sábado, 8 de novembro de 2025

FORMULA 4 BRASIL JUNTO NA FORMULA 1 .INTERLAGOS


Em meio a "sonho" e "oportunidade", revelações da BRB Fórmula 4 buscam impressionar "olheiros" da Fórmula 1


Categoria-escola brasileira vai acelerar pelo terceiro ano seguido como parte do evento do GP de São Paulo trazendo vários "rookies" que terão a chance inédita de vivenciar tal experiência                                                                      


A presença em um grid recheado de talentos da nova geração na BRB Fórmula 4 Brasil já é especial e representativa para a carreira de um piloto recém-saído do kartismo por si só. Porém, a categoria-escola promovida pela Vicar vai além e oferece a competidores ainda adolescentes a oportunidade de fazer parte do maior evento de automobilismo no Brasil ao longo do ano: o fim de semana do GP de São Paulo de Fórmula 1. Pelo terceiro ano seguido — entre 8 e 9 de novembro —, a BRB Fórmula 4 Brasil fará parte do cronograma do Mundial em Interlagos e proporcionará visibilidade única para quem um dia almeja escalar os degraus trilhados por Gabriel Bortoleto, brasileiro de 21 anos que hoje pertence à elite do esporte a motor.                                                                


Além das disputas de pista e do natural foco em busca da vitória e grandes resultados, os novos nomes da BRB Fórmula 4 Brasil têm outro objetivo para o fim de semana em Interlagos: impressionar os “olheiros” das equipes da Fórmula 1 e impulsionar a sequência das respectivas carreiras.                                                                           


“A ideia é, antes de tudo, viver um grande fim de semana. É tentar ir bem e buscar me destacar ao máximo para chamar a atenção de algum chefe de equipe ou alguém grande e que consiga me ajudar a ir adiante neste universo”, declarou Pedro Lima, piloto da Starrett Bassani F4 e o caçula do grid da BRB Fórmula 4 Brasil nesta temporada, com apenas 15 anos e que já venceu e conquistou pole no seu ano de estreia na categoria.

“Rookie” tal qual Pedro, Cadi Baptista vem de vitória na etapa disputada no Velocitta, no início de outubro. O paulista de 18 anos também tem a oportunidade de correr pela primeira vez diante dos pilotos e equipes da Fórmula 1.

“É bem bacana saber que vamos ter toda essa visibilidade em relação ao pessoal dos times da Fórmula 1. Mas posso dizer que vou estar mais focado em fazer uma boa etapa e dar o meu melhor. Claro, essa vitrine acaba sendo um extra, sem dúvidas, o que vai me motivar a fazer ainda melhor o meu trabalho e a minha parte”, disse Cadi, um dos competidores que acelera pela TMG Racing na temporada.

Outro estreante na temporada é o paulista Enricco Abreu, de 16 anos e que faz seu ano de debute na BRB Fórmula 4 com a Cavaleiro Sports. O jovem se mostrou lisonjeado com a oportunidade que vivencia desde sexta-feira. “É a etapa que teremos mais visibilidade em toda a temporada. Ao mesmo tempo, também vamos estar perto de pilotos que nós temos como ídolos. Ter esse contato e poder respirar esse universo é muito importante para nós, que estamos nesse processo de desenvolvimento das nossas carreiras aqui na Fórmula 4”, analisou.                                                                       


Por sua vez, Ethan Nobels tem a segunda oportunidade de correr diante da Fórmula 1. Pole position na preliminar do Mundial em 2024, o piloto de ascendência belga mostra confiança em viver uma campanha bem-sucedida. “Estou muito feliz por ter novamente a oportunidade de correr junto com a Fórmula 1, especialmente em Interlagos, que é uma das minhas pistas favoritas. É sempre uma sensação única estar neste ambiente e fazer parte de um evento tão especial”, declarou o irmão de Aurélia Nobels e atual piloto da Cavaleiro Sports.

“Meu foco principal é fazer uma boa etapa, com ótimos resultados. Acredito que, quando o trabalho é bem feito dentro da pista, os olhares acabam vindo naturalmente. O objetivo será sempre o mesmo, dar o máximo e buscar o melhor desempenho possível. Mas, por não haver pontos em jogo, é uma etapa com emoção diferente, em que podemos nos permitir sermos mais agressivos nas ultrapassagens, o que será legal para o público também”, explicou Ethan.

Realização de um sonho — Em meio ao grid mais jovem da história da BRB Fórmula 4 Brasil, que abriu a temporada 2025 com média etária de 16 anos e quatro meses, a categoria tem vários pilotos que cresceram assistindo corridas da Fórmula 1. Agora, de certa forma, é chegada a hora de fazer parte de um fim de semana da categoria máxima do automobilismo mundial.                                                                          


“Sempre foi um sonho correr em uma preliminar da Fórmula 1 com a Fórmula 4”, declarou o “rookie” Pietro Mesquita, um dos destaques do campeonato com a TMG Racing. “Desde quando comecei a acompanhar a categoria, sempre tive muita vontade de correr no mesmo fim de semana de Fórmula 1 e diante do público em Interlagos. Então é um sonho que vai se realizar, graças à toda equipe e aos meus patrocinadores, que estão me permitindo viver tudo isso”, disse o paulista de 16 anos.

Naim Saleh estreia na BRB Fórmula 4 Brasil neste fim de semana especial, em Interlagos. O adolescente de apenas 15 anos não esconde a ansiedade e a expectativa pelos dias que estão por vir.

“Esse ano não consegui fazer o campeonato todo da Fórmula 4 Brasil por conta da minha idade, já que só fiz 15 anos em junho. Por esse motivo, decidi fazer a temporada nos Estados Unidos, na Skip Barber. Correr na Fórmula 4 Brasil, em Interlagos e diante da Fórmula 1, é um sonho. Estar próximo aos pilotos da categoria será sensacional. Além disso, será a minha primeira vez correndo de carro no meu país”, contou.                                                                         


Baptista é mais um entre os pilotos da categoria-escola ansioso pela etapa. “Correr de Fórmula 4, na preliminar do GP de São Paulo, representa uma oportunidade muito especial na minha carreira porque acredito que serão raras as vezes em que vou ter esse privilégio. Será uma chance muito especial, ainda mais porque vou conseguir ver meus ídolos de infância, ver todas as equipes e a estrutura do evento. Vai ser uma das etapas mais especiais da minha vida”, disse Cadi.

A jornada que representará a terceira vez em que a BRB Fórmula 4 Brasil como evento-suporte do GP de São Paulo de Fórmula 1 será extracampeonato, de modo que não contará pontos para a temporada 2025 da categoria, que tem o gaúcho Heitor Dall’Agnol (TMG Racing) como líder da tabela, com 199 pontos.

Filippo Fiorentino, também da equipe baseada em Americana, é o vice-líder da tabela de pontos, com 120. Murilo Rocha (Starrett Bassani F4) aparece em terceiro, com 116, seguido por Pedro Lima e por Pedro Lins, ambos também do time liderado por Eduardo Bassani, com 110 e 86 pontos, respectivamente.

Programação e transmissão — A BRB Fórmula 4 Brasil terá uma programação mais enxuta que o habitual em Interlagos. O sábado traz duas corridas, sendo a primeira às 9h25 (horário local) e Filippo Fiorentino largando do primeiro lugar, e a segunda no período da tarde, largando às 16h35, ambas com 25 minutos de duração. A prova que fecha o fim de semana da categoria em Interlagos terá 18 minutos e largada às 9h20 de domingo, com Fiorentino partindo da pole position.

As corridas deste fim de semana de BRB Fórmula 4 Brasil como evento-suporte do GP de São Paulo de Fórmula 1 terão transmissão ao vivo pela emissora por assinatura BandSports e pelo canal Esporte na Band no YouTube.


Domingo, 9 de novembro

09h20 – Corrida 3 (18 minutos)

Fotos:

Magnus Torquato/Vicar

Rafael Gagliano/Vicar

F: Imprensa Vicar