Da Turismo Nacional ao TCR South America Banco BRB: Vicar pavimenta caminho para carreira internacional
Futuro campeão Overall na categoria A terá a possibilidade de disputar a competição continental em 2026
A temporada 2025 do TCR South America Banco BRB começa a se encaminhar para seus momentos decisivos, com mais três etapas restantes, todas em solo brasileiro, e ao mesmo tempo inicia o planejamento do que virá pela frente em 2026. Na esteira dos planos de expansão da Vicar, principal promotora do automobilismo brasileiro, a categoria continental faz parte da escala evolutiva desenvolvida pelo grupo e é alvo de um dos prêmios mais cobiçados nas pistas sul-americanas. O campeão ou vice-campeão da Turismo Nacional no campeonato Overall pela categoria A receberá incentivos e insumos que equivalem a R$ 1,5 milhão para ascender ao TCR South America Banco BRB no ano que vem, além de uma bolsa mensal de R$ 15 mil ao longo de 2026.
“O campeão ou vice Overall A da Turismo Nacional terá direito a uma vaga exclusiva na equipe do Grupo FR, da Argentina, no TCR South America Banco BRB”, destacou Lincoln Oliveira, CEO da Vicar. “O prêmio equivale a R$ 1,5 milhão”, completou. Desde 2024, a Turismo Nacional faz parte da base da escala evolutiva promovida pela Vicar pela qual um piloto pode alcançar o grid da BRB Stock Car Pro Series. O segundo passo dessa ‘escadinha’ é a Stock Light ou o TCR South America Banco BRB, novidade neste ciclo a partir deste ano.
O campeão Overall (soma dos pontos nas etapas Sprint e Endurance) da TN na categoria A terá o direito de optar sobre qual rumo deseja tomar — TCR ou Stock Light — para a sequência da sua carreira em 2026, enquanto o vice-campeão automaticamente ficará com a escolha restante.
O pacote de incentivos contempla a disponibilidade de 50% dos espaços no carro e no macacão para venda de patrocínio, enquanto os demais espaços serão destinados aos organizadores dos campeonatos. Não estarão incluídas eventuais despesas com batidas, além da reposição de peças e mão-de-obra.
“Podemos garantir que os prêmios que viabilizarão as temporadas serão dados na forma da cessão dos carros, inscrições, pneus, motor e serviços de dinamômetro”, disse Federico Punteri, presidente do TCR South America Banco BRB. “Esse pacote é um marco importante para o TCR South America em termos globais pois mostra o nosso comprometimento e determinação em fazer deste campeonato um dos maiores do mundo, como já é a Stock Car”, acrescentou o executivo argentino.
Tradição brasileira — A Turismo Nacional nasceu oficialmente em maio de 2017, quando realizou sua primeira corrida, no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), que foi palco da quinta etapa de uma temporada bastante equilibrada no mês passado. A pista mais rápida do calendário viu triunfos de 11 pilotos diferentes em seis corridas, considerando as disputas das categorias A e B.
Conhecida também por ser a “categoria dos carros mais vendidos do Brasil”, a Turismo Nacional se destaca por ser muito equilibrada e competitiva, trazendo às pistas o chamado “DNA do automobilismo raiz”, além de reunir pilotos de alto nível, de vários perfis distintos, e diversas marcas e modelos.
Desde que passou a ser promovida pela Vicar, em 2021, a Turismo Nacional vivenciou uma verdadeira revolução com a elevação do nível de profissionalização, evolução no patamar de estrutura e também de modernização dos carros, o que proporcionou à categoria um perfil mais atrativo, o que tem se refletido no grid da atual temporada.
A partir de 2024, a Turismo Nacional combina em seu calendário etapas sprint (com corridas curtas) com etapas Endurance, com provas de três horas. A soma total de pontos obtidos em todas as etapas do ano determina o campeão Overall. Os pilotos mais graduados e experientes disputam a categoria A, que premia os futuros donos do título de campeão ou vice a oportunidade de pavimentar um grande caminho na sequência das respectivas carreiras no automobilismo.
Na etapa de Cascavel, realizada em setembro, correram nada menos que 38 carros, de sete marcas diferentes: Chevrolet, Peugeot, Hyundai, Volkswagen, Toyota, Fiat e Honda. Mais de 40 pilotos disputaram a rodada em Mogi Guaçu, no Velocitta, e no Oeste do Paraná.
Entre os talentos que aceleram no grid da TN, há competidores de vários perfis distintos. Desde nomes mais experientes, como Pablo Alves — que já conquistou três vitórias na atual temporada —, como jovens de grande futuro com idades variando entre 15 e 18 anos como Pietro Nalesso, Gabriel Moura, Luiz Veras, Vasco Pedro, Victor Manzini, Domenico Largura e Augusto Sangalli, que lidera o campeonato na categoria B.
O líder do campeonato Overall da Turismo Nacional na categoria A é Alexandre Bastos. Aos 24 anos, o piloto nascido em Santa Catarina e representante da Roger Racing no grid já venceu nove provas na atual temporada (oito sprints e uma Endurance) com seu Toyota Yaris e desponta como um dos principais candidatos a uma vaga no grid do TCR South America Banco BRB em 2
Alexandre foi um dos pilotos que teve a oportunidade de testar um carro do conceito TCR no fim de semana da etapa Cascavel. Em ação promovida pela categoria em conjunto com a equipe Porthack Racing, sediada em Santa Catarina, Xande Bastos, Augusto Sangalli, Pedro Bürger, João Cardoso e Ernani Kuhn (campeão Overall A da TN no ano passado e atualmente no grid da Stock Light) guiaram o Honda Civic Type R FK7 e tiveram uma primeira impressão bastante positiva. No fim de semana passado, no Velocitta, uma nova ação proporcionou aos pilotos da Turismo Nacional a chance de guiar o Cupra León preparado pela equipe G Racing Motorsport, o que reforçou as impressões positivas sobre o conceito TC
A confirmação de que o campeão ou vice da Turismo Nacional vai fazer parte do grid da versão sul-americana do TCR no ano que vem reforça o objetivo da Vicar de dar oportunidade a jovens e talentosos pilotos do cenário nacional e continental, algo que se reflete também com outra grande premiação: afinal, o futuro campeão do TCR South America Banco BRB receberá o equivalente a R$ 2,5 milhões em incentivos e insumos para disputar a BRB Stock Car em 2026, além de uma bolsa mensal de R$ 50 mil.
Fotos:
Marcelo Machado de Melo/Vicar
Hernán Capa/TCR South América
Marcelo Machado de Melo/Vicar
F: IMPRENSA VICAR BRB