Gustavinho Radical vence 8ª etapa do Ultimate Drift deste sábado em Ribeirão Preto
A competição foi apertada e terminou com o líder do campeonato, Matheus Sartor, em 3º lugar na prova de sabado 18; expectativa de quem vai levar o título e o troféu de campeão do Ultimate Drift 2023, ficou para este domingo, dia 19
Gustavo Cavalcanti (Gustavinho Radical) e Gabriel Pacheco levantaram o público neste sábado no Estádio Palma Travassos (Comercial), em Ribeirão Preto. Após uma disputa cheia de emoção, Gustavinho Radical venceu a competição do dia.
O campeão é de Planaltina, Distrito Federal, tem 24 anos e está no Drift desde os 12 anos. Em 2022, ele foi o campeão da categoria Light, que garantiu a sua vaga na disputa Principal este ano e sua primeira etapa conquistada nesta noite. “A sensação é de muito alívio, estou muito feliz. Foi difícil, nosso carro teve problema desde sexta-feira, a temperatura, a pista, foi tudo difícil, mas graças a Deus conseguimos vencer”, comemorou ele.
A disputa entre os quatros primeiros colocados da prova foi quente, assim como o clima de Ribeirão Preto. No Top 4, Matheus Sartor perdeu para Gustavinho Radical - ambos deram um show de precisão, equilíbrio e voltas quase perfeitas na pista. Na outra batalha, entre Gabriel Pacheco e Peterson Lima, Pacheco levou a melhor. O público festejou o segundo lugar de Pacheco, já que no ano passado, ele bateu o carro e ficou fora da disputa logo no início do campeonato.
O podium deste sábado terminou com a seguinte classificação: 5º lugar: Sheriff Barion, 4º: Peterson Lima, 3º: Matheus Sartor, 2º: Gabriel Pacheco e 1º: Gustavinho Radical. Neste domingo, 19, a maioria dos pilotos volta para pista, inclusive o Sheriff Barion, já que deixou o campeonato neste sábado por falha no motor. “O carro já está no conserto e amanhã estou na disputa do podium”, garantiu ele. É nesta etapa que sairá o grande vencedor do Ultimate Drift 2023.
Pela segunda vez, Ribeirão Preto está sediando a final do campeonato Ultimate Drift, no Estádio Palma Travassos (Comercial). São a oitava e a nona etapas da categoria profissional do campeonato que rodou o Brasil. Estão presentes na pista 40 pilotos do esporte automobilístico, que é chancelado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), entre eles as estrelas do esporte: Renato Garcia, Sheriff Barion e Bruno Bär.
Fãs de Renato Garcia
Antes do início da disputa, os pilotos desfilaram para o público em seus carros. A plateia foi à loucura quando os grandes nomes do Drift, e das redes sociais, acenaram e aceleraram os motores pertinho da arquibancada. O fenômeno, Renato Garcia, que acumula mais de 25 milhões de seguidores, sofreu uma leve batida em seu carro durante o treino classificatório. Foi aí que decidiu pegar um pedaço do para-choque que foi arrancado com a colisão, cortar em pedaços, autografar e distribuir para os fãs que estavam no evento.
Classificação do Drift
A categoria Principal, homologada pela CBA, conta com rodadas aos finais de semana, sendo qualify, batalhas TOP 32, batalhas TOP 16, batalhas TOP 8 e finais.
Conta com grids com mais de 50 pilotos, ostentando os principais nomes do Brasil na Categoria.
A avaliação é dividida em três critérios: a linha marcada na pista, testando a habilidade da performance, o ângulo, ou seja, quanto de lado ele consegue andar e a constância da manobra, e o estilo, que é toda a agressividade do piloto na arena. A fumaça característica do atrito entre o solo e pneus, assim como a alta velocidade, é um atrativo nessa última fase.
Fonte:
Ju.Rangel comun.