 tentos, respectivamente.

A próxima jornada da “Libertadores da América” terá palco anunciado em breve e vai ser disputada no fim de semana de 15 e 16 de novembro.

TCR South America Banco BRB, etapa 8

TCR Brasil Banco BRB, etapa 2

Autódromo Velocitta, Mogi Guaçu (SP)

Corrida 2, domingo, resultado final

1º - Nelson Piquet Jr. (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5) - TCR BR, 20 voltas em 32min54s266

2º - Fabián Yannantuoni (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR) - TCR BR, a 7s790

3º - Leonel Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 9s689

4º - Pedro Cardoso (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR) - TCR BR, a 15s590

5º - Raphael Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) - TCR BR, a 16s056

6º - Léo Reis (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ) - TCR BR, a 20s959

7º - Enzo Gianfratti (BRA/G Racing Motorsport/Cupra Leon VZ) - TCR BR – T, a 21s689

8º - Genaro Rasetto (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 23s874

9º - Mariano Pernía (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 31s386

10º - Maria Nienkötter (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) - TCR BR – T, a 1min02s739

11º - Adrián Chiriano (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) - TCR BR – T, a 1min04s589

12º - Fernando Croce (BRA/Porthack Racing/Honda Civic Type R FK7) - TCR BR – T, a 1min04s932

Classificação do TCR South America Banco BRB após oito etapas

1º Leonel Pernía, 531 pontos

2º Pedro Cardoso, 408

3º Nelson Piquet Jr., 403

4º Raphael Reis, 387

5º Juan Ángel Rosso, 319

6º Fabián Yannantuoni, 304

7º Tiago Pernía, 250

8º Fabricio Pezzini, 225

9º Genaro Rasetto, 185

10º Mariano Pernía, 168

Classificação do TCR Brasil Banco BRB após duas etapas

1º Raphael Reis, 123 pontos

2º Nelson Piquet Jr., 117

3º Léo Reis, 113

4º Pedro Cardoso, 98

5º Fabián Yannantuoni, 95


Fotos:

Marcelo Machado de Melo/Vicar

Magnus Torquato/Vicar

Luís França/Vicar

Magnus Torquato/Vicar 

F: Imprensa BRB