O piloto da WorldSBK que fez a volta mais rápida durante os testes foi o campeão mundial Jonathan Rea da equipe Kawasaki Racing Team WorldSBK.
Ao final de dois dias de testes que antecedem historicamente a rodada de abertura do Campeonato Mundial de Superbike da MOTUL FIM, a Pirelli divulga as soluções que serão disponibilizadas aos pilotos nas classes WorldSBK e WorldSSP para as corridas que serão realizadas no próximo fim de semana, no circuito australiano de Phillip Island.
Os pilotos da classe WorldSBK foram à pista por quatro horas por dia, divididos em duas sessões de duas horas cada, enquanto os pilotos da classe WorldSSP tiveram duas sessões por dia de uma hora e cinquenta minutos cada.
O piloto da WorldSBK que fez a volta mais rápida durante os testes foi o campeão mundial Jonathan Rea da equipe Kawasaki Racing Team WorldSBK com um tempo de 1’30.448, alcançado durante a terceira sessão de treinos. Atrás dele estavam pilotos com cinco fabricantes diferentes nas seis primeiras posições, todos com pouco mais de quatro décimos de diferença, onde destaca-se a excelente versatilidade e adaptabilidade dos pneus Pirelli. Na classe WorldSSP, o piloto mais rápido foi o recém-contratado pela equipe do WorldSSP da BARDAHL Evan Bros., Andrea Locatelli, que fez o seu melhor tempo com 1’32.831 na sessão final de teste.
Depois de receber os dados e informações dos pilotos para a classe WorldSBK, a Pirelli confirma todas as soluções usadas durante os testes para o fim de semana de corrida, juntamente com outras soluções em desenvolvimento.
A classe WorldSSP também usará as soluções disponíveis durante os dias de teste para a corrida. Este ano, pela primeira vez, a classe 600 usará pneus slicks em vez dos pneus com ranhuras usadosaté o ano passado.
AS SOLUÇÕES DE CORRIDA:
Na WorldSBK, os pilotos terão sete opções de compostos de pneus slicks disponíveis, duas para a dianteira e cinco para a traseira, além de pneus intermediários e de chuva. As opções para a dianteira, todas usadas também durante os testes, são o novo SC1 em composto macio e o SC2 em composto médio, ambos no tamanho 125/70. Quanto às opções traseiras, além das duas opções de desenvolvimento de composto médio já fornecidas nos testes, outra opção de composto médio foi adicionada com a especificação Y1093, além da solução SCX e do pneu de classificação.
Na WorldSSP, tanto para a dianteira quanto para a traseira, os pilotos terão as soluções já utilizadas durante os testes disponíveis, que são os pneus SC1 e SC2 padrão para a dianteira e as duas opções em composto médio Y1006 e Y1035 para a traseira.
Classe WorldSBK (tempos combinados de segunda e terça-feira):
1) J. Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK / Kawasaki ZX-10RR) - 1’30.448
2) L. Baz (Ten Kate Racing Yamaha / Yamaha YZF R1) - 1’30.524
3) T. Sykes (BMW Motorrad WorldSBK Team / BMWS1000 RR) - 1’30.568
4) T. Razgatlioglu (PATA YAMAHA WorldSBK Official Team / Yamaha YZF R1) - 1’30.740
5) L. Haslam (Team HRC / Honda CBR1000RR) - 1’30.882
6) S. Redding (ARUBA.IT Racing - Ducati / Ducati Panigale V4 R) - 1’30.885
7) M. Van der Mark (PATA YAMAHA WorldSBK Official Team / Yamaha YZF R1) - 1’31.077
8) M. Rinaldi (Team GOELEVEN / Ducati Panigale V4 R) - 1’31.407
9) E. Laverty (BMW Motorrad WorldSBK Team / BMW S1000 RR) - 1’31.436
10) Á. Bautista (Team HRC / Honda CBR1000RR) - 1’31.453
11) C. Davies (ARUBA.IT Racing - Ducati / Ducati Panigale V4 R) - 1’31.533
12) A. Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK / Kawasaki ZX-10RR) - 1’31.560
13) S. Cortese (OUTDO Kawasaki TPR / Kawasaki ZX-10RR) - 1’31.565
14) X. Fores (Kawasaki Puccetti Racing / Kawasaki ZX-10RR) - 1’31.653
15) M. Scheib (ORELAC Racing VERDNATURA / Kawasaki ZX-10RR) - 1’31.810
16) G. Gerloff (GRT Yamaha WorldSBK Junior Team / Yamaha YZF R1) - 1’31.941
17) F. Caricasulo (GRT Yamaha WorldSBK Junior Team / Yamaha YZF R1) - 1’31.944
18) L. Camier (Barni Racing Team / Ducati Panigale V4 R) - 1’32.676
19) T. Takahashi (MIE Racing / Honda CBR1000RR) - 1’36.314
Classe WorldSSP (tempos combinados de segunda e terça-feira):
1) A. Locatelli (BARDAHL Evan Bros. WorldSSP Team / Yamaha YZF R6) - 1'32.831
2) R. Krummenacher (MV Agusta Reparto Corse / MV Agusta F3 675) - 1'33.488
3) J. Cluzel (GMT94 Yamaha / Yamaha YZF R6) - 1'33.491
4) R. De Rosa (MV Agusta Reparto Corse / MV Agusta F3 675) - 1'33.563
5) C. Perolari (GMT94 Yamaha / Yamaha YZF R6) - 1'33.681
6) P. Oettl (Kawasaki Puccetti Racing / Kawasaki ZX-6R) - 1'33.827
7) I. Viñales (Kallio Racing / Yamaha YZF R6) - 1'33.882
8) S. Odendaal (EAB Ten Kate Racing / Yamaha YZF R6) - 1'33.886
9) L. Mahias (Kawasaki Puccetti Racing / Kawasaki ZX-6R) - 1'33.896
10) H. Okubo (Dynavolt Honda / Honda CBR600RR) - 1'34.335
11) C. Öncü (Turkish Racing Team / Kawasaki ZX-6R) - 1'34.363
12) H. Soomer (Kallio Racing / Yamaha YZF R6) - 1'34.448
13) P. Sebestyen (OXXO Yamaha Team Toth / Yamaha YZF R6) - 1'34.533
14) F. Fuligni (MV Agusta Reparto Corse / MV Agusta F3 675) - 1'34.609
15) D. Webb (WRP Wepol Racing / Yamaha YZF R6) - 1'34.662
16) C. Bergman (Wójcik Racing Team / Yamaha YZF R6) - 1'34.770
17) M. Gonzalez (Kawasaki ParkinGO Team / Kawasaki ZX-6R) - 1'34.861
18) P. Hobelsberger (Dynavolt Honda / Honda CBR600RR) - 1'35.465
19) A. Verdoïa (bLU cRU WorldSSP by MS Racing / Yamaha YZF R6) - 1'35.637
20) O. Bayliss (CUBE Racing / Yamaha YZF R6) – Wildcard - 1'35.763
21) L. Cresson (OXXO Yamaha Team Toth / Yamaha YZF R6) - 1'35.807
22) J. van Sikkelerus (MPM Routz Racing Team / Yamaha YZF R6) - 1'36.067
23) G. Hendra Pratama (bLU cRU WorldSSP by MS Racing / Yamaha YZF R6) – NC