domingo, 25 de janeiro de 2026

MANU CLAUSET E SEU PAI NO PÓDIO DAS 1000 MILHAS

                                                                               


      Manu Clauset entra para a história como a mais jovem mulher e também a primeira dupla de pai e filha a participar dao Grande Prêmio Cidade de São Paulo 1000 Milhas.

                                                                        


Foram 353 voltas percorridas pelo circuito do Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), para cumprir cerca de 1.600 km em 12 horas, e apontar a equipe GForce Autosport (Ligier JSP 320/Nissan 5.0), com os pilotos Rafael Brocchi, André Moraes Jr, Flávio Abrunhoza e Daniel Lancaster, como vencedores da 43ª edição do Grande Prêmio Cidade de São Paulo 1000 Milhas, no dia do aniversário (25/1) de São Paulo. Em uma prova tão longa e cansativa, muitas histórias são contadas. E uma delas é da campineira Manu Clauset (Grupo Germânica/Freios Frum/Liqui Molly/JL Marcon/Expresso Descalvado) como a mais jovem (16 anos) mulher e também a primeira dupla de pai e filha a participar da Mil Milhas, que subiu no pódio da categoria T1B.                                                                 

“Conquistamos o pódio na nossa primeira participação juntos. Só o fato de terminar a Mil Milhas já fico muito feliz. É a primeira vez que tenho um sentimento que nunca senti na minha vida, não tenho palavras para explicar. Isso não tem preço”, contou Manu Clauset, abraçada ao seu pai logo após o encerramento da prova, comemorando a quarta posição na categoria T1B. “Antes da corrida o meu troféu estava em meu coração. Correr com minha filha e terminar a prova já é uma vitória, e em 21º na Geral e 4º na categoria é muito mais do que a expectativa que tínhamos. É sensacional. Sonhos realizados”, emendou o jornalista e piloto Cacá Clauset, visivelmente emocionado. Além de seu pai, Manu revezou a pilotagem do Gol/Jetta com os pilotos de Campinas Moisés Nivoloni, Thomas Cabrera e Vinicius Luís Marcon.

A equipe Moisa Motors largou sexta posição da categoria T1b, 44º entre 66 veículos do grid mais democrático do automobilismo do Brasil, com diversos tipos, marcas e motorizações de carros. O veículo de numeral 33 é um VW Gol Geração 8, equipado com motor Jetta de 5 cilindros e 2,5 litros, com 170 cavalos de potência, utilizando câmbio da VW Saveiro Robust de 5 marchas e calçado com pneus semi-slicks. “Estou muito contente com o carro. Primeiro ano do projeto e o resultado foi ótimo”, explicou Moisés Nivoloni. “O time foi sensacional desde a idealização até a chegada. Foi a oportunidade de mostrar para a Manu, que está começando neste esporte, como funciona um time comprometido, e o resultado veio. Criamos um momento bom para ela”, completou o piloto e preparador do carro. “Estou simplesmente realizado. Cumprimos bem com o nosso planejamento, que venha a próxima”, continuou o piloto Vinicius Marcon, também responsável pela manutenção do carro.                                                                          

O que chamou mais a atenção foi a resistência do tradicional Gol. “Sem saber que era impossível, fomos lá e realizamos!”, exclamou o piloto Thomas Cabrera, responsável pela largada e chegada. “Tínhamos um carro sem pretensões, e foi sensacional chegar na frente de muito carro moderno e forte. Chegar no terço da frente, em 21º entre 66 carros foi o mais relevante”, disse o piloto e odontólogo Thomas Cabrera. O carro chegou a ocupar a terceira posição, depois que Manu Clauset assumiu a pilotagem no fim da madrugada, em substituição ao seu pai. “Realizei o meu primeiro stint na Mil Milhas, já dirigindo por uma hora e meia. Foi bem puxado, cansativo, fiquei toda suada, mas levei o carro de P4 para P3”, explicou a garota que recentemente completou 16 anos de idade e inicia a sua segunda temporada no automobilismo. Faltando duas horas para o fim da competição, o carro teve um único problema com freio e perderam 15 minutos. “Consertamos o necessário, mudamos a estratégia e fomos fortes até a bandeirada”, encerrou Manu.                                                                        


Confira os seis primeiros da categoria T1B na Mil Milhas: 1) Big Power (Omega), 12h03min24s914; 2) RS Sports (New Onix), a 3 voltas; 3) Mi Motors (Aldee Berga), a 5 voltas; 4) Moisa Motors (Gol/Jetta), a 9 voltas; 5) Oto (Picape Corsa), a 13 voltas;6) Lyus Racing Motorsport (Opala), a 24 voltas.

Manú Clauset tem o apoio de VW Germânica, Liqui Moly, Freios Frum, Giovanna Baby, Raceville Speed Club, TSO Brasil, RCP Racing Driver Equipment, Empower Seguros e V3 Componentes Automotivos.


Foto: Miguel Costa Jr

Fonte Mastermidia